Vice-reitor participa de Congresso nos Estados Unidos

Durante o encontro são discutidas questões relevantes sobre as universidades americanas, como programas de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) a estudantes oriundos de Países membros da OEA.

Vice-reitor Jacob Cohen (à direita) com o reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Tourinho, durante o Congresso nos EUAVice-reitor Jacob Cohen (à direita) com o reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Tourinho, durante o Congresso nos EUA

 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Teve início nesta segunda-feira, 26, na sede da OEA (Organização dos Estados Americanos), na cidade de Washington DC, o 6º Seminário de Internacionalização Universitária e Workshop de Trabalho Programas Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB.

O encontro é promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), via Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Emprego (DDHE); pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), além de contar com o apoio da Organização Pan-americana de saúde (OPAS/OMS).

Entre os assuntos discutidos durante o evento estão as questões relevantes sobre as universidades americanas, os programas de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) a estudantes oriundos de Países membros da OEA e o papel das universidades no desenvolvimento de sua nação.

O evento tem participação de representantes de Universidades Brasileiras, dentre eles, o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor doutor Jacob Cohen.

Na reunião desta quarta-feira, 28, os representantes das universidades brasileiras discutem mudanças no edital para adesão de estudantes oriundos de países membros da OEA em instituições universitárias no Brasil.

As bolsas disponibilizadas pelo programa são para mestrado e doutorado. Os congressistas avaliam os critérios de escolha desses alunos, os desafios em promover o programa de bolsas, a importância do intercâmbio cultural e de conhecimento entre estudantes estrangeiros e a comunidade acadêmica local.

 

Em Cuba, Ufam participa do 11º Congresso Internacional de Educação Superior

Delegação da Ufam apresentou os Programas de Estágio Social Curricular (PESC), Centro de Estudos de Línguas (CEL) e Idiomas sem Fronteiras (IsF)

 

Pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, durante apresentação do Programa de Estágio Social Curricular (PESC)Pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, durante apresentação do Programa de Estágio Social Curricular (PESC)

 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
 

Realizado de 12 a 16 de fevereiro, no Palácio de Convenções de Havana, o 11º Congresso Internacional de Educação Superior teve como lema "A Universidade e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".

Durante o encontro, os congressistas debateram sobre temas como “Perspectivas da Educação Superior ante as metas da Agenda 2030”; “A pós-graduação para um desenvolvimento sustentável; "A pedagogia e os fundamentos de uma educação superior inclusiva”, “A virtualização da Educação Superior”, entre outros.

Delegação da Ufam

Representaram a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) o pró-reitor de Extensão, professor João Ricardo Bessa Freire; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal; o diretor da Faculdade de Letras (FLet), professor Wagner Barros Teixeira; a coordenadora do Programa CEL na Ufam, professora Maria Perpétua Pessoa; a coordenadora do curso de LIBRAS no CEL e do Programa Libras e Trilhas, professora Joana Angélica Monteiroe o intérprete de Libras, Joabe Barbosa. 

 

Apresentação do PESC

Para a professora Joana Angélica Monteiro, o Congresso promoveu reflexão sobre a diversidade inclusiva em relação ao surdoPara a professora Joana Angélica Monteiro, o Congresso promoveu reflexão sobre a diversidade inclusiva em relação ao surdoO Congresso também abrigou o Encontro Internacional de Extensão, oportunidade em que o pró-reitor de Extensão, professor João Ricardo Bessa Freire, apresentou o Programa de Estágio Social Curricular (PESC).“Apresentamos o PESC, que consiste na reedição do Projeto Rondon, mas de uma forma mais regionalizada. Nossa proposta é que todo graduando da Ufam, a partir de regulamentação pelo Consuni, possa realizar o Estágio Social Curricular com as habilidades que foram cultivadas na graduação, seja aplicando questionários socioeconômicos nos municípios onde a Ufam tem sede, na periferia de Manaus ou atuando de acordo com a missão para a qual for designado. Pretendemos articular todas as áreas de pesquisa da Ufam para atuar nesses municípios e em áreas periféricas de Manaus, trabalhando em cima da realidade, conhecendo as reais demandas da sociedade. Queremos, como Universidade, dar respostas concretas aos problemas dos municípios”, declarou o pró-reitor.

