Inep realiza exame Celpe-Bras na Ufam

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Letras (Flet), sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizou nesta segunda-feira, 1º de outubro, a aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame ocorre no auditório Rio Negro e Rio Solimões, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no setor Norte do Campus, até a próxima quinta-feira, dia 4.    

O Celpe-Bras é o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. É aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em Postos Aplicadores, instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

O Posto Aplicador da Ufam ofereceu 175 vagas para o exame deste ano (na região Norte é o Posto com a maior oferta de vagas). O certificado tem quatro níveis: intermediário (2 a 2,75), Intermediário superior (2,76 a 3,50), avançado (3,51 a 4,25) e avançado superior (4,26 a 5), com avaliação de aspectos textuais (escrita) e discursivos (compreensão e produção oral). O candidato que obtiver nota 2 a 2,75 (nível intermediário), no exame, recebe a certificação em língua Portuguesa. Dependendo da exigência profissional (para atuar como médico, obter o CRM, precisa do nível acima do intermediário superior) é necessário obter um nível acima do mínimo. Mais de 100 candidatos compareceram no local e tiveram três horas para responder o exame (a prova teve início às 9h35 e foi até 12h35).      

“Neste ano temos um representante do Inep que veio observar o exame porque temos a maior oferta de vagas da Coordenadora da aplicação do Celpe-Bras, professora Regina MarinhoCoordenadora da aplicação do Celpe-Bras, professora Regina Marinhoregião Norte. Realizamos o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeira (Celpe-Bras) desde 2002. Abrimos 175 vagas para este ano, temos gente de várias nacionalidades, que buscam a proficiência em língua Portuguesa. Durante muito tempo fomos o único posto do Celpe-Bras na região Norte, agora já há novos postos em Roraima, Pará e Amapá. Mas somos o posto que oferece o maior número de inscrições, por isso tem um representante do Inep (Júlio Maria do Carmo Neto) que participa da realização do exame”, afirmou a professora da Ufam, coordenadora da aplicação do Celpe-Bras, Maria Regina Marques Marinho.

Celpe-Bras

O Celpe-Bras fundamenta-se na ideia de proficiência enquanto uso adequado da língua para desempenhas ações no mundo. Para isso, leva em consideração não apenas aspectos textuais, mas, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

O Celpe-Bras é um exame para certificar diferentes níveis de proficiência. Isso se baseia na premissa de que participantes de todos os níveis certificados são capazes de desempenhar ações em Língua Portuguesa. O que pode variar é a qualidade do desempenho, dependendo do nível de proficiência.

Por ser de natureza comunicativa, o Celpe-Bras tem ênfase no uso da língua e conta com avaliações integradas que envolvem compreensão e produção oral e escrita. O Exame, portanto, não afere conhecimentos de Língua Portuguesa por meio de questões sobre gramática e vocabulário; mas sim, avaliando a capacidade de uso dessa língua, independentemente das circunstâncias em que o participante aprendeu.

A elaboração e a aplicação do Celpe-Bras contam com a colaboração de uma Comissão Técnico Científica, de caráter consultivo, composta por professores especialistas em avaliação e ensino de português para falantes de outras línguas, selecionados por meio de chamada pública.

Programa CEL seleciona trainees

 

O Programa Centro de Estudos da Língua (CEL) está com inscrições abertas até o dia 05 de outubro para seleção de Trainees. São 35 vagas e podem participar discentes dos cursos de Letras - Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Brasileira de Sinais, Língua Japonesa e Língua Portuguesa.

O Projeto Trainee (composto pelos programas Trainee I e Trainee II) trata da oferta de formação de professores aos graduandos dos cursos de Letras, como preparação para a função de professor de idiomas. O engajamento do discente ao Projeto lhe renderá, além de conhecimento didático-pedagógico, até 60 horas de atividades acadêmico-científico-culturais, do total das 200 horas exigidas pelo curso.

A seleção ocorrerá em uma etapa única, composta de análise de documentos, conforme informado no edital em anexo.

Os interessados devem ser inscrever na secretaria do Programa CEL, localizada no Centro de Convivência, setor Norte do campus.

