Workshop “Resíduos Sólidos Universitários” apresenta diagnóstico e debate melhor destinação para dejetos

Composição da mesa de abertura do eventoComposição da mesa de abertura do evento

O Programa de Extensão em Saneamento no Amazonas, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Amazonas, promoveu, no início da manhã desta quinta-feira, 5, a abertura da primeira edição do Workshop sobre “Resíduos Sólidos Universitários”, voltado às discussões acerca da complexidade do gerenciamento de resíduos sólidos nas instituições de ensino superior.

O evento, que acontece no auditório rio Japurá, na Faculdade de Tecnologia, setor Norte da Instituição, levou a público resultados e diagnósticos de pesquisas realizados pelos alunos do curso, bem como tentou apresentar soluções para o problema, a partir da sugestão de implementação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

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Coordenação do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental abre seleção para tutor e cursista - demanda social

A Coordenação do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis/SECADI/MEC, no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (CEFORT/FCA), divulga Processo de Seleção Simplificada, na função temporária de TUTOR (a distância e presencial) para atuar na orientação de estudo de turmas no citado curso,como parte das ações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/Secadi/MEC.

 Atendendo orientação do MEC, que recomenda a abertura de vagas para demanda social, a coordenação divulga também período de inscrição  para o processo de seleção de candidatos para ingresso no Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis - TURMA 2014.

Acesse o edital em http://www.cefort.ufam.edu.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=304&catid=48&Itemid=53

Período: 09 a 17 de junho de 2014

Horário:  08h30 às 11h30 e de 14h às 16h

Local: CEFORT/FACED/UFAM (Centro de Formação, Desenvolvimento, Tecnologias e Prestação de Serviços para Rede Pública de Ensino – Bloco Rio Coari) Setor Norte.

Mapa tátil desenvolvido pela Ufam é apresentado na 66ª Reunião Anual da SBPC

Professora Claudia Guerra aprensentará o Mapa Tátil na 66ª Reunião Anual da SBPCProfessora Claudia Guerra aprensentará o Mapa Tátil na 66ª Reunião Anual da SBPC

A professora da Faculdade de Educação (Faced), Cláudia Guerra Monteiro, foi convidada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) para participar da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) que será realizada no período de 22 a 27 de julho na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, com o tema "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia Sem Fronteiras". A pesquisadora apresentará  o Pé-YARA,  mapa Tátil do Amazonas e palestrará sobre o processo de criação e construção do Mapa desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa, Educação e Novas Tecnologias (Psicotec).

O Psicotec trabalha entre diversas frentes da Educação Assistiva, buscando criar materiais inovadores que possam suprir necessidades de materiais didáticos e paradidáticos na escola, e que, efetivamente, possam contribuir com os professores no dia-a-dia na sala de aulas, pois são estes que farão com que os alunos utilizem os produtos escolares. Atualmente, o grupo está  trabalhando em um novo produto: o AMÃOZONAS,  material direcionado a pessoas com deficiência auditiva. O objetivo é submeter o novo produto ao Edital Programa Viver Melhor/Pró-Assistir 2015, que financia projetos desenvolvidos em quatro linhas temáticas nas áreas de deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física e deficiências múltiplas.

A proposta é educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar, com ajuda de parceiros como a Fapeam. Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas e Education Bussiness Solutions (empresa incubada no Centro de Desenvolvimento Empresarial e tecnológico da Ufam). A professora Claudia Guerra, coordenadora do Psicotec, explica que a opção por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. “Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade”. É a partir dessa visão que a parceria objetiva preservar a diversidade apresentada na escola e encontrada na realidade social e desenvolver oportunidades para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do estudante.

A professora Cláudia comenta a expectativa em apresentar o mapa tátil e representar a Universidade na reunião: “Me felicita o reconhecimento de uma parceira como a Fapeam que estimula o desenvolvimento cientifico e tecnológico do Estado. Mas sinto-me também orgulhosa de estar representando um grupo de professores/pesquisadores e parceiros inovadores. Aqui me refiro ao Grupo do Psicotec/Faced/Ufam e os parceiros EBS e SENAI, que juntos, souberam valorizar a pesquisa da educação inclusiva a partir de suas próprias experiências acadêmicas, educacionais, sociais e tecnológicas”.

 

 

Texto: Jéssica Botelho

Da Assessoria de Comunicação da UFAM
(92) 3305-1480

 
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