Abertas as inscrições nas Oficinas de Elaboração de Projetos e de Artigos Científicos para bolsistas PIBID

As oficinas de Elaboração de Projetos e de Artigos Científicos visam atingir apenas os bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID e fazem parte das atividades para os bolsistas do programa no recesso escolar.

O local (Auditório Paulo Bührnheim), datas e horárias estão descritos no formulário de inscrição que estão no anexo e já se encontram hospedados no site do PIBID/UFAM.

Anexos:
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PROEG divulga edital referente ao Processo de Revalidação de Diplomas expedidos no exterior

A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROEG DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM torna público, para conhecimento geral, que estarão abertas as inscrições ao Processo de Revalidação de Diplomas de Graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de Ensino Superior.

As inscrições serão realizadas por via eletrônica, por meio do preenchimento completo do Requerimento para Revalidação de Diplomas Estrangeiros, disponível na página da PROEG http://proeg.ufam.edu.br/, no período de 23/06/2014 a 23/12/2014.

Mais informações sobre a análise do processo de revalidação, acesse o edital n. 39/2014 (anexo).

Políticas públicas para educação inclusiva é tema de livro lançado pelo NEPPD

O livro “Educação e Política: o enfoque da diversidade e deficiência na Amazônia", lançado na última quinta (5), no auditório Rio Alalaú da Faculdade da Educação, é resultado das pesquisas realizadas no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), da Faced. É a segunda publicação do grupo de pesquisa criado em 2001 que engloba o corpo discente de graduação, mestrado e doutorado de diferentes cursos da Ufam.

“Educação e Política: o enfoque da diversidade e deficiência na Amazônia" reúne pesquisas de alunos da graduação desenvolvidos a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), professores de outras instituições como a Universidade Federal Fluminense. Para contextualizar a realidade internacional acerca da inclusão social, o livro conta também com o relato de uma professora da Espanha. Além de abordar as problemáticas de inclusão/exclusão das pessoas com deficiência, principalmente no campo da educação, artigos que versam sobre a educação em áreas rurais e indígenas (escolhidos por um comitê formado por docentes da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Santa Maria que possuem pesquisas reconhecidas sobre o tema) integram a coletânea organizada pela professora Maria Arminda Matos. da terceira obra está programa para outubro, durante a realização do IV Seminário de Autismo, também organizado pelo núcleo.

Professora Maria Arminda MatosProfessora Maria Arminda MatosA professora Maria Arminda comenta que apesar de ser lei desde 2008 no Brasil, ainda há muita divergência e falta de conhecimento, por isso a importância do desenvolvimento das pesquisas do Núcleo, sobretudo no contexto amazônico. “A inclusão é um processo Ainda existe muito preconceito, inclusive dentro da própria academia. Devemos acreditar na potencialidade das pessoas com deficiência. Deixar essa visão patológica que vê apenas a deficiência e não a pessoa. Os espaços de educação tem que se modificar para aceitar a diversidade”, destaca.

A arrecadação feita com a venda dos livros é revertida para a continuidade da publicação das pesquisas em futuras obras. O eixo norteador das obras do NEPPD são as politicas públicas para educação inclusiva. A primeira publicação do NEPPD foi em 2012. O lançamento da terceira obra está programa para outubro, durante a realização do IV Seminário de Autismo, também organizado pelo núcleo.

 

Membros do NEPPD que participaram do livroMembros do NEPPD que participaram do livro

 

Sobre o NEPPD

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia Diferencial foi criado em 2001 e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Agrega docentes e discentes de Psicologia, Pedagogia, Letras, Música, Matemática, entre outros cursos desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão em torno da educação inclusiva, principalmente das pessoas com deficiência. O núcleo investe e incentiva academicamente os alunos de graduação, permitindo que participem através suas pesquisas nos livros publicados, além de prepara-los para atender alunos especiais das redes de ensino do Amazonas. 

 

 

 

Texto: Jéssica Botelho

Da Assessoria de Comunicação da UFAM
(92) 3305-1480

 

 

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