Estudantes de Ciências Pesqueiras são premiadas em Congresso Nacional

 
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

As estudantes de Iniciação Científica Rebeca Guimarães, Mayra Gonçalves, Karoline Reis e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (PPG-CIPET), Liliane Castro, vinculadas ao Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos (Lasaa/Ufam) tiveram seus trabalhos premiados no Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquaciência 2018), o evento ocorreu nos dias 17 a 21 de setembro, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Os trabalhos abordaram os resultados parciais do uso do triclorfon para controle da acantocefalose, uma doença parasitária que vem ocasionando grande impacto econômico na cadeia produtiva do tambaqui no estado do Amazonas. 

O resultado gerado pela pesquisa apresenta uma proposta terapêutica através de um produto legalizado para uso na aqüicultura: o Masoten (princípio ativo triclorfon) para controle da acantocefalose.

As pesquisas estão vinculadas ao Programa de Apoio a Jovens Doutores (PJD/Ufam), sob a coordenação da professora Sanny Andrade Porto. “O grupo de trabalho do Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos (Lasaa), enviou por meio do Programa Jovens Doutores, sete trabalhos de pesquisa (graduação/pós graduação), dos quais quatro foram premiados. Esse resultado reflete a dedicação e compromisso de nossos alunos com a pesquisa, sendo a premiação, um reconhecimento ao esforço dos nossos estudantes, e um estímulo para que possam dar continuidade a carreira de pesquisador”, disse Sanny Porto.

“Além disso, a participação dos discentes no evento, de grande magnitude no cenário da aquicultura nacional, proporcionou a troca de informações e o intercâmbio para futuras pesquisas, incentivando os alunos para formação continuada”, explicou a professora Sanny Porto

“Fiquei muito feliz em ganhar este prêmio, foi algo bastante significativo na minha vida acadêmica, pois é o reconhecimento do trabalho de uma equipe dedicada e esforçada. É um incentivo para continuarmos neste caminho, sabendo que colheremos bons frutos futuramente”, ressaltou a estudante Rebeca Guimarães.

Aquaciência 2018

O Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática, Aquaciência, atualmente representa um dos maiores eventos técnico-científicos de Aquicultura e Biologia Aquática do mundo. Ao longo das suas sete edições, o Encontro vem apresentando vários temas e com isso agregando, a cada ano, mais pesquisadores, estudantes, produtores e empresários da área.

O evento possibilita a troca de experiências, apresentação de novas tecnologias, descobertas e um momento de importantes discussões sobre temas atuais e relevantes para a Aquicultura Nacional. Dentro dessa mesma expectativa em sua VIII edição, o Aquaciência 2018 teve como tema principal a Inovação (Aquaciência 2018: um olhar para a inovação.

Com os avanços das tecnologias na aquicultura, nos deparamos com inovações que podem promover uma forte parceria da academia com a cadeia produtiva. Dentre as inovações do setor aquícola destacamos a Biotecnologia aplicada a aquicultura que visa promover o aumento da produtividade e a viabilidade econômica do setor. Pesquisas envolvendo o uso de resíduos negligenciados da aquicultura e pesca, assim como ferramentas biomoleculares para determinação de doenças, podem favorecer o aumento da produção de forma segura.

No contexto nutricional estudos inovadores atentam para o uso de alimentos alternativos que promovam maior eficácia do produto ofertado e minimize os resíduos gerados a partir de efluentes.

O aprimoramento de técnicas de produção, como o desenvolvimento de estruturas eficazes, são inovações que permitem impactos positivos na produção como o rápido crescimento, sem ferir o bem-estar animal, e minimização dos resíduos gerados, desta forma a inovação assim como a Biotecnologia caminham juntas para uma produção mais sustentável. Neste contexto, olhar para a inovação favorece para um cultivo correto e a necessidade da academia estar ainda mais atrelada ao setor produtivo seja ele para atender altas demandas ou para produção familiar.

É importante atentar para o fato de que inovar é um processo que demanda conhecimento, disponibilidade e atenção para detectar problemas e gargalos na produção. A inovação não envolve apenas tecnologia, envolve também a estrutura organizacional do empreendimento.

O intuito do Aquaciência 2018 é promover diálogos que fortaleçam a parceria e a troca de experiências entre academia e setor produtivo que juntos buscam cada vez mais melhorar as técnicas de cultivo para uma produção sustentável na aquicultura.

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