Seminário de Educação Infantil tem projetos sobre inclusão do aluno na metodologia pedagógica

O Seminário de Formação de Professores de Educação Infantil realiza até esta sexta -feira, 15, a apresentação dos trabalhos de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, idealizado pelo Centro de Formação Continuada, em parceria com a Secretarias Estadual e Municipal de Educação.

A concepção tecnológica do curso, que se deu durante 15 meses e na modalidade a distância, foi formatada no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, ancorado no Sistema Moodle pela professora da Ufam, Zeina Thomé.

Segundo a coordenadora do evento e também coordenadora pedagógica do curso, professora Sônia de Oliveira, o processo metodológico dos trabalhos visa contemplar o vínculo orgânico entre teoria e prática, dimensionando bases teóricas e exercícios que arregimentem as diversas realidades dos ambientes educacionais.

“O número de trabalhos chegou a 402, sendo defendidos durante quatro dias, encerrando nesta sexta-feira”, informou ela. Ainda de acordo com a coordenadora, o curso, em sua primeira edição, superou as expectativas.

“Há pontos que precisam ser destacados nos trabalhos: que foram a forte percepção dos alunos no que tange à importância da inclusão dos estudantes nesse processo de compreensão do conteúdo”, disse, ressaltando que os projetos atendem aos pressupostos de articulação entre os fundamentos teóricos e a prática docente, de forma horizontal e vertical no tratamento dos quadros conceituais, temáticos, dirigidos para a prática pedagógica em serviço.

Entre os títulos de trabalhos apresentados nesta quinta-feira estavam: “Organização do Trabalho Utilizando a Metodologia ‘Lego”, “O desenho animado e suas possibilidades de leitura no processo ensino-aprendizagem”, “Criança Publicidade e Formação de Valores” e “Baú de Memórias de Infância: Brincadeiras e Espaços e  Significativos”.