Daest prepara Restaurantes Universitários para a volta às aulas

Equipe estuda estratégias para melhor atendimento.Equipe estuda estratégias para melhor atendimento.Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest) e a Coordenação do Restaurante Universitário da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) preparam estratégias para o melhor atendimento aos estudantes no início das aulas do primeiro período de 2018.

A direção do Daest e a coordenação do RU reuniram-se com representantes das empresas prestadoras de serviços alimentares para o RU, nutricionistas e membros das divisões de RU da Universidade para tratar das ações para a retomada dos serviços do restaurante.

Vários pontos foram discutidos no encontro, entre eles, a melhoria na limpeza, no atendimento ao público, no controle e na qualidade da alimentação, além da redução de filas. De acordo com a coordenadora do RU, Klélia Santos, a redução das filas é o maior desafio na volta às aulas. Com a chegada dos novos alunos, a tendência é o aumento de usuários do serviço. Para solucionar a questão, na unidade do Setor Norte, que concentra o maior número de estudantes, será instalado um novo expositor de alimento para que haja mais uma opção de lugar onde os alunos possam se servir.  “Estamos trabalhando as questões estratégicas para melhor atender aos alunos e facilitar o funcionamento”, disse. Pela estrutura do restaurante do Setor Sul, não temos como colocar novos expositores, mas estamos vendo junto à Prefeitura [do Campus Universitário], projetos para melhorar a estrutura da unidade”, explicou.

Será feito também o treinamento dos servidores e funcionários envolvidos nos serviços do RU para que, entre outros objetivos, haja maior agilidade durante o atendimento, reduzindo o tempo de espera nas filas.

Comissão de Estudantes

Os estudantes poderão colaborar no controle da qualidade do atendimento dos restaurantes. Segundo a coordenadora, uma comissão formada por alunos será formada a fim de que possam indicar os pontos onde ajustes serão necessários. “Na reunião de amanhã, com os centros acadêmicos, será solicitada a indicação de representantes para compor essa comissão”, revelou. “Precisamos do feedback dos alunos e entendemos que ele deva vir por meio dessa comissão”, detalhou Klélia. “A coordenação vai acompanhar diariamente o atendimento, mas teremos também a opinião dos alunos sobre como foi realizado”, concluiu.

Comissão de estudantes será criada para acompanhar serviço do RU.Comissão de estudantes será criada para acompanhar serviço do RU.Assistência Estudantil

Buscando o aperfeiçoamento das ações de assistência estudantil da Ufam, o Daest disponibilizou o Questionário PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) na página do Portal do Aluno, com a intenção de levantar dados do alunado acerca de questões como moradia, saúde, alimentação e necessidades acadêmicas. O documento será base para a criação da política de assistência estudantil da Universidade, além de mostrar as principais necessidades do corpo discente nessa área e, assim, nortear as ações a serem encaminhadas. De acordo com a diretora do Daest, Mônica Barbosa, um dos principais objetivos é conhecer o perfil de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes. “Queremos conhecer esse quantitativo para que possamos redimensionar as ações desenvolvidas pelo PNAES no âmbito da Ufam. O RU será uma das áreas impactadas pelas novas ações. Estamos planejando, por exemplo, contemplar a área da saúde”, expôs, ao comentar que tudo será feito com a participação dos universitários. “Iremos criar as comissões do RU, da das residências universitárias e de construção da política de assistência estudantil e isto será uma construção coletiva entre Daest, unidades fora de sede e estudantes”, ressaltou a diretora.

 

Prefeitura promove curso para capacitar servidores a utilizarem sistema informatizado

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Prefeitura do Campus Universitário da Ufam (PCU) promoveu nesta quarta-feira, 28, no auditório Paulo Bührnheim, no setor Sul do campus, o curso prático de Manutenção e Gestão Livre de Parque de Informática (GLPI) destinados aos servidores da Instituição com o objetivo de formar pessoal qualificado para utilizarem o sistema informatizado de solicitação de demandas de manutenção.

