‘Mostra de Cosmetologia’ de alunos do curso de Farmácia promove inovação tecnológica

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

Estudantes de Farmácia promoveram nesta segunda-feira, 1º de julho, ‘Mostra de Cosmetologia’ da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A Mostra ocorreu no hall de entrada do auditório da FCF e reuniu a exposição de produtos desenvolvidos pelos estudantes do 5º período do curso, resultado das aulas práticas da disciplina de Cosmetologia, ministrada pela professora Ellen Regina da Costa Paes.

Os alunos do curso de Farmácia da Ufam promoveram nesta manhã de segunda, dia 1º, ‘Mostra de Cosmetologia’, com a exposição de produtos elaborados a partir de matérias-primas que são descartadas no dia a dia pela população. A mostra é resultado do trabalho realizado durante as aulas práticas da disciplina, com a manipulação de matérias-primas como cascas, caroços de frutas e legumes processados.

As etapas do trabalho incluíram extração, liofilização e ao final, a formulação. Da casca e do caroço de pupunha, por exemplo, foram feitos um shampoo para cabelos lisos e um tônico capilar. Além da pupunha, há produtos que utilizam casca de batata, banana, alho, abacate, laranja, beterraba, berinjela, jerimum e maracujá. Além do trabalho específico de manipular substâncias, os alunos também desenvolveram argumentos gráficos nas embalagens, nas cores dos produtos e no aroma.

A professora responsável pela disciplina Cosmetologia, Ellen Regina da Costa Paes, ressaltou que a Mostra é resultado do trabalho dos alunos, realizados durante o período das aulas práticas da disciplina, que receberam um desafio de transformar resíduos em produtos cosméticos. “É o resultado do trabalho dos alunos realizado durante as aulas práticas da disciplina. Coloquei um desafio aos alunos de transformar resíduos, coisas que iam para lixo, casca de fruta, de legumes, em produtos cosméticos. Expliquei que podemos transformar resíduos em produtos para uso diário. São diversos produtos feitos destes materiais com o objetivo de despertar para o empreendedorismo e incentivar para a pesquisa. O trabalho agrega conhecimento aos estudantes. Os estudantes tiveram a orientação da técnica de laboratório de farmácia, Maria Dorotéia Couto, do monitor Felipe Tashiro e da estagiária-docência, Bárbara Janaína Paula da Silva” ressaltou a professora Ellen Regina.

O estudante Henrique Gomes Martins destacou que a utilização de frutos amazônicos para obtenção de produtos cosméticos é enriquecedora porque a Amazônia tem um potencial grande na produção de cosméticos e outras substâncias. “Produzimos a partir da casca e do caroço da Pupunha uma linha de produtos para banho. Fizemos o shampoo, condicionador, tônico capilar, sais de banho, sabonete simples e sabonete esfoliante. A Pupunha possui algumas substâncias que conferem uma atividade hidratante, antioxidante, na pele, no cabelo. A utilização de frutos amazônicos para obtenção de cosméticos é enriquecedora porque a Amazônia tem uma grandiosa biodiversidade e um enorme potencial na produção de cosméticos e outras substâncias. O trabalho foi importante na nossa formação porque aprendemos todo o processo de transformação”, disse Henrique Gomes.

“Fizemos um creme hidratante para os pés a partir do alho com propriedades antioxidante e antimicrobiana. Também produzimos uma cera para a fortificação das unhas com o extrato do alho. Combinamos substâncias para inibir o aroma do alho no produto que tanto incomoda. Aprendemos sobre inovação tecnológica ao desenvolver produtos a partir de resíduos que são descartados diariamente”, ressaltou o estudante Carlos Henrique Lamego Guimarães.