Reitor da Ufam acompanha visita do Inep/MEC ao Instituto de Natureza e Cultura

A administração superior vai acompanhar outras visitas avaliativas do MEC em 2018 e 2019

Por Cristiane Souza e Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Até esta sexta-feira, 28, gestores e docentes do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC) apresentam a Unidade Acadêmica – e em especial o curso de Pedagogia – aos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC). Durante a visita, as dimensões avaliadas são as instalações físicas, a organização didático-pedagógica e o corpo docente vinculado à licenciatura.

A graduação em Pedagogia existe desde a instalação do Instituto, há mais de uma década, e atende toda a mesorregião do Alto Solimões e do rio Juruá, que compreende os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antonio de Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tocantins, Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá. Anualmente, a Universidade oferta cerca de 50 vagas para a formação de pedagogos no INC.

Ao receber os avaliadores do Inep para a avaliação in loco, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, reitera que a visita se reveste de grande importância não só para o curso, mas para a Universidade Federal como fomentadora da interiorização do ensino superior. “Sempre que tivermos a oportunidade, faremos um planejamento no sentido priorizar essa agenda e acompanhar as visitas do MEC, seja o reitor, o vice-reitor ou o pró-reitor de Ensino”, garante.

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professor Thomas Abdala, e o procurador institucional da Universidade, técnico-administrativo em Educação Osmarino Souza, também acompanham a visita dos avaliadores ao Campus de Benjamin Constant e estão dando todo o suporte institucional à equipe.

“Considerando a importância dos processos de avaliação de cursos pelo Inep/MEC por meio do Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior], a Reitoria tem priorizado sua participação quando das visitas in loco por membros avaliadores de cursos como forma de demonstrar o apoio da gestão superior, o que se verifica com a presença do reitor e de outros gestores”, afirma o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto.

O titular da Proeg explica ainda que o curso é avaliado em três dimensões: corpo docente, áreas pedagógica e estrutural. “Os representantes do Inep podem conferir presencialmente as informações a respeito do funcionamento do curso, inclusive por meio de entrevistas com os estudantes”, explica o professor David Lopes Neto. Diante do resultado, será possível redimensionar o trabalho administrativo e pedagógico em relação ao curso de Pedagogia.

Para avançar

De acordo com o diretor do Instituto, professor Ricardo Morais, a equipe local envolvida no processo espera obter o conceito quatro nesta avaliação. Atualmente o curso possui o conceito dois. “Todas as exigências que poderíamos atender assim o fizemos. Somente quanto a ter professores efetivos e titulados é que ainda precisamos avançar, embora consideremos que esse seja um fator que está fora do nosso alcance”, explicou o gestor, ao relatar as dificuldades para fixar docentes no município localizado a Sudoeste do Amazonas.

“Obviamente, não se pode comparar Benjamin Constant a São Paulo. Então, diante de todos os desafios que se colocam, entendemos que ter uma unidade da Ufam instalada no Alto Solimões, ofertando formação superior para esta população daqui, é uma grande conquista para o município, para o Estado e para a Educação”, declara o professor Ricardo Morais.