Joao Paes Loureiro profere palestra no I SISCultura

Com o tema `A Cultura à luz da Teoria Crítica´, a palestra proferida pelo professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), João Paes Loureiro, integrou a programação do I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia: Interdisciplinaridade, desafios e perspectivas, cujo objetivo é consolidar e intercambiar discussões contemporâneas sobre a interdisciplinaridade: agendas, formação, questões, pautas e objetos de pesquisa, diversas e comuns, sobre as sociedades amazônicas. A programação encerra-se nesta sexta-feira, 17, no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte. Veja a entrevista concedia para a Assessoria de Comunicação da Ufam:

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Cursos apresentam experimentos e jogos na II Semana de Ciência e Tecnologia do ICE

Jogos matemáticos tiveram receptividadeJogos matemáticos tiveram receptividade

No segundo dia de atividades, a II Semana de Ciência e Tecnologia do ICE chama a atenção do público pela apresentação de projetos dos cursos de Matemática, Geologia, Física, Estatística e Química. “Os jogos são dinâmicos e criativos, as explicações dos expositores são coerentes e interessantes”. Assim foi a avaliação da estudante do 4º período de Ciências Naturais, Mayra Gonçalves, sobre a iniciativa da Semana, neste segundo dia de evento (16).

Segundo a estudante, esta é uma oportunidade que os cursos de Exatas têm para mostrar seu lado curioso e lúdico, superando o mero “ensino de cálculo e de fórmulas”. O interesse também partiu de alunos de Humanidades. Luiz Lima, 2º período de História, também valoriza a troca de conhecimentos entre as diversas áreas. “Nós sentimos que a explicação dos alunos é resultado de conhecimento e preparação”, elogiou Luiz, depois de ouvir curiosidades sobre variados tipos de rochas pelo do discente Albert Reis, do 4º de Geologia.Estudante de Geologia dá explicaçõesEstudante de Geologia dá explicações

Stands

Albert tem apenas dois anos de trajetória na Geologia, mas apresenta com detalhes dados a respeito de formações rochosas variadas. “Icnofóssil não é um animal fossilizado, mas ocorre quando um animal deixa rastros (pegadas, por exemplo) em rochas sedimentares”, esclareceu. O expositor revelou que na região Amazônica já existiram vulcões ativos, mas há cerca de dois milhões de anos, o que “para a Geologia é um período relativamente curto”. “O tipo de rocha que alguém encontra traz informações valiosas sobre a História daquele local”, finalizou, citando a cidade de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus), onde há rochas Riolito.

 
Experimentos da Casa da Física são testadosExperimentos da Casa da Física são testados

No stand do curso de Matemática, os jogos são os mais procurados. Torre de Hanói, Triângulos Notáveis, Potenciação Floral, Dominó da Radiciação e Descobrindo Ângulos são alguns deles. Para os coordenadores do Projeto de Extensão ‘Desenvolvendo Habilidades matemáticas através de jogos’, professores Yachiko Wakiyama e Francisco Feitosa, o objetivo é atrair estudantes da Educação Básica para o ambiente universitário e permitir a troca de informações. “Os jogos foram elaborados para esta Semana”, afirmou a professora. Dentre eles, o mais procurado pelas meninas é o Dominó Apaixonante, que une fração e geometria.

A Casa da Física, coordenada pelo professor Haroldo Guerreiro, é um dos projetos de extensão de maior alcance social da UFAM e também está representada no evento. Joelma Oliveira é licenciada em Física e pertence hoje à equipe de coordenação do projeto. Ela ajuda a explicar os experimentos aos visitantes, como, por exemplo, a eletricidade que passa através de uma esfera metálica através do corpo humano e atinge as extremidades. A descarga elétrica através das pontas dos cabelos ou dos dedos pode ser sentida por quem se submete ao experimento.

Projeto Pé-de-Pincha realiza coleta de ovos de quelônios nas comunidades do baixo Amazonas e Juruá

Nesse mês de outubro começa a coleta dos ovos de quelônios. Mais de quarenta (40) acadêmicos de várias instituições UFAM, UNINORTE, ESBAM E FAMETRO estão engajados com as comunidades em fazer o manejo dos ovos em vários municípios onde o projeto Pé-de-Pincha faz pesquisa cientifica. Todas as equipes com seus coordenadores de campo já começaram a viajar e ficaram de 08 a 20 de outubro em  várias comunidades do Baixo Amazonas e Juruá.

Em 15 anos promovendo o manejo racional e sustentável de quelônios pelas próprias comunidades em áreas abertas e não oficialmente protegidas, o Programa Pé-de-Pincha da Universidade Federal do Amazonas viabiliza o treinamento de agentes ambientais voluntários, a capacitação de professores da rede municipal e estadual de ensino, alunos e comunitários, por meio da Educação Ambiental.

Segundo os coordenadores professores Paulo Cesar Machado Andrade e Aldeniza Cardoso de Lima, com o patrocínio da Petrobras, os trabalhos já começaram a fazero monitoramento dos quelônios que foram devolvidos a natureza do ano de 2014, no Médio Rio Amazonas, Madeira e Negro, nos municípios de Nhamundá, Barcelos, Itacoatiara, Parintins, Barreirinha, Maués, Manaus, Careiro Castanho, Borba, Canutama, Novo Airão e Carauari/AM, Terra Santa, Juruti, Faro e Oriximiná/PA, no sentido de estimular a conservação de quelônios através do manejo participativo.

De acordo com os coordenadores do programa “Pé-de-Pincha/UFAM”, 2.000 famílias, em 16 municípios sendo 4 no Estado do Para/PA e 12 no Estado do Amazonas/AM, em 170 comunidades recebem noções de Educação Ambiental e passaram a executar um programa de manejo sustentável da população de quelônios em suas áreas. Já foram devolvidos à natureza filhotes de tracajá (Podocnemis unifilis), tartaruga da Amazônia (P. expansa), iaçá ou pitiu (P. sextuberculata), irapuca ou calalumã (P. erytrocephala) e cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus), totalizando mais de Dois Milhões e Quinhentos (2.500.000) filhotes de quelônios devolvidos à natureza durante esses 15 anos. 

 

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