II Semana de Ciência e Tecnologia do ICE tem experimentos de Física

Pregos são usados em uma das peças de demonstraçõesPregos são usados em uma das peças de demonstrações

Para encerrar a II Semana de Ciência e Tecnologia do ICE, alunos do curso de Física expuseram, durante três dias, experiências com materiais de baixo custo para alunos de escolas públicas de Manaus. A atividade aconteceu no hall do Centro de Convivência, no setor Norte da Instituição. 
 
A acadêmica do 6 período do curso, Luana Tavares Reis, explicou que durante o evento, a coordenação do curso se preocupou em aproximar o conteúdo dos assuntos abordados em sala de aula para a comunidade. 
 
"São experimentos de baixo custo, construídos com materiais de baixo custo, tais quais, cano de pvc, garrafas pet, fios e pregos, por exemplo. Estamos com o gerador de Van Der Graaf, anel de thompson, elevador hidráulico, canhão de batata, efeito jaule, cadeira de pregos e equipamento de Looping", explicou. 
 
Antônio Oliveira, mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Ufam, que compunha a equipe de exposição do curso de Física, informou que durante três dias, outros atividades desenvolvidas dentro ds Universidade também puderam ser apresentadas aos visitantes, como as implementadas pela Casa da Física, Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Pet (Programa de Educação Tutorial). 
 
Ele explicou que a ideia era que as ações se voltassem não somente aos acadêmicos de outros cursos, mas principalmente à comunidade em geral, integrada por alunos alunos de escolas públicas. 
 
"Este é um momento muito importante de interação entre a Universidade e a escola pública, tanto que estiveram reunidos, num mesmo espaço, alunos de outros cursos do Instituto de Ciências Extaas. Cada um, dentro de sua especificidade, expuseram seus trabalhos", disse. 

Inicia o I Simpósio de Formação do Professor de Matemática da Região Norte

As atividades do Simpósio ocorrem até o dia 19 de outubro e participam do evento estudantes, professores e pesquisadores de todo o País. Na Conferência de abertura foi realizada na sexta-feira (17), no auditório da Faculdade de Direito (FD). Na área externa, pôsteres sobre temas correlatos são apresentados aos visitantes. Também haverá reuniões dos Grupos de Trabalho da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat).

A primeira mesa redonda teve a apresentação dos professores Cydara Ripoll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Letícia Rangel, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Hilário Alencar, da Universidade Federal de Alagoas. A professora Ripoll apresentou o Livro Companheiro, cujo primeiro volume tem quatro capítulos sobre Números (naturais, inteiros, racionais e reais), e que traz abordagem problematizadora.

Segundo a professora, a ideia é baseada nos estudos do matemático Klein. Trabalho da equipe de pesquisadores está no portal do Projeto Klein. “A Coleção de Livros Companheiros do professor tem como público alvo o professor que leciona Matemática no segundo segmento do ensino fundamental ou médio”, disse a pesquisadora. A professora falou ainda sobre a mudança de paradigma que precisa ocorrer, na qual o professor deve problematizar conceitos e desenvolver sua própria abordagem no ensino de uma Matemática viva e dinâmica.

Educação e Extensão

A estudante do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, Lissa Nareli, apresentou o trabalho ‘As contribuições das disciplinas de prática do ensino e dos projetos de extensão no exercício do estágio’. Ela faz parte do Laboratório de Aplicações Matemáticas da OFOPA e aplicou, durando o estágio, atividades do projeto Cuca Legal. “Hoje em dia não se usa a palmatória, mas encontramos formas dinâmicas de fazer que os alunos aprendam matemática através de piadas, desafios e contas”, disse ela.

Atividades práticas e teóricas envolvem conceito de número, desafios sobre bases numéricas e brinquedos e materiais didáticos curiosos. “Nós precisamos retomar - com os alunos do sétimo e oitavo ano - os conceitos básicos da disciplina, porque muitos deles sentem dificuldades devido à falta de interesse nas aulas tradicionais. Ensinamos polígonos usando palitos de picolé e tachinhas para compor as estruturas e eles conseguem fazer as associações”, explicou.

Programação

Na programação, estão incluídas palestras, mesas redondas, comunicações orais e exibição de pôsteres. Cada participante pode submeter apenas um trabalho e receberá certificado pela apresentação o autor inscrito e participante. Os trabalhos estão sendo apresentados em forma de pôsteres, embora alguns autores possam realizar apresentações orais durante o evento.

Sistema de Bibliotecas disponibiliza conta para biblioteca virtual

O Sistema de Bibliotecas (SISTEBIB) informa que está disponível a conta de teste para consulta e análise da Biblioteca Virtual de Livros Eletrônicos Ebrary® Academic Complete e que esta permanecerá ativa até o dia 12 de novembro para avaliação de toda a comunidade universitária.

O acesso pode ser efetuado por todos os computadores dentro da UFAM pelo link abaixo:

https://trials.proquest.com/trials/trialSummary.action?view=subject&trialBean.token=F52R9VR5QNJY7ODVWU3G

A Ebrary® Academic CompleteT dispõe hoje de 107.000 títulos em diversos idiomas e com acesso multiusuário, ou seja, um mesmo título pode ser acessado simultaneamente por um número ilimitado de usuários sem restrição. O número de títulos está em constante crescimento e é composto pelas principais editoras do mercado acadêmico.

Além disso, a Ebrary® Academic CompleteT inclui: 
.       Coleção em permanente crescimento;
.       Ferramenta DASH!T (Data Sharing, Fast) de repositório institucional; 
.       Menu InfoToolsT, conecta o conteúdo dos livros a fontes externas de informação na web;
.       Estatísticas de uso detalhadas;
.       Ranqueamento de capítulos no resultado das buscas;
.       Estantes virtuais pessoais e compartilháveis para cada usuário;
.       Funções de marcação, anotação e associação a links externos;
.       Função de leitura de textos (acessibilidade);
.       Referenciamento automático;
.       Integração com os gerenciadores de referências RefWorks e EndNote 
.       Integração com o Summon e a plataforma ProQuest.
 
Encaminhamos, para melhor aproveitamento da ferramenta, o Guia de Uso Básico em anexo e os tutoriais em vídeo em português podem ser acessados no link abaixo: <http://www.youtube.com/watch?v=1Tkyjc_S800>

É importante que todos os professores, pesquisadores e alunos tenham conhecimento e avaliem o conteúdo para amparar a decisão do Sistema de Bibliotecas quando a aquisição da base. Para avaliar a Base responder o questionário disponível no link: 

https://docs.google.com/forms/d/1qFRkLF9glZhAyjKm8R42gUhyBNo6KfLpzoEThWhHA4s/viewform

 

 

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