Olimpíada de Anatomia Humana do Icet integra estudantes em prol do conhecimento

Competidores disputaram provas de conhecimento geral, social e de soletração

Por Ismael dos Santos (Ascom-Ufam Capital) e Ascom Icet

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Ufam em Itacoatiara sediou entre os dias 6 e 8 de junho a primeira edição da sua Olimpíada de Anatomia Humana, projeto de extensão coordenado pelo professor Alan Mazzari que se constitui de uma competição com objetivos de incentivar o estudo e a curiosidade em Anatomia Humana, proporcionar o aprimoramento dos assuntos discutidos em aulas teóricas e práticas, e desenvolver a capacidade de estudo e interação em equipe.

A ação extensionista também visa à promoção da convivência entre os alunos das áreas da Saúde e Ciências Biológicas de Itacoatiara e Manaus, que já cursaram ou cursam a disciplina Anatomia Humana, promovendo o entrosamento entre docentes, monitores e discentes do Instituto.

O coordenador explica que a disciplina Anatomia Humana é de fundamental importância para que os alunos possam conhecer as estruturas do corpo humano, e por ser bastante densa tem alto índice de reprovação no meio acadêmico. “Muitos são os fatores que fazem com que a disciplina Anatomia Humana apresente um elevado índice de reprovação, podendo refletir diretamente na retenção e,Lucas Ferreira (esq.),  professor Antônio Ubiratan,  Tiago Rocha,  professor Alan Mazzari,  professor Christophe Xavier,  e Hadson Granjeiro Lucas Ferreira (esq.), professor Antônio Ubiratan, Tiago Rocha, professor Alan Mazzari, professor Christophe Xavier, e Hadson Granjeiro consequentemente, na desistência e trancamento por conta de aulas muito complexas e pouco atrativas, falta de empatia entre alunos e professores, e desinteresse pela disciplina por parte dos alunos. Com a realização deste projeto, pretendemos despertar e incentivar nos participantes o interesse pelo estudo, explorando cenários motivacionais em contextos mais atrativos”.

Alan também comentou os apoios para a realização do projeto. “Contamos com uma equipe muito boa formada pelos professores Christophe Xavier, Antônio Ubiratan Alencar, e Rosiane de Souza e pelos alunos Hadson Granjeiro, Lucas Ferreira, Hélio Cordovil Jr. e Tiago Rocha. Já para realizar a premiação foi preciso fazer parcerias com técnicos e professores do Icet e empresas locais”.

A todo 32 inscritos disputaram provas de conhecimento geral, prova social - onde os alunos tinham que conseguir alimentos para a confecção de cestas básicas para serem doadas às instituições de caridade - e a última prova que revelou a vencedora da Olimpíada e consistia na soletração de palavras ligadas a temática. Os participantes eram classificados pelo número de acertos e o tempo de realização da prova.

Ívina Thayná Miranda e o professor Alan Mazzari Ívina Thayná Miranda e o professor Alan Mazzari A grande campeã foi a aluna do 4º período de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia, Ívina Thayná Miranda Trindade que durante todas as etapas teve excelente desempenho e, na última fase, conquistou a primeira colocação. “Foi uma experiência incrível, não só pela riqueza de conhecimentos adquiridos mas, principalmente, pela aplicabilidade deles. Essa vitória foi fruto do conhecimento obtido na visita técnica que fizemos ao laboratório de Anatomia Humana em Manaus. As primeiras provas, que eram mais teóricas, foram as mais difíceis. Além disso outros competidores estavam bem preparados. Na última prova tive que soletrar a palavra `epífise´ e com ela consegui vencer, avaliar meus conhecimentos e ainda ser premiada”, relata a aluna que ganhou o valor de quinhentos reais de prêmio.

A classificação geral ficou assim:

1º - Ívina Thayná Miranda Trindade / 2º - Amanda Cristine Marques Farias / 3º - Valéria Macêdo Ribeiro