Estudantes de Design realizam exposição

Professora Karla Manzarello Pacheco fala aos estudantes na exposição 'Visual Concept'Professora Karla Manzarello Pacheco fala aos estudantes na exposição 'Visual Concept'Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

Em torno de 50 estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram hoje, 24, no hall da Faculdade de Tecnologia (FT), a 1ª Exposição de trabalhos ‘Visual Concept’, com o tema: Design, Gestalt, Música. Ao todo, são 25 trabalhos dos estudantes do 1º período, em atividade da disciplina de Metodologia Visual, ministrada pela professora Karla Mazarello Maciel Pacheco, que também é coordenadora da exposição.  

A atividade teve o objetivo de divulgar princípios, conceitos e técnicas estudados sobre os elementos da linguagem visual e a sua representatividade e na ótica da Gestalt (teoria da forma). São trabalhos finais da disciplina de Metodologia Visual, apresentados numa exposição, reunindo todos os conceitos que eles aprenderam na disciplina no primeiro semestre. Os estudantes se prepararam ao longo do período para fazer trabalhos que reunissem uma relação com uma temática.

O desafio era compor um painel visual com base numa música que faça parte da trilha sonora de filme, animação ou game. A partir disso, simular por meio da técnica manual Paper Cut o conteúdo temático escolhido pelos discentes, de modo a retratar o conceito visual do Design e, no mínimo, a aplicação de cinco leis da Gestalt (método de leitura visual da forma), através de uma cena ou de um contexto específico envolvendo a temática atribuída aos produtos da exposição.

A professora Karla Mazarello afirmou que o primeiro contato que o Design tem para evidenciar seus projetos é através do visual. “A comunicação visual faz que os alunos despertem uma série de conhecimentos relacionados à análise visual. Ver o mundo com outros olhos, perceber melhor as formas, as cores, uma representação gráfica, o mais próximo daquilo que é a realidade é importante nessa formação. Eles assistiram a muitos clipes, avaliaram conceitos aplicados nos clipes, em figuras, pinturas, desenhos, entre outros. Eles sabem que tudo que aprenderam em sala de aula são temas aplicados ao Design. O desafio foi reunir todos os conceitos e aplicar nos trabalhos expostos”, disse a professora.

Troca e aprendizado

“A participação é importante porque pudemos aplicar todos os conceitos que aprendemos na disciplina Metodologia Visual na sala de aula. As principais noções conceituais aplicamos nos trabalhos que fizemos. Além disso, apresentamos nossas percepções ao público”, afirmou o estudante Gerfeson Furtado.

Já o estudante Jonas Pereira Prado disse que elaborar os trabalhos para a exposição foi um desafio porque foi preciso aplicar as noções de formas, de cores e de como são utilizados para chegar ao resultado. “Para elaborar os trabalhos da exposição utilizamos noções de formas e de cores que aprendemos na disciplina Metodologia Visual. Fizemos uma cena de um filme e de como se relaciona com a música. Foi uma experiência muito boa que tivemos”, disse o aluno Jonas Prado.

O acadêmico Gustavo Serrão destacou que o trabalho elaborado para a exposição desperta a criatividade do aluno e, ao mesmo tempo, instiga-o a aprender se divertindo. “É um trabalho que desperta a criatividade do aluno, isso é bem legal, porque acabamos nos divertindo. A exposição é o resultado do que aprendemos na teoria e sua aplicação. É importante para formação e ficamos muito animados ao fazê-lo”, ressaltou Gustavo Serrão.    

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable