Literaturas de língua portuguesa em foco durante o Simpósio Nacional do Gepelip

Iniciou na última terça-feira (3) o Simpósio Nacional do Gepelip, com o tema Interculturalidade nas Literaturas de Língua Portuguesa. Entre palestras, mini cursos e atividades culturais, o simpósio segue até quinta (5) com mais de 300 participantes.

O Simpósio Nacional do Gepelip (Grupo de Estudos de Literatura de Língua Portuguesa) é uma continuação dos ciclos de palestras realizados em 2013 com adesão significativa do público discente, assim a coordenação do evento resolveu ampliar e submeter a proposta ao edital  da Fundação de Amparo à Pesquisa.

Minicurso"A crônica: do jornalismo à literatura"Minicurso"A crônica: do jornalismo à literatura"A programação foi pensada a partir das pesquisas que os professores já desenvolvem em literatura comparada, e através dessa temática refletir sobre a interculturalidade. Segundo o professor Kenedi Azevedo, coordenador do simpósio, o objetivo é “pensar como que as literaturas desses países se entranham, se misturam. A ideia é essa: não se fechar na literatura brasileira”. Entendendo, deste modo, Interculturalidade como a intersecção entre duas ou mais culturas de forma horizontal e sinergética, favorecendo, assim, a integração e a convivência entre povos e nações, sem deixar anular sua diversidade.

Fortalecer os estudos sobre as literaturas de língua portuguesa, sobretudo de países africanos como Cabo Verde e Angola, ter um projeto que amplie o leque e atinja para além de Brasil e Portugal e perceber essa literatura desenvolvida nesses países. A aproximação com a cultura também se dará através da participação dos alunos intercambistas, que apresentarão danças e vestimentas típicas do continente africano.  “Assim, os alunos podem apreender a cultura para além da pesquisa, da leitura”, destaca o professor Kenedi.

Professor Benjamin Abdala Júnior, da USPProfessor Benjamin Abdala Júnior, da USPPara o professor Benjamin Abdala Júnior, da Universidade de São Paulo, eventos como o Simpósio Nacional do Gepelip são de suma importância para a comunidade acadêmica: “os eventos científicos são um momento de reflexão e de criatividade para criar em nós o hábito de buscarmos sempre a criticidade. Nas ciências humanas, a criticidade levar a ver de forma mais integral as perspectivas e a nossa inserção social”.  Abdala Júnior palestrou durante o primeiro dia da programação na conferência “Comparatismo literário e nossas relações comunitárias”.

O Simpósio Nacional do Gepelip: “Interculturalidade nas Literaturas de Língua Portuguesa” segue até esta quinta (5) no Instituto de Ciências Humanas e Letras, setor Norte da Universidade.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable