Professora ministra palestra sobre crime e punição

Professora Marilene da Silva, da UERJProfessora Marilene da Silva, da UERJRelatando sua experiência através da pesquisa “O discurso político-jurídico da prisão 1830-1940”, a professora Marilene Rosa Nogueira da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, ministrou palestra com o tema “A Imagem e seus ditos: em foco, a Galeria dos Condenados da Corte”  aos alunos do Programa de Pós-graduação de História na última quarta (22).

A professora trouxe para debate questões sobre Punição e Controle, que tem a preocupação acadêmica e social de refletir sobre os espaços da punição e seus discursos. Pensando: ‘Para quem a Casa de Correção é direcionada?’ E qual sua funcionalidade?’.  A Casa de Correção segundo as fontes e a historiografia sobre o assunto é o lócus de reeducação dos marginalizados da sociedade imperial. “Nesses tempos o pensamento era de que o crime é doença”, pontua a professora.

Marilene da Silva também incentivou os discentes a se aventurar pelos caminhos incertos da pesquisa: “Pensar dói, é um exercício de se quebrar por dentro, um eterno estado de inquietação. A pesquisa é também abandonar caminhos pré-definidos e seguir outros. Existem inúmeras possibilidades e, assim, surgem novas matrizes discursivas”.

ARII publica resultado final do CsF 2014

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), após revisão dos recursos solicitados por candidatos, divulga o resultado final dos nomes homologados para o Programa Ciência sem Fronteira 2014.

Os candidatos homologados devem atentar para o cronograma de sua chamada, principalmente aos prazos finais para anexar todos os documentos. Em breve, a ARII divulgará data do evento "Dia do Intercambista", realizado com a finalidade de orientar e esclarecer dúvidas dos candidatos.

Informações 3305-1753 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (RESULTADO FINAL - SELEÇÃO INTERNA UFAM - CSF 2014.pdf)Resultado Final CsF 2014[ ]522 kB

Seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Apoio Pedagógico – PIAP/2014

Bolsas para melhorar o ensino-aprendizagemBolsas para melhorar o ensino-aprendizagem

 

O Pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas informa a abertura do edital para o processo seletivo de bolsistas ao Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAP). As inscrições iniciam hoje, 22, e vão até o dia 31 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação Acadêmica do Instituto de Ciências Exatas (ICE), no setor Sul do campus.

O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico www.proeg.ufam.edu.br e é exigida uma foto recente (3x4), o formulário de inscrição devidamente preenchido; carta de motivação/justificativa assinada pelo estudante; original e cópia do RG e CPF; termo de compromisso e responsabilidade assinado pelo (a) acadêmico (a); declaração que não tem vínculo empregatício e não recebe bolsa de outro programa; cópia do comprovante de endereço com CEP (original e cópia); histórico escolar comprovando que cursou disciplinas no período 2014/1; regularmente matriculado em disciplinas no curso de licenciatura ou bacharelado já tendo concluído, com bom desempenho, a disciplina para a qual está concorrendo e não tenha mais que duas reprovações no curso.

O Programa Institucional de Bolsas de Apoio Pedagógico (PIAP) desenvolverá ações de caráter permanente, com vistas a oferecer apoio a professores e estudantes dos cursos de graduação da Ufam, de forma vinculada e orientada por eixos norteadores consubstanciados no Projeto Pedagógico Institucional desta Universidade, principalmente no tocante à democratização e à qualidade do ensino superior.

O Projeto tem como objetivo desenvolver ações de apoio pedagógico que favoreçam a permanência e a conclusão de cursos por estudantes da Ufam, proporcionando-lhes suporte didático para que superem suas necessidades básicas de aprendizagem na redução do índice de reprovação e evasão nos diversos cursos de graduação por meio de ações de ensino-aprendizagem, tendo como eixo o acompanhamento intencional aos estudantes com uma ou mais reprovações, promovendo um espaço para refletir, criticamente, sua trajetória acadêmica.

Serão concedidas bolsas de apoio pedagógico para acadêmicos que auxiliarão no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas com maiores índices de retenções em suas respectivas unidades acadêmicas. Serão selecionados bolsistas por área/disciplinas, a serem contemplados com a bolsa de tutoria equivalente a R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, por até 12 (doze) meses. 

 

Anexos:
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