ARII seleciona bolsista dos cursos de Letras - Línguas Portuguesa, Inglesa, Francesa, Espanhola e Japonesa

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII está com inscrições abertas, até o dia 20 de junho, para seleção de bolsistas dos cursos de Letras – Línguas Portuguesa, Inglesa, Francesa, Espanhola e Japonesa.

Para se inscrever o aluno deve baixar ficha de inscrição (anexo), preencher e enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A seleção será feita de acordo com o desempenho do candidato na entrevista.

Informações pelo telefone 3305-1753.

Professor Massimo Canevacci ministra curso sobre etnografia das culturas digitais

Ao iniciar a apresentação, o antropólogo italiano Massimo Canevacci ressaltou a proposta de construção das constelações conceituais no minicurso que iniciou nesta segunda-feira (9) e segue nos dias 10, 11 e 13 de junho, nos auditórios Rio Solimões e Rio Negro (ICHL). Ao longo da semana, será discutida a etnografia em relação às tensões entre culturas digitais, fetichismos visuais, identidades flutuantes e auto-representações. Na próxima segunda (16), ele participa do Colóquio Internacional sobre Comunicação e Cidade, também na Ufam.

Os temas são transversais, permitindo diálogos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM), que promove o curso, com pesquisadores das áreas como Antropologia e História. Na avaliação da coordenadora do PPG, professora Mirna Feitoza, esse é um exemplo de iniciativas mais amplas e abrangentes que buscam abrir as portas a outros pesquisadores da região. “Nós temos um grande desafio a ser superado, que é fazer pós-graduação e ciência no Norte”, ressaltou ela, atribuindo a iniciativas transdisciplinares o papel de garantir esse avanço.

A proposta de trazer o professor Canevassi a Manaus, concretizada pelo PPGCCOM sob a coordenação da professora Mirna Feitoza, é resultado de um conjunto de estratégias de aproximação com a Universidade de São Paulo (USP) para, futuramente, se criar um doutorado em Redes a partir de uma parceria entre as duas universidades. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, fundador e primeiro coordenador do Programa, professor Gilson Monteiro, ao todo serão promovidos mais três eventos em parceria com a USP, os quais servirão de exemplo para outros PPGs da Ufam.

 

Etnografia, indisciplina, metafetichismo e transculturas por Massimo Canevacci

O professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais da Università degli Studi di Roma La Sapienza (Itália) atualmente é professor visitante da Universidade de São Paulo (IEA-USP). No primeiro dia de encontro, Canevacci apresentou os conceitos de etnografia, indisciplina, metafetichismo e transculturas, a fim de esclarecer qual o lugar e o papel do pesquisador das culturas contemporâneas. “Etnografia nasce na Antropologia Cultural e traz em seu bojo o que é mais fascinante na pesquisa de campo: a exploração espontânea que cria flexibilidade para o não imaginado”, disse.

Em outras palavras, etnografia é uma “indisciplina” que desafia o saber disciplinado e abre para o desconhecido através de uma dimensão descentralizada. “O pesquisador em Comunicação”, disse Canevacci, “é parte do seu processo de pesquisa no qual ele explora ao mesmo tempo em que é explorado”. Fazendo uma relação com a arte contemporânea, o expectador não é um passivo que lança o olhar sobre o que está pronto, ele é cocriador. O metafetichismo foi apresentado pelo professor através de uma vitrine, em que o objeto (manequim) também é sujeito, resultando daí uma relação dialógica agora de caráter intersubjetivo. Com essa concepção, rompe-se com os conceitos de fetichismo encontrados nas obras de Karl Marx e Freud.

Outro dos conceitos apresentados pelo professor italiano no primeiro dia de minicurso fio o de transculturas. Para ele, não existe algo como culturas puras, mas sim o resultado do cruzamento das dimensões de diversas culturas. Para ilustrar, Canevacci trouxe um exemplo pessoal: “Eu mesmo, tenho um amigo da etnia bororo, do Mato Grosso do Sul, com o qual eu converso por skype”. No projeto Aldeia Digital observa-se a relação entre dimensões da metrópole na aldeia, outro exemplo transcultural.

"Os Indígenas na cidade de Manaus (1870-1910): entre a invisibilidade e a assimilação" é tema de palestra no curso de pós-graduação em História

A dissertação "Os Indígenas  na cidade de Manaus (1870-1910): entre a invisibilidade e a assimilação, da mestre em Antropologia Ana Luiza Morais Soares foi apresentada nesta segunda-feira, 9, aos integrantes do grupo de pesquisa Cultura e Historiografia da Amazônia, que, segundo o orientador, o professor do curso de História, visa investir trajetória dos nativos e suas ramificações no período da colonial, império ou república. Alunos do 7o período do curso de História também prestigiaram o encontro. 
 
Durante a explanação da dissertação, Ana Luiza, que é mineira, afirmou ter se imbuído do desafio de conhecer e levantar toda a história da cidade de Manaus, a partir da leitura não só de livros didáticos, mas dos trabalhos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, para poder compôr a fundamentação de seu projeto de pesquisa. 
 
"Eu li todos os clássicos, até chegar às publicações com discursos da academia, dos doutores em História da Amazônia. Nesse processo, eu percebi que a partir de 1880, na cidade de Manaus, os indígenas somem dos registros, são ignorados pela historiografia da época e foi isso que me instigou a estudar o fenômeno", disse.  
 
Durante a elaboração do projeto,Ana Luiza tem todo um discurso, notícias de crimes, com artefatos vendidos no mercado, vendendo medicamentos naturais. A minha pesquisa chegou a uma certa conclusão de que essa invisibilidade, de certa forma, acabou por beneficiá-los. 
 
"Essa invisibilidade acabou, de uma certa forma, por protegê-los, quando, mais que hoje, não era beneficio algum ser indígena", salientou ela. 
 
Desafios
 
Segundo a mestre em Antropologia, o principal desafio na elaboração de sua dissertação de mestrado se deu com o fechamento do Arquivo Público da cidade, onde ela pretendia levantar educandos artífices e do fórum de Justiça, que até então, era o foco do projeto da então mestranda. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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