Andrea Viviana Waichman consagra-se professora titular ao defender Memorial Acadêmico

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

A professora Andrea Viviana Waichman defendeu, na tarde de quarta-feira, 27, no auditório Professor Altair Fernandes dos Santos, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), setor Sul do Campus Universitário, memorial acadêmico que é requisito para obter a promoção à última classe da carreira do Magistério Superior, de professora titular.

A diretora do ICB, professora Rozana de Medeiros Souza Galvão, falou, além desta, outras importantes defesas deverão ocorrer ainda neste semestre.  O presidente da Banca Examinadora, professor Jayclione Luís Marcom, ficou responsável por apresentar os demais membros avaliadores, professores Nídia Noemi Fabré, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Jean Remy Davée Guimarães, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Maria Tereza Fernandes Piedade, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). Em seguida, iniciou os trabalhos.

Defesa

A professora Andrea Waichman pontuou: "Escrever sobre o memorial é um momento de reflexão diante de nossa trajetória acadêmica, e nos permite elaborar uma autocrítica da própria atuação durante a nossa existência". Ela destacou a condução das ações processuais pela diretora do ICB, professora Rozana Galvão, e outras personalidades que permitiram a  realização da defesa. “A escolha da Banca Examinadora é delicada e importante, pois, são pessoas que fizeram parte da minha trajetória, e que têm o reconhecimento em suas áreas de atuação... A melhor contribuição que se pode ter é a contribuição deles”, analisou a professora.

A professora Waichman dividiu o memorial em várias etapas cronológicas, relatando fatos desde quando era estudante do ensino fundamental, do ensino médio e do curso, universitário, passando pelo exercício da docência, da pesquisa e da gestão. Nesse ponto, a professora fez um link para cada etapa percorrida, associando importantes personalidades que contribuíram para a sua formação no que tange aos aspectos intelectual, cultural e humanitário. Segundo ela, a partir de um olhar diferenciado, é possível sim transformar realidades. Nesse sentido, a docente dá grande importância à profissão de professor, ao frisar o quanto ela pode contribuir para o desenvolvimento social.

Vida e Academia

Nascida na Argentina e morando há mais de 25 anos no Amazonas, ela se intitula uma amante da Amazônia. A professora disse que sempre se identificou com a docência, mas não tinha percebido o quanto isso era importante aos alunos. Ela relata uma situação quando havia lido uma tese de aluno de doutorado em que dispõe agradecimentos a professora pelo valor do professor inspirador. “Eu me senti plenamente realizada, satisfeita pelo reconhecimento de minha trajetória e pela habilidade de ensinar. Acredito que a nossa função como docente é a de inspirar”, disse a pesquisadora.

“Com o tempo, no ofício de professor, nós esquecemos que precisamos ser criativos no espaço da escola, seja privado, mas - fundamentalmente - da escola pública. Quando se fala em escola, a Universidade é uma escola. É um espaço de democracia, de tolerância, de discussão das ideias, qualquer que sejam, para que possamos ouvi-las antes de criticá-las. E, lamentavelmente, com o tempo, nós perdemos isso. Todos os dias, quando entro em sala de aula, fico pensando que precisamos de mais espaço para criar. Então eu estimulo meus alunos a participarem de discussões. Nós precisamos ser criativos”, reafirmou a oradora.

A professora continuou: “.... os jovens que estão na Universidade estão vivenciando um momento que não foi o nosso momento. As mídias sociais tem um papel fundamental. O celular é quase que um apêndice de nosso braço, mas nós insistimos em continuar ensinando, com praticamente, com o giz e a lousa, sem trazer essa tecnológicas, e fundamentalmente, sem trazer as experiências. Os alunos estão vivenciando muito o que está sendo dito, mas eles não tem ter contado com a natureza, de conhecer profundamente a realidade de ter contato com o colega. A minha atuação cada vez mais esta sendo pautada numa experiência diferenciada tentando inspirar os jovens".

Ao final, a professora agradeceu as pessoas mais próximas, seus familiares e demais profissionais que contribuíram no dia a dia de sua trajetória na Academia. “Muitas delas não estão aqui, e não terei a capacidade e a memória para nomeá-las, mas devo agradecê-las pessoalmente”, finalizou a docente.

Proext realiza seminário “O papel da Ufam no processo de desenvolvimento do Amazonas”

Professor José Ribamar Bessa Freire  foi o palestrante do evento

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante pronunciamentoReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta quinta-feira, 28, aconteceu o Seminário “O papel da Ufam no processo de Desenvolvimento do Amazonas”. Promovido pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, o evento ocorreu no Auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES/ Ufam), no setor Norte do Campus Universitário.

A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o qual destacou a importância da realização do Fórum. “É uma honra para a Ufam ser a protagonista desse processo de construção de como vamos olhar o futuro do Amazonas a partir de nossas potencialidades regionais. É um debate importante, principalmente para vocês, que são mais jovens e que irão usufruir do que for decido e planejado aqui através da efetiva intervenção em políticas públicas, como a que ocorrerá em Humaitá, no próximo mês de abril, em que a parceria da nossa Universidade com a Fundação Soka agirá na solução relacionada ao lixão nas proximidades da cabeceira da pista do aeroporto do município de Humaitá. É essa Universidade atuante que queremos oferecer à sociedade”, discursou o reitor.


O pró-reitor de Extensão, professor João Ricardo Bessa Freire, ressaltou que o papel da Universidade, em qualquer país do mundo, é melhorar o índice de desenvolvimento humano. “Entendemos a importância do papel da Universidade e, por isso, todo o trabalho da Administração Superior da Ufam, da nossa Pró-reitoria de Extensão é orientado para esse caminho e o presente Fórum surgiu com o objetivo de identificar problemas e propor soluções, unindo esforços locais e internacionais para cumprir essa missão”, pronunciou-se o pró-reitor de Extensão.

 Instituto Soka – parceria

Parceiro do Fórum, o presidente da Brasil Soka Gakai Internacional, Miguel Shiratori, destacou a atuação do Instituto Soka de Estudos e Pesquisas Ambientais na região amazônica e compartilhou o pensamento do doutor Daisaku Ikeda, mentor das ações da Soka Gakkai. “Nosso Instituto vem atuando na região amazônica há 29 anos, procurando através de parcerias com Instituições, entidades governamentais e empresas, desenvolver ações em prol da defesa do meio ambiente. Ao refletir de que maneira se pode defender a Amazônia como a ‘casa da vida’ e como harmonizar esse ato com o desenvolvimento sustentável, o doutor Daisaku Ikeda defendia que, para alcançar esse propósito, é necessário concentrar toda a sabedoria do homem e uma das formas dessa sabedoria é o conhecimento dos próprios nativos da Amazônia, com os quais podemos aprender muito. A herança deles nos ensina que o céu, a terra, os pássaros e também o homem mantêm um perfeito interrelacionamento e respiram igualmente como se fossem um único corpo. Eles nos ensinam a ver a Terra como uma única grande vida”, ressaltou Miguel Shiratori.

Também compuseram a mesa de honra o vice-coordenador do Fórum, professor José Humberto Michiles, o professor Almir Menezes, o professor Maurício Brilhante e o coordenador do internato rural da Faculdade de Medicina, professor Antônio Pádua Ramalho.

Palestra

Após a solenidade de abertura, houve a palestra do professor José Ribamar Bessa Freire, o qual abordou a necessidade da interlocução de saberes para construir uma Universidade em conexão com os problemas amazônicos. “O papel da Ufam é o compromisso com sua realidade, com a mudança de tudo aquilo que oprime, levando em consideração que o conhecimento não é filho da simpatia, mas do embate de ideias e o debate é salutar para a construção da Universidade que se deseja, da Universidade que é possível”, argumentou o conferencista.

Professor José Ribamar Bessa Freire, da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), foi o conferencista do eventoProfessor José Ribamar Bessa Freire, da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), foi o conferencista do eventoParticipante do Fórum, o aluno do terceiro período do curso de Química, Luan Neves da Silva, estava ansioso para os aprendizados da palestra. “Fiquei sabendo da palestra através de meu professor de Metodologia científica, professor Marcos Machado, que falou extremamente bem do professor José Ribamar Bessa Freire. O legal é que ele realmente proporciona olharmos o papel da Universidade por diversos aspectos, caminhos, não apenas aquele em que ficamos em nossas salas de aula estudando apenas as nossa disciplinas, mas articulando os diversos saberes que são construídos tanto aqui dentro da Universidade quanto fora dela”, ressaltou o acadêmico.

Sobre o Fórum de Desenvolvimento do Amazonas

O Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas surgiu como uma iniciativa dá Pró-reitoria de Extensão da Ufam para oferecer subsídios, de modo a contribuir para a solução dos problemas mais graves que entravam o desenvolvimento econômico e social do Estado e afligem a população amazonense. Outro objetivo do Fórum é auxiliar na formação acadêmica dos estudantes e pesquisadores através do levantamento de problemas é hipóteses que possam instigar o desenvolvimento de pesquisa regional, estimulando a proliferação de uma consciência amazônica voltada para a solução de problemas regionais, a partir de suas condições reais objetivas e no contexto de uma política de desenvolvimento autossustentável.

Progesp homologa inscrições de auxílios estudantis 2019

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), no uso de suas atribuições, torna pública a homologação das inscrições dos editais 007/2019 (Auxílio Acadêmico), 008/2019 (Auxílio Moradia), 009/2019 (Participação em Eventos Científicos, Tecnológicos, Esportivos e Culturais - Pectec),  010/2019 (Material Didático de Alto Custo - Matdac) e 011/2019 (Auxílio Creche).

As homologações estão disponíveis na página da Pró-reitoria (Acesse o link).

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 1795

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