Programa Vip recebe alunos de Escola de Tempo Integral do município de Iranduba

Por Sebastião de Oliveira
Equipe da Ascom

Cerca de vinte e sete alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Isabel Esteves Silva, do município de Iranduba, distante a nove quilômetros de Manaus, visitaram na manhã desta quarta-feira, 20, as instalações da Ufam, cujo propósito foi conhecer in loco a dinâmica e a estrutura da Instituição, proporcionando-lhes  motivação para o ingresso em uma universidade pública.

A visita ao Campus, viabilizada pelo Programa de Visitas para os públicos interno e externo da Ufam (VIP), é uma oportunidade para que alunos da rede pública se familiarizem com o ambiente universitário e conheçam os benefícios oferecidos aos discentes.

Recepcionados no auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do Campus, pela coordenadora do Programa, professora Célia Carvalho, os alunos conheceram a história da Universidade, assim como, receberam informações sobre programas, projetos de pesquisas e atividades acadêmicas desenvolvidas.

Após a recepção, os alunos foram conduzidos ao Laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), para conhecerem algumas  atividades desenvolvidas no local. O coordenador do Laboratório e professor do Departamento de Anatomia, Kleber Rodrigues, repassou informações necessárias quanto ao funcionamento do laboratório aos alunos que, segundo ele, percebe que existe uma grande curiosidade em relação às ações realizadas no laboratório, indo desde o processo de doação dos cadáveres, exposição, até as disciplinas realizadas pelos cursos relacionadas à saúde.  

A discente Ana Kecia Soares, 15, expõe sua felicidade em razão de conhecer coisas novas na Universidade. Ela comenta que em sua cidade de origem, os estudantes desconhecem os espaços que a Universidade tem a oferecer a comunidade, e, durante a visita está aprendendo e obtendo bastante informações. “Eu estou pensando cursar Medicina, e me especializar em Neurologia, mas, é um assunto no tenho que pensar muito para tomar uma decisão certa na minha vida”, disse a estudante.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Jan Martinot e Luciane Araújo. Martinot avalia sobre a importância da visita dos alunos, pois, considera que muitos deles nunca estiveram numa Universidade.  De acordo com o docente, a visita torna-se uma motivação para que possam dar continuidade aos estudos no futuro, considerando que a maioria irá prestar exames como o Processo Seletivo Contínuo (PSC) ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).     

No Setor Sul, os alunos conheceram também o Laboratório de Pesca, do Curso de Engenharia de Pesca, em que conheceram os processos de beneficiamento e da embalagem a vácuo da carne do peixe. Em seguida, o Centro de Ciências do Ambiente (CCA), onde foram recepcionados por uma servidora técnica administrativa, mostrando toda a estrutura daquele órgão. E, finalmente, conheceram o laboratório de fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff).  

Já no setor Norte, a turma visitou o laboratório de serigrafia da Faculdade de Tecnologia (FT), onde aprenderam algumas técnicas de impressão. O técnico Nildo Silva, responsável pela oficina, reproduziu algumas imagens no papel distribuindo aos alunos. Em seguida, foram conhecer o Laboratório de Informática da FT. A visita se encerrou no período da manhã, no Restaurante Universitário (RU), localizado no Centro de Convivência do Campus, Setor Norte, quando todos pararam para almoçar. À tarde, o roteiro de visita seguiu a programação do VIP.

Sobre o Programa VIP

O VIP recebe, desde 2008, diversos grupos de visitantes internos e externos, das redes privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade. As visitas podem ser agendadas via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Servidores concluem curso de Libras Instrumental

A capacitação impulsiona a qualidade do atendimento à comunidade surda nos diversos setores da Ufam

Ao todo, 21 servidores da Ufam concluíram a primeira capacitação em LibrasAo todo, 21 servidores da Ufam concluíram a primeira capacitação em LibrasPor Cristiane Souza
Equipe Ascom

Encerrou hoje, 22 de junho, a formação instrumental em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ao todo, 21 pessoas participaram da capacitação de 60 horas, que foi ofertada pela Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD), esta vinculada ao Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

O objetivo de proporcionar experiências através do uso da Língua Brasileira de Sinais e do contato com a comunicação visual foi alcançado pela turma. Segundo a tradutora e intérprete de Libras Lilianne Araújo, também servidora da Instituição, os egressos estão preparados para prestar atendimento adequado ao público surdo nos diversos setores da Ufam.