 O curso tem a finalidade de treinar servidores a manusear o software GLPI (Gestionnaire Libre de Parc Informatique) nos processos de identificação e solicitação de manutenção em razão da recente implantação do sistema informatizado na Ufam. O uso do novo sistema dá celeridade ao atendimento e o controle geral de todas as demandas solicitadas por parte do Departamento de Manutenção da Prefeitura.  

Mais de 60 servidores participaram do curso e tiveram a oportunidade de aprender a manusear o sistema GLPI (abertura de chamados, acompanhamento e aprovação de serviços), noções básicas de manutenção (predial, instalações e equipamentos), além da fundamentação legal de licitações, pregão eletrônico, entre outras informações.

A prefeita do campus da Universidade Federal do Amazonas, Carmem Silvia, afirmou que o curso tem como objetivo a capacitação de servidores a utilizar o sistema em razão da recente implantação. “O curso tem o objetivo de capacitar os servidores a manusear o GLPI nas solicitações de manutenção. Como o sistema foi implantado em setembro do ano passado, detectamos que as solicitações de manutenção ainda estavam vindas por meio de memorandos. A ideia do curso é popularizar o sistema e qualificar o gerenciamento do atendimento, como também oferecer o acompanhamento da solicitação”, afirmou Carmem Silvia.

A servidora da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Larissa Torbey Pereira, destacou que é importante entender como funciona o fluxo de solicitação de manutenção. “Foi importante entender como funciona o fluxo de solicitação do atendimento de uma ocorrência. É importante saber como classificar a minha demanda e de que maneira posso ser atendida com mais rapidez. O GLPI vai acelerar todo o processo, além de processar a economia de papel na Instituição. As informações repassadas me dão suporte para avaliar e classificar a necessidade de alguma demanda de manutenção em meu setor”, destacou Larissa Torbey.  

Portaria agiliza submissão de projetos com seres humanos ao Comitê de Ética em Pesquisa

A decisão beneficia toda a comunidade acadêmica da Ufam

Com a medida, todos os 23 diretores de unidades acadêmicas da capital e interior podem dar parecer acerca de pesquisas envolvendo seres humanos. Medida já está em vigor.

No último dia 26, o reitor Sylvio Puga assinou a Portaria Nº 0453/2018, na qual delega aos diretores de unidades da Ufam a prerrogativa de assinar a folha de rosto de projetos que envolvam participação humana inseridos na Plataforma Brasil. A decisão é uma resposta à demanda dos institutos fora de sede e visa dar maior agilidade ao trâmite institucional dos projetos a serem submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Antes da medida todas as propostas precisavam do aval do reitor ou da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), como gestores da Universidade, o que, em alguns casos, poderia gerar perda de prazos e oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas já que, principalmente no caso das unidades fora da sede, o tempo para apreciação do projeto era maior. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, a portaria era necessária por otimizar o trabalho de pesquisadores e gestores em um processo importante para a Instituição. “A ideia é dar maior celeridade a esse trabalho porque semanalmente chegam muitos projetos. Queremos permitir que quem queira submeter um projeto ao Comitê de Ética não perca tempo aguardando uma assinatura, porque, com a maior proximidade com o diretor de unidade, é mais facial obter a ciência da Instituição e submeter ao comitê”, explicou a pró-reitora.

Para o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet) da Ufam, professor Jorge Kanda, o documento representa um grande avanço no âmbito gestor da Universidade por desburocratizar o processo e atender à realidade dos institutos. “É um avanço significativo principalmente para nós do interior. Fico feliz porque isso permite aos nossos professores submeter projetos ao Comitê de Ética com mais facilidade”, disse. “Acredito que isso ajudará a aumentar o número de projetos submetidos, inclusive”, comenta.

 

Acesse a Portaria na íntegra:

Anexos:
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