Reunião discute próximos passos de aplicação do projeto de gestão ambiental para e da Universidade

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Professores de diversas áreas do conhecimento ligadas a questões ambientais e à sustentabilidade estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 16, no Centro de Ciências do Ambiente (CCA) a fim de discutir tópicos das políticas ambientais para e da Ufam. Na oportunidade foi realizada uma série de apresentações, iniciadas, desde a que falava da reestruturação do CCA à proposta de alterações no Regimento do órgão suplementar.

O projeto de políticas ambientais para e da Ufam englobam, segundo a apresentação, 13 ferramentas que perpassam desde o tratamento de resíduos sólidos, o consumo consciente, a educação ambiental e o zoneamento da área da Universidade.

Após a diretora do CCA, professora Terezinha Fraxe fazer uma breve apresentação sobre o Centro, alguns dos pesquisadores envolvidos também tiveram a oportunidade de discorrer sobre suas expertises. A professora Ana Lúcia Silva Gomes demonstrou as atividades desenvolvidas em educação ambiental, seguida pela professora Karime Bentes, que tratou da gestão de resíduos sólidos e a professora Kátia Cavalcante e o professor Neliton Marques, sobre o item mais amplamente discutido: o zoneamento da UFAM.

Cada tema terá um professor coordenador responsável, levando em consideração sua experiência em pesquisas no tópico. A “Educação Ambiental” ficará a cargo da professora Ana Lúcia Silva Gomes; a “Proteção de Fauna e Flora”, com o professor Marcelo Gordo; o “Consumo Consciente”, ficará com os professores Sandra Noda e Hiroshi Noda; a “Eficiência Energética”, e o “Zoneamento Ambiental”, com o professor Néliton Marques, por exemplo,

Após as apresentações foi aberto para amplo debate, onde falaram a reitora, professora Márcia Perales o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, além da secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Kátia Helena S. C. Schweickardt, professora licenciada da Ufam.

“Este é um momento muito importante para a Universidade, porque estabeleceremos uma política gestora para o bem deste espaço verde, independente das administrações que virão”, disse a reitora.

Dentre as diversas discussões, chegou-se ao consenso de que a presença da comunidade é imprescindível durante o planejamento de ações, e foi proposto e aprovado que na semana próxima será realizada uma reunião com todos os pró-reitores e diretores de unidades para apresentar a plataforma de trabalho. Da mesma forma, uma reunião com os centros acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes, que deverá ser requisitada pela pró-reitora para assuntos comunitários (Procomun), a fim de envolver todos os discentes nesse processo.

A data para apresentação e lançamento do projeto está programada para o dia 28 de maio, com local ainda a ser definido pela reitora. São esperadas a comunidade acadêmica e grandes autoridades do Estado, órgãos relacionados com o meio ambiente, empresas parceiras e sociedade.

 

Semana de Filosofia encerrou nesta sexta (16)

Em sua vigésima primeira edição, a Semana de Filosofia se aproximou do fim com número positivo de participantes. Diversos temas foram discutidos entre pesquisadores, docentes e alunos. A semana também abordou a perspectiva do ensino de Filosofia. Na sexta (16), a XXI Semana de Filosofia chega ao final com conferência Antonio Frederico Saturnino Braga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre construtivismo kantiano.

Durante o minicurso “Uma análise da ética kantiana a partir do contraste com a ética das virtudes e a ética utilitarista” questões sobre a natureza humana, ética e política foram levantadas em assuntos que trazem reflexões sobre situações atuais a partir de comportamentos de antigos pensadores como, por exemplo, Aristóteles.  “A ética de Aristóteles tinha a ver com suas reflexões sobre o mundo que o cercava, sobre a existência humana, as ciências, o ser, os sentidos. A natureza humana é impulso, reação, força e desejo”.

Sobre a natureza política do ser, o professor Antônio Braga destaca que “O político é aquele que exerce a boa deliberação, a boa escolha não simplesmente para sua vida cotidiana individual, mas para o florescimento de uma comunidade como um todo”

Para a aluna Lorena Silva participar da Semana de Filosofia é sempre enriquecedor: “Nós temos, aqui, oportunidade de fazer contato com estudiosos da área de outros Estados e de também ver outras abordagens de temas que nos são apresentados em sala de aula”.

No último dia da Semana de Filosofia ficou programado um debate sobre ética e ambiente sob a perspectiva da racionalidade alternativa, em conferência onde participa o professor Daniel Sena, do Instituto Federal do Amazonas, com mediação do professor Jerry Soares.  Ainda pela manhã será realizada a conferência “Fundamentos da cidadania moderna como existência política no pensamento de Sieyès” com palestra da professora Verrah Chamma e mediação do professor José Alcimar. Referente ao contexto amazônico, o final da Semana de Filosofia reserva um espaço para discutir o tema a partir de “Amazônia - Asverus: notas marginais sobre um texto vingador de Euclides da Cunha”. 

A conferência de encerramento foi ministrada pelo professor Antonio Frederico Saturnino Braga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mediada pela professora Verrah Chamma com o tema “O construtivismo kantiano na filosofia política contemporânea”, ás 18h.

Seminário de Educação Infantil tem projetos sobre inclusão do aluno na metodologia pedagógica

O Seminário de Formação de Professores de Educação Infantil realiza até esta sexta -feira, 15, a apresentação dos trabalhos de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, idealizado pelo Centro de Formação Continuada, em parceria com a Secretarias Estadual e Municipal de Educação.

A concepção tecnológica do curso, que se deu durante 15 meses e na modalidade a distância, foi formatada no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, ancorado no Sistema Moodle pela professora da Ufam, Zeina Thomé.

Segundo a coordenadora do evento e também coordenadora pedagógica do curso, professora Sônia de Oliveira, o processo metodológico dos trabalhos visa contemplar o vínculo orgânico entre teoria e prática, dimensionando bases teóricas e exercícios que arregimentem as diversas realidades dos ambientes educacionais.  

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