O enfoque, conforme esclareceu ela, é instrumental, ou seja, é voltado ao atendimento do surdo no contexto da comunidade acadêmica. “O que nós pensamos? Em estratégias de ensino para trazer um enfoque comunicativo”, afirmou, ao explicar a metodologia do curso. “Preparamos também um ambiente virtual no Google Classroom, mais para ser um suporte aos materiais complementares, como os vídeos e outras lições referentes às aulas”, completou.

Lilianne Araújo ministrou as aulas em parceria com o também TAE Louisson Costa Pereira, sendo cada um deles responsável por lecionar 30 horas/aula. Ambos atuam na Coordenação de Tradução (Ctrad) da Progesp.

Capacitação e Acessibilidade

Conforme apontaram os idealizadores, a formação ajuda a eliminar barreiras linguísticas e facilita o acesso à informação para as comunidades interna e externa. Nesse ponto, a instrutora enfatizou que, mais importante do que fazer o surdo se sentir valorizado ou acolhido, é fazê-lo se sentir normal. “Afinal, ele é uma pessoa como qualquer outra, com a única diferença de que utiliza uma língua visual”, apontou Lilianne.

“O surdo tem o desenvolvimento cognitivo perfeito, com a diferença de que ele utiliza uma língua de sinais, no caso do Brasil, Libras. Para 60 horas, a turma está preparada para, se fosse o caso, já iniciar numa formação intermediária. Eles já conhecem os princípios básicos e já têm a noção de comunicação. Então, eu penso que o objetivo principal foi alcançado”, avaliou a TAE.

Professora foi homenageada pela turmaProfessora foi homenageada pela turmaEssa é a mesma conclusão do administrador Marcos Cândido, que atua na Faculdade de Estudos Sociais (FES). Ele já passou por uma situação que classifica como “constrangedora” justamente por não ter sabido se comunicar em Libras. “Hoje eu acredito que já tenho condições de atender melhor uma pessoa surda. Estou encantado e maravilhado, e espero aprender mais e mais essa Língua”, comemorou o concluinte.

Também egressa da primeira turma de Libras Instrumental, a servidora Ana Lúcia Ferreira, que trabalha na Reumatologia do Ambulatório Araújo Lima, pretende desde já aplicar o aprendizado no dia a dia do setor. “É difícil tentar ajudar alguém sem ter os meios para isso. Agora, com a qualificação adequada, eu quero fazer o melhor atendimento também aos pacientes surdos”, ressaltou.

Gratidão

Emocionada ao receber uma placa de agradecimento da primeira turma, a tradutora e intérprete de Libras agradeceu: “Para mim, foi uma experiência fantástica! Eu espero muito ser convidada novamente, porque eu gosto muito de trabalhar com o ensino de Libras”.

Ao todo, a Ufam possui nove intérpretes em seu quadro de servidores técnico-administrativos. Eles atuam na tradução de reuniões, eventos, editais e bancas de proficiência em Libras, além de atender a demandas da TV Universitária, entre outras.

Nova portaria regulamenta expediente de servidores em jogos do Brasil

Agência Brasil

Em nova portaria para regulamentar o funcionamento dos órgãos públicos durante a Copa do Mundo de 2018, o Ministério do Planejamento estabeleceu ponto facultativo na administração pública federal direta, autárquica e fundacional no horário em que ocorrem os jogos da seleção brasileira de futebol. A portaria está publicada na edição de hoje (22) do Diário Oficial da União. 

Nos dias em que a seleção brasileira entrar em campo, de manhã, o ponto facultativo se estende até as 14h (horário de Brasília). Quando os jogos forem a tarde, o ponto facultativo se inicia às 13h (horário de Brasília). No caso de serviços essenciais, foi mantida a orientação de não interrupção.

Os órgãos e entidades da administração pública federal deverão permanecer abertos no horário dos jogos da seleção e assim os servidores poderão optar por assistir as partidas fora do órgão público e depois compensarem as horas não trabalhadas, ou continuarem as suas atividades profissionais regularmente.

Originalmente, a portaria do Ministério do Planejamento determinava que os órgãos públicos ficariam fechados durante os jogos do Brasil na Copa. O expediente só teria início a partir das 14h (horário de Brasília) nos dias de jogos pela manhã. Já nos dias em que os jogos fossem a tarde, o expediente começaria de manhã e se encerraria às 13h (horário de Brasília). Apenas serviços essenciais continuariam funcionando. No entanto, determinadas categorias profissionais entraram na Justiça e conseguiram liminares para continuarem trabalhando durante os jogos, sob o argumento de que a compensação das horas não trabalhadas prejudicaria a rotina de alguns servidores.

Confira a portaria em anexo:

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