"A Realidade do Ensino de Ciências na Educação Básica" é tema de mesa-redonda na VI Semana de Ciências Naturais

O Instituto de Ciências Biológicas realizou nesta quarta-feira, 15, a mesa redonda "A Realidade do Ensino de Ciências na Educação Básica", que foi parte da programação da VI Semana de Ciências Naturais, que vem sendo realizada no auditório da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), no setor Sul da Instituição. O encontro, o qual contou com a presença de gestores estaduais e municipais de Educação, além de formadores da Universidade e acadêmicos do curso de Ciências, teve como objetivo debater a realidade do ensino de Ciências na Educação Básica. 
 
Segundo a coordenadora da iniciativa, a professora do Departamento de Biologia Ana Cláudia Maquiné, professores e acadêmicos vivenciam as mesmas angústias quando do início do Programa de Iniciação à Docência. 
 
"A escola mudou, as demandas vêm de maneira diferenciada também nos dias atuais, então é preciso que se mude também a forma de ensinar. Nada mais oportuno do que trazer os gestores aqui, para pensarmos e nos debruçarmos sobre essas temáticas", explicou ela. 
 
Representando o secretário municipal de Educação, Humberto Michiles estava a gestora Ana Lúcia Barros de Andrade e pela secretaria estadual de Educação, representando o titular da pasta, Rossiele Santos, a gestora Hiléia Monteiro. Na oportunidade, houve troca de experiências dos acadêmicos que já se encontram em estágio de docência e os gestores, que receberam demandas acerca das necessidades de ampliar e alinhavar o programa de forma a aproximar os interesses comuns de alunos, professores e gestores.  
 
Pela Universidade, a coordenadora do evento, professora Ana Cláudia Maquiné salientou que o ensino e a licenciatura têm igual valor à pesquisa e à extensão e que os mesmos precisam estar articulados. 
 
"Estamos na perspectiva de integração e socialização de conhecimentos, tanto que amanhã teremos um Simpósio de Estágio, com uma representante da Universidade de São Paulo (USP), a qual tem uma larga experiência na atividade docente e poderá falar da identidade docente e da formação", adiantou. 
 
Um dos tópicos abordados durante a mesa redonda tratou da entrada dos acadêmicos dentro das instituições de ensino, antes restrita ao período do estágio. Hoje, com a reestruturação da área de ensino do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), os professores têm outra visão do que é formação de professores, do que é Licenciatura. 

Já a partir dos programas de extensão, é possível que os acadêmicos ingressem nas escolas antes mesmo do estágio de docência, já a partir do primeiro período, dessa forma, atuando em instituições parceiras como a Escola Emanuel Ribeiro da Cunha, situada no ramal do Brasileirinho. Trabalhando em consonância com a universidade, os alunos do Ensino Fundamental desenvolvem ações experimentais nos laboratórios da Ufam. 
 
Outra iniciativa é fruto de fomento da Capes, através do programa Novos Talentos, que vem para ajudar a difundir e popularizar a Ciência, a partir da interação, reflexão e ação entre a comunidade e a escola básica. 
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