Vice-reitor participa de Congresso nos Estados Unidos
Durante o encontro são discutidas questões relevantes sobre as universidades americanas, como programas de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) a estudantes oriundos de Países membros da OEA.
Vice-reitor Jacob Cohen (à direita) com o reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Tourinho, durante o Congresso nos EUA
Teve início nesta segunda-feira, 26, na sede da OEA (Organização dos Estados Americanos), na cidade de Washington DC, o 6º Seminário de Internacionalização Universitária e Workshop de Trabalho Programas Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB.
O encontro é promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), via Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Emprego (DDHE); pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), além de contar com o apoio da Organização Pan-americana de saúde (OPAS/OMS).
Entre os assuntos discutidos durante o evento estão as questões relevantes sobre as universidades americanas, os programas de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) a estudantes oriundos de Países membros da OEA e o papel das universidades no desenvolvimento de sua nação.
O evento tem participação de representantes de Universidades Brasileiras, dentre eles, o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor doutor Jacob Cohen.
Na reunião desta quarta-feira, 28, os representantes das universidades brasileiras discutem mudanças no edital para adesão de estudantes oriundos de países membros da OEA em instituições universitárias no Brasil.
As bolsas disponibilizadas pelo programa são para mestrado e doutorado. Os congressistas avaliam os critérios de escolha desses alunos, os desafios em promover o programa de bolsas, a importância do intercâmbio cultural e de conhecimento entre estudantes estrangeiros e a comunidade acadêmica local.