Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento divulga aptos a cursar Programa de Gestão Pública

A Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento divulgou nesta quarta-feira, 8, a lista de servidores da capital e do interior, aptos a ingressar no curso de formação do Programa em Gestão Pública. A matrícula para o curso é automática e os dados de acesso ao Ambiente Virtual serão encaminhados para o e-mail fornecido pelos servidores no ato da inscrição.

Mais informações, encaminhar e-mail à CTD: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anexos:
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Curso de Engenharia Mecânica, entre os 35 melhores do País, recebe investimentos para garantir melhoria do ensino

Apesar de não ter ainda nenhum aluno diplomado, o curso Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Amazonas foi considerado um dos 35 melhores do País, baseando-se, em grande parte, na avaliação de mercado feita pelo setor das empresas de Recursos Humanos, onde os alunos fazem estágio supervisionado.  Simultaneamente, a Ufam vem investido na melhoria da formação desses alunos. O mercado, mais especificamente o Distrito Industrial de Manaus e empresas dos setores naval e civil se interessam por engenheiros mecânicos.
 
O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Danilo Chui, afirmou que além dos recursos conseguidos desde 2009, quando da fundação do curso muito da estrutura das aulas se dão na estrutura existente na FT, enquanto novos investimentos vêm sendo feitos pela Universidade. 
 
Das salas de aula cinco são utilizadas no bloco construído para os cursos criados através do Reuni, sendo uma sala por ano de turma. As salas de informática são compartilhadas com todos os cursos da FT. 
 
“Conseguimos um bloco com sete salas para formar nossos laboratórios no início de 2012. Conseguimos fazer a reforma completa de apenas um deles e o aparelhamos com diversas máquinas ferramentas (torno, fresa, furadeira vertical, retífica, entre outros), as outras seis salas estão em processo de licitação para reforma. Mas muito já foi feito e diversos equipamentos já chegaram. Além disso, os professores têm feito um esforço para elaborar e construir experimentos para graduação com recursos de projetos de extensão e pesquisa, ou aproveitando material descartado por outras unidades para formar o mobiliário das salas”, explicou. 
 
As aulas práticas também acontecem como resultado de acordos firmados com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), onde os laboratórios de ensaio de materiais são utilizados. As indústrias também fazem parte dos nossos espaços de aprendizado, bem como a Fazenda Experimental da UFAM.
 
“Quem acompanha os noticiários sabe que o mercado em geral não está muito aquecido. A taxa de crescimento da economia brasileira está baixa e falta investimento no setor produtivo. Mas ainda há demanda para engenheiros mecânicos em Manaus, pois a defasagem entre a oferta e a demanda de profissionais ainda é muito grande”, frisou o coordenador do curso. 
 
Ao todo, o curso de Engenharia Mecânica tem 212 alunos. Ao final deste semestre 2014/1 os dois primeiros alunos estarão graduados. 

Simpósio Amazônico do Autismo tem mais de 650 inscrições

Evento teve mais de 50 trabalhos inscritos, oriundos da capital, interior e outros estadosEvento teve mais de 50 trabalhos inscritos, oriundos da capital, interior e outros estados

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD) abriu, oficialmente, nesta terça-feira, 7, os trabalhos do IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão, realizado no auditório Rio Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais da Ufam, setor norte da Instituição. 

Na recepção aos participantes do evento, crianças e jovens entre dez e 17 anos apresentaram canções regionais, tocando instrumentos musicais fabricados com material reciclável. A atração antecedeu a composição da mesa, que teve como representante da reitora, professora Márcia Perales, o pró-reitor Lucidio Rocha. Além dele, uma representante da Associação Brasileira de Autismo (Abra), da Faculdade de Educação e do próprio Neppd. 

O Neppd promove estudos e trabalho multidisciplinar e interdepartamental, nas seguintes linhas de pesquisa: Educação, Educação Especial, Educação Inclusiva, Psicopedagogia e Psicomotricidade. O NEPPD focaliza o ser humano no seu aspecto global relacionando-o diretamente ao processo de aprendizagem visando identificar, acompanhar e orientar pais, professores e estudantes.

"Fico muito feliz por termos chegado até aqui, no que hoje é fruto de uma das primeiras iniciativas do Amazonas e também da região Norte. Desde 2001, temos trabalhado a temática que requer muito mais dedicação do que os 52 trabalhos os quais recebemos, pois sabemos que apenas teoria e metodologia não vão dar respostas ao que procuramos responder. Estamos no começo e vamos fazer mais", disse a coordenadora do Neppd, professora Maria Almerinda de Souza Matos. 

A diretora da Faculdade de Educação, professora Selma Baçal, afirmou que a Universidade Federal do Amazonas está cumprindo seu papel junto à sociedade quando se compromete e cria uma linha para estudar e pesquisar o autismo. 

"Percebemos a demanda e a importância desse debate em torno da doença quando ratificamos a participação de quase 700 pessoas neste Simpósio. É um tema que vai além e transforma a relação de pais e filhos, de alunos e mestres", disse. 

A presidente da Abra, Marisa Furia Silva, afirmou ter feito questão de vir ao Amazonas, para prestigiar o evento. 

"O Amazonas saiu na frente de muitos outros estados e tem trabalho e produzido bastante no que se refere ao autismo. Nós não poderíamos está à margem dessa discussão, quando muitas vidas estão diretamente relacionadas à elaboração de ferramentas e até políticas públicas para um segmento tão especial", afirmou. 

Publicações sobre educação especial podem ser adquiridas durante eventoPublicações sobre educação especial podem ser adquiridas durante evento

Na confeência de abertura, o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), Carlo Schmidt fez um apanhado histórico relativo às denominações do autismo desde o ano de 1945, quando foi registrada a primeita menção à doença. Segundo ele, os termos referenciais ao autismo se cruzam na educação e na saúde, causando "confusão terminológica".

O palestrante também apresentou índices da doença desde o ano 2000, quando para cada 150 crianças, uma era diagnosticada com o espectro de autismo. Em 2010, para cada 68 crianças, uma tinha autismo.

"Não é somente o fato de termos um indicador mais preciso para chegar ao diagnóstico, mas também considerar que muitos dos casos considerados antes, como doença mental, passou a ser avaliado de forma mais cuidadosa", disse Schmidit.

Outros estudos apontam que o autismo está mais presente entre os meninos, numa proporção de um para cada 42. Já entre as meninas, é de uma para cada 80 casos.

O professor finalizou sua palestra afirmando que cuidar e acompanhar a família de um portador do espectro de autismo pode ser mais bem sucedido quando feito de forma transdisciplinar, com terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, psiquiatria e fonoaudiologia.

A programação do IV Simpósio continua nesta quarta e vai até o dia 10.

 

 

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