DRPROEX informa sobre o atendimento nos dias 4 e 5 de julho
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam) informa à comunidade universitária que, nos dias 4 (quinta-feira) e 5 (sexta-feira) de julho de 2019, o Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DPROEX) terá apenas expediente interno, em razão de uma força tarefa para garantir a homologação dos PACEs 2019/02. Desde já, agradecemos a compreensão de todos.
Estudantes da Faartes participam de ‘Congresso internacional de Povos Indígenas’ com jogo pedagógico sobre língua indígena
Os estudantes Andreverson Marinho, Marian Barros e Thalita Mota representam a Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) no 3º Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina (3º CIPIAL) que será realizado a partir desta quarta-feira, 3, e vai até o dia 5 (sexta-feira), na Universidade de Brasília, com o tema central ‘Trajetórias, narrativas e epistemologias plurais, desafio comuns’.
Os alunos tiveram artigo selecionado e estarão representando a Faartes no Congresso. A pesquisa é fruto de um trabalho iniciado na disciplina de oficinas pedagógicas, do 4° período de Artes Visuais, ministrada pela professora Cláudia Carnevskis, orientadora dos discentes.
Discutindo em sala de aula sobre materiais didáticos voltados a questões indígenas, produziu-se o jogo pedagógico Dòròtò que em Karajá quer dizer língua, onde através de imagens pode-se ressaltar a importância e presença de palavras indígenas na construção de nossa língua e no cotidiano de nossa sociedade.
O jogo possui três classes de cartas ilustradas que são pronomes, substantivos indígenas e verbos. O jogador terá o desafio de descobrir o significado do substantivo indígena e formar uma frase que pode ter um sentido cômico. Os substantivos também possuem cartas respostas com dicas sobre sua origem, curiosidades e outras variações da palavra.
O jogador escolhe as três cartas, depois tenta adivinhar qual é palavra representada pelas ilustrações das cartas pronomes, substantivos e verbos. Descobrindo as palavras ele monta a frase. Por último ele tem que falar qual é o significado em português da palavra indígena ilustrada no substantivo.
Durante a aplicação pode-se experienciar como o jogo trouxe à tona discussões sobre o apagamento da língua indígena, e como muitas pessoas desconhecem a origem indígena de palavras presentes no vocabulário popular, culinária regional, fauna, flora em diversas regiões do Brasil.
Os alunos estão felizes de ter o trabalho selecionado para apresentação em um congresso internacional e poder contribuir com a arte em uma questão tão importante, principalmente, em um tema como esse.
Curso de Relações Públicas celebra 25 anos de atividades acadêmicas da professora Célia Carvalho
Durante pronunciamento, o coordenador do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), professor Israel Rocha, destacou as relevantes contribuições da professora Célia Carvalho para a Ufam. “São 25 anos e isso não é pouco tempo. Logo, nós, professores do curso de Relações Públicas, consideramos que esse momento merecia uma atenção especial. Assim como fizemos com a professora Laura Jane, queremos expressar nessa solenidade o quanto o trabalho da professora Célia é importante para o curso de Relações Públicas e para a Universidade como um todo, pois ela não foi só professora do curso, como também atuou como assessora de comunicação da Universidade e tudo isso merece reconhecimento por parte de professores, alunos e corpo administrativo de modo geral”, discursou o professor Israel.
Coordenador administrativo da Faculdade de Informação e Comunicação, Gleilson Medins, cumprimentou a docente homenageada. “Desejo expressar no meu discurso tudo o que a professora Célia merece ouvir hoje. Nós nos conhecemos há pouco tempo. Pelo seu perfil, jeito de trabalhar dá pra perceber que ela se esforça e se dedica bastante. Por essas e outras, essa é uma justa homenagem. Meus parabéns”,discursou.
Diretora acadêmica em exercício da FIC, a professora Carla Mara da Silva Silva agradeceu a professora Célia por todos esses anos de dedicação. “Professora, obrigada por toda a sua contribuição para a nossa Universidade. Eu sei o quanto a senhora é dedicada. Sempre chega cedo para preparar a sala e oferecer o melhor aos seus alunos. Os alunos são apaixonados pelas aulas dela. Parabéns, professora e que ainda possamos usufruir por muito tempo de sua presença”, discursou.
Homenagem bem-vinda
A professora Célia Carvalho declarou que a homenagem é muito bem-vinda. “Estou extremamente feliz. Entrei em 1993 como professora substituta e em 1994 como professora de carreira. Esses anos na Ufam me fizeram ver que não caminhamos sozinhos. Estou aqui por todas as pessoas que contribuíram para ser o que sou e me sinto feliz por ter contribuído para a formação de tantos alunos. Pretendo continuar por mais cinco anos atuando na docência, nos projetos de extensão e na orientação de projetos de pesquisa de meus alunos”, declarou a docente homenageada.
Gratidão
Egressos e colegas de Departamento também proferiram discurso em homenagem à professora Célia Carvalho. Docente do curso de Relações Públicas, a professora Aline Lira destacou as contribuições da professora Célia Carvalho a sua caminhada profissional. “A docência exige muita entrega. É uma jornada cansativa e a Célia tem um perfil muito intenso. Hoje é um dia de gratidão e agradeço à Célia por ter me indicado para estágios e empregos. É uma pessoa que merece essa homenagem , merece a nossa gratidão”, ressaltou a colega de Departamento.
Também professor do Departamento de Relações Públicas, o professor Jonas Gomes relembrou os tempos em que foi aluno da professora Célia. “Eu fui aluno da professora Célia em 2008. Ela trabalhava na Assessoria de Comunicação da Universidade e ministrava disciplinas. Fui editor do Mural Expresso, que é coordenado por ela. Hoje, na condição de professor, vejo que ela, ao criar experiências de aprendizagem, favorece o processo de formação. É uma satisfação muito grande tê-la como minha colega. Ela tem um amor muito grande pelo curso e isso é inspirador. Célia é comprometimento, intensidade e amor”, afirmou o professor.
A professora Judy Tavares destacou a relação da docente homenageada com os egressos.“Para mim, a marca da Célia é a relação com os egressos. Ela indica seus alunos para vagas no mercado de trabalho e isso é muito bom. Ela ajuda a formar e a ter uma colocação no tão concorrido mercado de trabalho”, destacou.
Relações públicas do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/ EBSERH), Alberto Jean Fermin, também homenageou a professora. “Todo mundo sai enlouquecido das aulas da professora Célia, mas tudo o que vivemos com ela é o mais próximo do que vivemos no mercado de trabalho”, ressaltou.
A homenagem foi realizada no auditório Rio Solimões da Universidade Federal do Amazonas, Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.
Perfil
Professora Adjunta do curso de Relações Públicas/UFAM, a professora Célia Carvalho ingressou como docente de carreira da Ufam no ano de 1994. Graduada em Comunicação Social/ Relações Públicas (1992), é doutora em Biotecnologia e mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas .