Alunos de Medicina participam de palestra para utilização de bibliotecas virtuais

Alunos do curso de Medicina participaram na manhã desta quarta-feira, 4, de uma palestra explicativa sobre a utilização do sistema E-Volution e ClinicalKey, que irão auxiliar os acadêmicos na busca por títulos em, diversas especialidades na área da saúde, além da Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Nutrição. A iniciativa de realizar o evento foi do coordenador do curso de Medicina, professor Alexandre Miralha, juntamente com a direção da Biblioteca Central.   
 
A apresentação foi feita pela representante da Editora Elsevier, Ana Paula Reck, no auditório Dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina, no Centro e reuniu alunos do sétimo e oitavo períodos e alunos residentes. A explanação foi acompanhada pela responsável do Serviço de Periódicos da Biblioteca Central, Milene Miguel. 
 
"Ambas as ferramentas ajudam a contemplar as necessidades de informação e aprendizado desde o início do curso de graduação até a vida profissional do médico", afirmou a representante da Editora.
 
Durante a explanação, a técnica da Biblioteca Central informou que o acesso à plataforma E-Volution se dá momentaneamente, pelo endereço eletrônico www.evolution.com.br. Ainda este ano, o acesso será diretamente pelo site da BC, http://bc.ufam.edu.br/. 
 
"A universidade está investindo na disponibilização de recursos - a exemplo dos e-books - para ampliar as formas de fontes de informação e conhecimento, sendo que, a fim de que permaneçamos com este projeto, os discentes, docentes e profissionais de saúde deverão acessá-lo como forma de mantermos e ampliarmos o número de assinaturas", salientou a representa da Biblioteca Central. 
 
Os conteúdos podem ser acessados a qualquer hora do dia, por enquanto, com maior funcionalidade através do Windows Explorer, no caso do E-Volution. Ainda não funciona para acessos via Ipad, Iphone ou Tablets, o que deve mudar no ano que vem.  
 
Pelo www.evolution.com.br o aluno pode, além de estudar diretamente nos livros, fazer consultas cruzadas por assunto e marcações eletrônicas nos textos, realizar buscas com o máximo de agilidade, assistir a vídeos e palestras dos autores e ouvir podcasts (áudios) sobre os temas que interessam e contar com ferramentas multimídia que complementam os conteúdos. 

Nos vários livros disponíveis, o estudante encontrará vídeos que são disponibilizados para auxiliá-lo e que estão relacionados a procedimentos e às aulas. As imagens podem ser utilizadas gratuitamente em apresentações pelos alunos e na elaboração de aulas pelos professores.
 
Para a aluna do 8 período, Ana Beatriz Cruz, a ferramenta pode ser classificada como prática, acessível e de baixo custo. 
 
"Os trabalhos que os professores nos passam requerem embasamento clínico e teórico amplos, por isso a importância de termos acesso a uma gama maior de publicações que estejam atualizadas. Também existem outros dois fatores imprescindíveis: se precisar comprarmos os títulos, teremos de pagar caro por eles, sem contar que são pesados para serem transportados com frequência", ressaltou ela.  
 
O ClinicalKey, outra ferramenta apresentada na palestra, é direcionada a alunos de graduação do curso de Medicina e residentes, com conteúdo integral em em inglês e com acervo de mais de 1.100 títulos e 540 revistas médicas das mais consagradas. 
 
Pelo ClinicalKey, que surge como o primeiro mecanismo de percepção clínica no mundo, o finalista de Medicina, residente ou profissional, o fluxo de informações do paciente poderá ser acessado com mais rapidez e eficiência, permitindo aos médicos salvar os conteúdos de interesse. 
 
O acesso ao ClinicalKey se dá por Google Chrome e por meio da página www.clinicalkey.com.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable