Faculdade de Ciências Farmacêuticas abre seleção para Programa de Monitoria 2019/2
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), está com inscrições abertas para o Programa de Monitoria 2019.2. Os candidatos podem se inscrever até o dia 28 de junho, das 9h às 17h, na Coordenação Acadêmica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Serão ofertadas três vagas para bolsistas e oito para não bolsistas.
Estão aptos para concorrer os alunos com aproveitamento de, no mínimo, dois períodos letivos na Ufam; tiver cursado a disciplina em que atuará como monitor e nela ter obtido média igual ou superior a 7,0; apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 5,0; estar cursando o mínimo de três disciplinas, exceção feita aos finalistas; não ser beneficiário de outra bolsa na Ufam, em caso de monitor bolsista; e ter disponibilidade de tempo para exercer a monitoria.
Os documentos necessários para efetuar a inscrição são: histórico escolar atualizado, comprovante de matrícula e ficha de cadastro de monitor.
Vagas
Icsez recebe o XVIII Intercom Norte
Desde ontem, 24 de junho, o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), campus da Ufam em Parintins, recebe o XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte - Intercom Norte, com a temática “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”.
Durante o dia ocorreram apresentações culturais, oficinas, minicursos e mesas redondas com discussões relacionadas ao tema do evento. O congresso conta com a presença de graduandos e recém graduados em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da região norte, assim como pesquisadores e profissionais da área.
A abertura do evento aconteceu às 19h, no auditório do Instituto, com a presença do presidente do Intercom Nacional, professor Giovandro Ferreira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O evento ocorre até o dia 26 de junho e está aberto a toda comunidade parintinense.
Estudantes de Design realizam exposição
Em torno de 50 estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram hoje, 24, no hall da Faculdade de Tecnologia (FT), a 1ª Exposição de trabalhos ‘Visual Concept’, com o tema: Design, Gestalt, Música. Ao todo, são 25 trabalhos dos estudantes do 1º período, em atividade da disciplina de Metodologia Visual, ministrada pela professora Karla Mazarello Maciel Pacheco, que também é coordenadora da exposição.
A atividade teve o objetivo de divulgar princípios, conceitos e técnicas estudados sobre os elementos da linguagem visual e a sua representatividade e na ótica da Gestalt (teoria da forma). São trabalhos finais da disciplina de Metodologia Visual, apresentados numa exposição, reunindo todos os conceitos que eles aprenderam na disciplina no primeiro semestre. Os estudantes se prepararam ao longo do período para fazer trabalhos que reunissem uma relação com uma temática.
O desafio era compor um painel visual com base numa música que faça parte da trilha sonora de filme, animação ou game. A partir disso, simular por meio da técnica manual Paper Cut o conteúdo temático escolhido pelos discentes, de modo a retratar o conceito visual do Design e, no mínimo, a aplicação de cinco leis da Gestalt (método de leitura visual da forma), através de uma cena ou de um contexto específico envolvendo a temática atribuída aos produtos da exposição.
A professora Karla Mazarello afirmou que o primeiro contato que o Design tem para evidenciar seus projetos é através do visual. “A comunicação visual faz que os alunos despertem uma série de conhecimentos relacionados à análise visual. Ver o mundo com outros olhos, perceber melhor as formas, as cores, uma representação gráfica, o mais próximo daquilo que é a realidade é importante nessa formação. Eles assistiram a muitos clipes, avaliaram conceitos aplicados nos clipes, em figuras, pinturas, desenhos, entre outros. Eles sabem que tudo que aprenderam em sala de aula são temas aplicados ao Design. O desafio foi reunir todos os conceitos e aplicar nos trabalhos expostos”, disse a professora.
Troca e aprendizado
“A participação é importante porque pudemos aplicar todos os conceitos que aprendemos na disciplina Metodologia Visual na sala de aula. As principais noções conceituais aplicamos nos trabalhos que fizemos. Além disso, apresentamos nossas percepções ao público”, afirmou o estudante Gerfeson Furtado.
Já o estudante Jonas Pereira Prado disse que elaborar os trabalhos para a exposição foi um desafio porque foi preciso aplicar as noções de formas, de cores e de como são utilizados para chegar ao resultado. “Para elaborar os trabalhos da exposição utilizamos noções de formas e de cores que aprendemos na disciplina Metodologia Visual. Fizemos uma cena de um filme e de como se relaciona com a música. Foi uma experiência muito boa que tivemos”, disse o aluno Jonas Prado.
O acadêmico Gustavo Serrão destacou que o trabalho elaborado para a exposição desperta a criatividade do aluno e, ao mesmo tempo, instiga-o a aprender se divertindo. “É um trabalho que desperta a criatividade do aluno, isso é bem legal, porque acabamos nos divertindo. A exposição é o resultado do que aprendemos na teoria e sua aplicação. É importante para formação e ficamos muito animados ao fazê-lo”, ressaltou Gustavo Serrão.