Proext realiza seminário “O papel da Ufam no processo de desenvolvimento do Amazonas”

Professor José Ribamar Bessa Freire  foi o palestrante do evento

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante pronunciamentoReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta quinta-feira, 28, aconteceu o Seminário “O papel da Ufam no processo de Desenvolvimento do Amazonas”. Promovido pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, o evento ocorreu no Auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES/ Ufam), no setor Norte do Campus Universitário.

A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o qual destacou a importância da realização do Fórum. “É uma honra para a Ufam ser a protagonista desse processo de construção de como vamos olhar o futuro do Amazonas a partir de nossas potencialidades regionais. É um debate importante, principalmente para vocês, que são mais jovens e que irão usufruir do que for decido e planejado aqui através da efetiva intervenção em políticas públicas, como a que ocorrerá em Humaitá, no próximo mês de abril, em que a parceria da nossa Universidade com a Fundação Soka agirá na solução relacionada ao lixão nas proximidades da cabeceira da pista do aeroporto do município de Humaitá. É essa Universidade atuante que queremos oferecer à sociedade”, discursou o reitor.

O pró-reitor de Extensão, professor João Ricardo Bessa Freire, ressaltou que o papel da Universidade, em qualquer país do mundo, é melhorar o índice de desenvolvimento humano. “Entendemos a importância do papel da Universidade e, por isso, todo o trabalho da Administração Superior da Ufam, da nossa Pró-reitoria de Extensão é orientado para esse caminho e o presente Fórum surgiu com o objetivo de identificar problemas e propor soluções, unindo esforços locais e internacionais para cumprir essa missão”, pronunciou-se o pró-reitor de Extensão.

Instituto Soka – parceria

Parceiro do Fórum, o presidente da Brasil Soka Gakai Internacional, Miguel Shiratori, destacou a atuação do Instituto Soka de Estudos e Pesquisas Ambientais na região amazônica e compartilhou o pensamento do doutor Daisaku Ikeda, mentor das ações da Soka Gakkai. “Nosso Instituto vem atuando na região amazônica há 29 anos, procurando através de parcerias com Instituições, entidades governamentais e empresas, desenvolver ações em prol da defesa do meio ambiente. Ao refletir de que maneira se pode defender a Amazônia como a ‘casa da vida’ e como harmonizar esse ato com o desenvolvimento sustentável, o doutor Daisaku Ikeda defendia que, para alcançar esse propósito, é necessário concentrar toda a sabedoria do homem e uma das formas dessa sabedoria é o conhecimento dos próprios nativos da Amazônia, com os quais podemos aprender muito. A herança deles nos ensina que o céu, a terra, os pássaros e também o homem mantêm um perfeito interrelacionamento e respiram igualmente como se fossem um único corpo. Eles nos ensinam a ver a Terra como uma única grande vida”, ressaltou Miguel Shiratori.

Também compuseram a mesa de honra o vice-coordenador do Fórum, professor José Humberto Michiles, o professor Almir Menezes, o professor Maurício Brilhante e o coordenador do internato rural da Faculdade de Medicina, professor Antônio Pádua Ramalho.

Palestra

Após a solenidade de abertura, houve a palestra do professor José Ribamar Bessa Freire, o qual abordou a necessidade da interlocução de saberes para construir uma Universidade em conexão com os problemas amazônicos. “O papel da Ufam é o compromisso com sua realidade, com a mudança de tudo aquilo que oprime, levando em consideração que o conhecimento não é filho da simpatia, mas do embate de ideias e o debate é salutar para a construção da Universidade que se deseja, da Universidade que é possível”, argumentou o conferencista.

Professor José Ribamar Bessa Freire, da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), foi o conferencista do eventoProfessor José Ribamar Bessa Freire, da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), foi o conferencista do eventoParticipante do Fórum, o aluno do terceiro período do curso de Química, Luan Neves da Silva, estava ansioso para os aprendizados da palestra. “Fiquei sabendo da palestra através de meu professor de Metodologia científica, professor Marcos Machado, que falou extremamente bem do professor José Ribamar Bessa Freire. O legal é que ele realmente proporciona olharmos o papel da Universidade por diversos aspectos, caminhos, não apenas aquele em que ficamos em nossas salas de aula estudando apenas as nossa disciplinas, mas articulando os diversos saberes que são construídos tanto aqui dentro da Universidade quanto fora dela”, ressaltou o acadêmico.

Sobre o Fórum de Desenvolvimento do Amazonas

O Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas surgiu como uma iniciativa dá Pró-reitoria de Extensão da Ufam para oferecer subsídios, de modo a contribuir para a solução dos problemas mais graves que entravam o desenvolvimento econômico e social do Estado e afligem a população amazonense. Outro objetivo do Fórum é auxiliar na formação acadêmica dos estudantes e pesquisadores através do levantamento de problemas é hipóteses que possam instigar o desenvolvimento de pesquisa regional, estimulando a proliferação de uma consciência amazônica voltada para a solução de problemas regionais, a partir de suas condições reais objetivas e no contexto de uma política de desenvolvimento autossustentável.