 

Programas CEL e IsF

A Faculdade de Letras (FLet) apresentou dois trabalhos durante o Congresso, baseados em ações desenvolvidas no âmbito da Ufam na área de Internacionalização e na área de Extensão.  “Na área de internacionalização, o trabalho que foi apresentado pela professora Maria Perpétua Pessoa e por mim abordou ações de Extensão que desenvolvemos na Ufam, apoiando o processo de internacionalização da/na Universidade, principalmente por meio dos Programas Centro de Estudos de Línguas (CEL) e Idiomas sem Fronteiras (IsF). O outro trabalho, apresentado pela professora Joana Angélica Monteiro e por mim, marcou de forma singular o Congresso. Foi a primeira vez em que um docente surdo utilizou a Língua de Sinais para a apresentação de um trabalho durante o Congresso. Abordamos a relação entre Extensão e Ensino na Ufam e, de forma específica, como o Programa CEL tem apoiado na formação dos acadêmicos de Letras - LIBRAS. Também tivemos a oportunidade de conhecer as experiências universitárias desenvolvidas em instituições do Caribe, da América Latina e de demais parte do mundo e, pelo que conhecemos, ficou muito evidente que as ações de extensão na Ufam são desenvolvidas de maneira exitosa”, ressaltou o diretor da FLet, professor Wagner Teixeira.

Pioneirismo

A coordenadora do Programa CEL na Ufam, professora Maria Perpétua Pessoa, que apresentou trabalho na área da Internacionalização, ressaltou que o CEL está na vanguarda das ações que proporcionam a internacionalização do Ensino Superior na Ufam. “Ao participar desse Congresso Internacional, percebemos que a internacionalização do Ensino Superior é o tema de destaque e que, olhando para a Ufam, através do Programa CEL, estamos há quase três décadas promovendo essa internacionalização”, observou a professora.

Compromisso Social e Inclusão

A participação no 11º Congresso Internacional de Educação Superior proporcionou apresentar a comunidade acadêmica local e internacional o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, da Lei 10.436 e do Decreto 5.626, que garante o ensino de Libras nas Universidades Brasileiras, em especial na Universidade Federal do Amazonas, a qual, ampliando seu compromisso com o Ensino Superior, criou o Curso de Letras - Libras, com o objetivo de formar professores bilíngues, surdos e ouvintes, para atender a educação básica em ensino regular e inclusivo com alunos surdos.

“Tendo acadêmicos do Curso de Letras Libras a oportunidade de participar de atividades extensivas, principalmente as desenvolvidas no âmbito do Programa CEL, percebo as contribuições para as habilidades e competências necessárias à formação de professor em Língua Brasileira de Sinais e essa realidade foi exposta e compartilhada com a comunidade acadêmica presente no 11º Congresso Internacional de Educação Superior.Como docente surda da Universidade Federal do Amazonas, foi surpreendente presenciar que, pela primeira vez na história do Congresso Internacional de Educação Superior, houve uma representação surda, inclusive com apresentação em Língua de Sinais, o que, certamente, para o público presente, proporcionou reflexão sobre a diversidade inclusiva em relação ao surdo, o conhecimento sobre a Língua de Sinais e a perspectiva sobre o sujeito surdo, que, muitas vezes, de maneira equivocada, é visto como sujeito incapacitado”, destacou a professora Joana Angélica Monteiro.

 

 

 

Escolinha de Futebol da Feff abre inscrições para novas turmas. Vagas limitadas

Ismael dos Santos 
Equipe Ascom Ufam
 
A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam está com inscrições abertas até 12 de março para três turmas em sua Escolinha de Futebol, projeto de extensão que desde 2015 estimula a prática do futebol de forma sistematizada, contribuindo para a formação integral dos alunos. Confira as categorias com dias e horários:

 

Turma 01: Sub 15 (14 e 15 anos) e Sub 17 (16 e 17 anos)

Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras

Horário: 8h às 9h30

Turma 02: Sub 15 (14 e 15 anos)

Dias: Segundas, terças e sextas-feiras

Horário: 14h30 às 16h

Turma 03: Sub 11 (10 e 11 anos) e Sub 13 (12 e 13 anos)

Dias: Segundas, terças e sextas-feiras

Horário: 14h30 às 16h

As inscrições são gratuitas e ocorrem de 8h às 17h, no Anexo do Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), localizado no Bloco C da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Setor Sul do Campus. Documentos necessários: cópia do R.G ou certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência e 1 foto 3x4.

Os treinos terão início no dia 12 de março, no campo de futebol da faculdade. Para participar os alunos devem estar devidamente calçados com chuteira de campo ou de society. A Escolinha de Futebol da Feff/Ufam faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Futebol Amazonense (PADFut).

Informações: (92) 98103-5873 ou 98124-2919

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