Cursos apresentam experimentos e jogos na II Semana de Ciência e Tecnologia do ICE

Jogos matemáticos tiveram receptividadeJogos matemáticos tiveram receptividade

No segundo dia de atividades, a II Semana de Ciência e Tecnologia do ICE chama a atenção do público pela apresentação de projetos dos cursos de Matemática, Geologia, Física, Estatística e Química. “Os jogos são dinâmicos e criativos, as explicações dos expositores são coerentes e interessantes”. Assim foi a avaliação da estudante do 4º período de Ciências Naturais, Mayra Gonçalves, sobre a iniciativa da Semana, neste segundo dia de evento (16).

Segundo a estudante, esta é uma oportunidade que os cursos de Exatas têm para mostrar seu lado curioso e lúdico, superando o mero “ensino de cálculo e de fórmulas”. O interesse também partiu de alunos de Humanidades. Luiz Lima, 2º período de História, também valoriza a troca de conhecimentos entre as diversas áreas. “Nós sentimos que a explicação dos alunos é resultado de conhecimento e preparação”, elogiou Luiz, depois de ouvir curiosidades sobre variados tipos de rochas pelo do discente Albert Reis, do 4º de Geologia.Estudante de Geologia dá explicaçõesEstudante de Geologia dá explicações

Stands

Albert tem apenas dois anos de trajetória na Geologia, mas apresenta com detalhes dados a respeito de formações rochosas variadas. “Icnofóssil não é um animal fossilizado, mas ocorre quando um animal deixa rastros (pegadas, por exemplo) em rochas sedimentares”, esclareceu. O expositor revelou que na região Amazônica já existiram vulcões ativos, mas há cerca de dois milhões de anos, o que “para a Geologia é um período relativamente curto”. “O tipo de rocha que alguém encontra traz informações valiosas sobre a História daquele local”, finalizou, citando a cidade de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus), onde há rochas Riolito.

Experimentos da Casa da Física são testadosExperimentos da Casa da Física são testados

No stand do curso de Matemática, os jogos são os mais procurados. Torre de Hanói, Triângulos Notáveis, Potenciação Floral, Dominó da Radiciação e Descobrindo Ângulos são alguns deles. Para os coordenadores do Projeto de Extensão ‘Desenvolvendo Habilidades matemáticas através de jogos’, professores Yachiko Wakiyama e Francisco Feitosa, o objetivo é atrair estudantes da Educação Básica para o ambiente universitário e permitir a troca de informações. “Os jogos foram elaborados para esta Semana”, afirmou a professora. Dentre eles, o mais procurado pelas meninas é o Dominó Apaixonante, que une fração e geometria.

A Casa da Física, coordenada pelo professor Haroldo Guerreiro, é um dos projetos de extensão de maior alcance social da UFAM e também está representada no evento. Joelma Oliveira é licenciada em Física e pertence hoje à equipe de coordenação do projeto. Ela ajuda a explicar os experimentos aos visitantes, como, por exemplo, a eletricidade que passa através de uma esfera metálica através do corpo humano e atinge as extremidades. A descarga elétrica através das pontas dos cabelos ou dos dedos pode ser sentida por quem se submete ao experimento.