Reitora participa da 8ª Reunião Anual do Fortec

Reitora Márcia Perales no FORTEC 2014Reitora Márcia Perales no FORTEC 2014O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) promoveu a 8ª Reunião Anual até esta quarta-feira (21), em São Paulo, e contou com a participação da reitora da Ufam, professora Márcia Perales, e da pró-reitora de Inovação Tecnológica (Protec), professora Socorro Chaves, as quais expuseram nos painéis temáticos nos dias 19 e 20. Para conhecer o evento, acesse a home http://fortec-br.org/8fortec/.

O tema desta edição é ‘Núcleos de Inovação Tecnológica: Evoluindo de Gestão da Propriedade Intelectual a Unidades Estratégicas de Negócios’ e está relacionada ao objetivo de apoiar a criatividade, a inovação e o empreendedorismo nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras. Dentre os benefícios decorrentes desses eventos, é possível destacar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os gestores, capacitações, formulação de propostas que potencializam as ações, além de legitimar e representar os interesses das instituições envolvidas.


A professora Socorro Chaves foi a palestrante do Workshop de Modelos de Interação no Sistema de Inovação Brasileiro, oportunidade em que apresentou o modelo de Inovação desenvolvido na Ufam através da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica.  

Já a professora Márcia Perales participou do painel V, cujo título foi ‘Desafios das ICTs para o desenvolvimento da inovação e para a colaboração com a empresa: o papel dos núcleos de inovação tecnológica’, no dia 20, às 11h. Esse painel teve como coordenadora a Diretora do Fortec, professora Elizabeth Ritter (PUC-RS).

Sobre o Fortec

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, criado em 1º de maio de 2006 - uma Associação Civil de Direito Privado, é um organização de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa e instituições gestoras de inovação e pessoas físicas, pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres.

Esta iniciativa é resultado de um esforço integrado das instituições produtoras de conhecimento de todo o país, que há algum tempo buscavam constituir uma instância legítima e representativa de seus interesses e que também permitisse a capacitação de profissionais e troca de experiências nesta área específica, de modo permanente e organizado.

Fonte: com informações da página do evento.

Navi promove Seminário sobre produção audiovisual na Amazônia até esta quinta (22)

O documentário em suas representações sobre a Amazônia tem espaço aberto para debates entre realizadores e estudiosos da área na Ufam e no Cine Teatro Guarany, localizado no Palácio Rio Negro. No primeiro dia de Seminário, houve apresentações de Jorge Bodanzky, com passagem pelo Amazonas como cineasta e integrante de júri em mostras e festivais, e Sílvio Da-Rin, documentarista na região e ex-secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.

A programação é composta por mesas-redondas e exibição de filmes de documentaristas de vários Estados da região Norte. Bodanzky e Da-Rin proferiram palestras a respeito dos filmes produzidos por eles a respeito da temática Amazônia. Jorge Bodanzky abordou o significado de documentar esta região a partir do filme “Iracema, uma Transa Amazônica”. O documentário é referência para a compreensão do avanço capitalista na Amazônia nas décadas de 1960 e 1970 pelo regime militar.

Na mesa-redonda “Olhares sobre a Amazônia I”, as apresentações de Graziela Paes (AC) e Juliano Araújo (RO) foram mediadas por Gustavo Soranz (AM). De acordo com o debatedor, uma das dificuldades enfrentadas pelos realizadores de documentários no Amazonas é a falta de incentivo à produção. “Existem apenas prêmios com ocorrências esparsas”. Entretanto, ele ressaltou a importância das Mostras para revelar e incentivar os produtores a ingressar nesse ramo, inclusive com a revelação de muitos profissionais.

Um marco na produção documental acerca dos povos indígenas é o ‘Vídeo nas Aldeias’, o qual pode ser consultado em http://videonasaldeias.org.br/2009/. Criado em 1986, o VNA é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil, cujo objetivo é apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais. Uma crítica recorrente a produções dessa natureza é a respeito de uma possível reprodução dos modelos clássicos de documentários. Juliano Araújo acredita que não há um padrão fechado em produções desse tipo, mas diferentes estratégias, a exemplo da autoetnografia adotada pelos Guaranis em suas produções.

Um dos questionamentos foi o da bibliotecária Marcela Lins, que perguntou aos palestrantes a respeito do “antes” do documentário. “Cada filme é um filme e vai exigir um tipo de pesquisa específico. Uns irão precisar de levantamento histórico e outros vão pedir estratégias diversas”, pontuou o pesquisador Juliano Araújo. Na avaliação do produtor Rodolfo Paes, que realiza filmes sobre animais da Amazônia em parceria com empresas da Áustria, o aprendizado sobre as etapas de produção dos filmes irão auxiliá-lo em seu trabalho, inclusive sobre produção executiva e logística durante as filmagens.

As atividades do primeiro dia seguiram até a noite, com a exibição dos filmes “A Amazônia segundo Evangelista”, de Gustavo Soranz, “Kene Yuxi - as voltas do Kene”, de Zezinho Yube, e “Paisagem Ocre”, de Lídio Sohn e Pilar de Zayas Bernanos. Os documentários serão exibidos no Cine Teatro Guarany e a coordenação dos debates sobre eles será realizada pelo professor Tomzé Costa, coordenador do Projeto Cine & Vídeo Tarumã, que é um dos parceiros no Seminário. Amanhã (22), Silvio Da-Rin apresentará o tema “O Documentário Brasileiro na Atualidade” e, em seguida, será exibido o filme Paralelo 10 e o lançamento de seu livro “Espelho Partido”.

ICET abre inscrições para mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção para o ingresso no 2° semestre de 2014 no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA).  O objetivo do curso é qualificar profissionais, com formação interdisciplinar, de alto nível científico, com competência para desenvolver atividades de ensino e pesquisa nas linhas do PPGCTRA. 
 
Para este processo seletivo o período de inscrição será de 26 de maio de 2014 a 6 de junho de 2014. Estão sendo oferecidas 22 vagas. 
 
O processo seletivo ocorrerá nas dependências do ICET, situado à Rua Nossa Senhora do Rosário, 3863, bairro Tiradentes, na cidade de Itacoatiara, em datas e horários a serem definidos pelos orientadores escolhidos por cada candidato na ficha de inscrição. 
 
Os resultados do processo seletivo serão divulgados no site www.icet.ufam.edu.br/ppgctra e nas dependências do ICET a partir do dia 23 de junho de 2014. 
 
As matrículas no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos serão efetivadas no período de 01 a 15 de julho de 2014, no ICET.
 
Linhas de Pesquisa 
 
Linha de Pesquisa 1 
 
Nome: Agrobioenergia, análise e manejo de recursos amazônicos 
Desenvolver, aprimorar e transferir conhecimentos técnico-científicos em torno da produção de culturas bioenergéticas e recursos pesqueiros adaptados à região Amazônica.
 
Linha de Pesquisa 2 
 
Nome: Prospecção química, biológica e desenvolvimento de substâncias bioativas Visa o isolamento, avaliação química, biológica e elucidação estrutural de substâncias da região Amazônica e o desenvolvimento de métodos de controle de qualidade de insumos de interesse tecnológico. 
 
Linha de Pesquisa 3 
 
Nome: Estudos Teóricos e Computacionais 
Objetiva o estudo de formalismos teóricos, o desenvolvimento, a modificação e aplicação de códigos computacionais para a obtenção de parâmetros de interesse nas áreas de física, química e matemática. 
Anexos:
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