Estudantes da Faartes participam de ‘Congresso internacional de Povos Indígenas’ com jogo pedagógico sobre língua indígena

Foto: Neuton GomesFoto: Neuton GomesPor Juscelino Simões/com texto base de Neuton Gomes
Equipe Ascom

Os estudantes Andreverson Marinho, Marian Barros e Thalita Mota representam a Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) no  3º Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina (3º CIPIAL) que será realizado a partir desta quarta-feira, 3, e vai até o dia 5 (sexta-feira), na Universidade de Brasília, com o tema central ‘Trajetórias, narrativas e epistemologias plurais, desafio comuns’.

Os alunos tiveram artigo selecionado e estarão representando a Faartes no Congresso. A pesquisa é fruto de um trabalho iniciado na disciplina de oficinas pedagógicas, do 4° período de Artes Visuais, ministrada pela professora Cláudia Carnevskis, orientadora dos discentes.

Discutindo em sala de aula sobre materiais didáticos voltados a questões indígenas, produziu-se o jogo pedagógico Dòròtò que em Karajá quer dizer língua, onde através de imagens pode-se ressaltar a importância e presença de palavras indígenas na construção de nossa língua e no cotidiano de nossa sociedade.

O jogo possui três classes de cartas ilustradas que são pronomes, substantivos indígenas e verbos. O jogador terá o desafio de descobrir o significado do substantivo indígena e formar uma frase que pode ter um sentido cômico. Os substantivos também possuem cartas respostas com dicas sobre sua origem, curiosidades e outras variações da palavra.

O jogador escolhe as três cartas, depois tenta adivinhar qual é palavra representada pelas ilustrações das cartas pronomes, substantivos e verbos. Descobrindo as palavras ele monta a frase. Por último ele tem que falar qual é o significado em português da palavra indígena ilustrada no substantivo.

Durante a aplicação pode-se experienciar como o jogo trouxe à tona discussões sobre o apagamento da língua indígena, e como muitas pessoas desconhecem a origem indígena de palavras presentes no vocabulário popular, culinária regional, fauna, flora em diversas regiões do Brasil.

Os alunos estão felizes de ter o trabalho selecionado para apresentação em um congresso internacional e poder contribuir com a arte em uma questão tão importante, principalmente, em um tema como esse.