Semana de Filosofia encerrou nesta sexta (16)

Em sua vigésima primeira edição, a Semana de Filosofia se aproximou do fim com número positivo de participantes. Diversos temas foram discutidos entre pesquisadores, docentes e alunos. A semana também abordou a perspectiva do ensino de Filosofia. Na sexta (16), a XXI Semana de Filosofia chega ao final com conferência Antonio Frederico Saturnino Braga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre construtivismo kantiano.

Durante o minicurso “Uma análise da ética kantiana a partir do contraste com a ética das virtudes e a ética utilitarista” questões sobre a natureza humana, ética e política foram levantadas em assuntos que trazem reflexões sobre situações atuais a partir de comportamentos de antigos pensadores como, por exemplo, Aristóteles.  “A ética de Aristóteles tinha a ver com suas reflexões sobre o mundo que o cercava, sobre a existência humana, as ciências, o ser, os sentidos. A natureza humana é impulso, reação, força e desejo”.

Sobre a natureza política do ser, o professor Antônio Braga destaca que “O político é aquele que exerce a boa deliberação, a boa escolha não simplesmente para sua vida cotidiana individual, mas para o florescimento de uma comunidade como um todo”

Para a aluna Lorena Silva participar da Semana de Filosofia é sempre enriquecedor: “Nós temos, aqui, oportunidade de fazer contato com estudiosos da área de outros Estados e de também ver outras abordagens de temas que nos são apresentados em sala de aula”.

No último dia da Semana de Filosofia ficou programado um debate sobre ética e ambiente sob a perspectiva da racionalidade alternativa, em conferência onde participa o professor Daniel Sena, do Instituto Federal do Amazonas, com mediação do professor Jerry Soares.  Ainda pela manhã será realizada a conferência “Fundamentos da cidadania moderna como existência política no pensamento de Sieyès” com palestra da professora Verrah Chamma e mediação do professor José Alcimar. Referente ao contexto amazônico, o final da Semana de Filosofia reserva um espaço para discutir o tema a partir de “Amazônia - Asverus: notas marginais sobre um texto vingador de Euclides da Cunha”.

A conferência de encerramento foi ministrada pelo professor Antonio Frederico Saturnino Braga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mediada pela professora Verrah Chamma com o tema “O construtivismo kantiano na filosofia política contemporânea”, ás 18h.