Laboratório da Ufam utiliza tecnologia de última geração para avaliação física

O Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (LEDEHU) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam é um projeto que desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão, proporcionando a produção e veiculação do conhecimento científico na região Norte.
O LEDEHU proporciona aos alunos de Educação Física e Fisioterapia a oportunidade de compreender o funcionamento do corpo humano frente ao exercício. Atualmente, 15 disciplinas podem realizar aulas práticas com os equipamentos disponíveis. É uma estrutura importante na FEFF para manter e elevar os conceitos do Enade (nota 5 para o bacharelado em Educação Física e 4 para o bacharelado em Fisioterapia).
Na pesquisa tem se destacado entre os laboratórios mais produtivos da Ufam. Esses números foram possíveis graças à política de iniciação científica da Instituição e os investimentos da administração superior realizada nos últimos anos. Além disso, o LEDEHU tem exercido papel importante na formação de recursos humanos para a região Norte. Desde sua fundação em 2010, inúmeros ex-alunos de iniciação científica ingressaram em programas de pós-graduação, tanto na Ufam como em outras universidades federais.
O Laboratório tem desenvolvido diversos projetos e programas junto à comunidade amazonense no formato de projeto autossustentável desde 2013 e é o responsável pelas avaliações dos participantes do Programa ‘Manaus mais Saudável’ (Manaus +Saudável). As avaliações envolvem medidas da composição corporal, em especial, o percentual de gordura por meio do equipamento de última geração (BOD POD).
A técnica utilizada se chama pletismografia por deslocamento de ar. O equipamento avalia com grande precisão o volume e a massa corporal para posterior cálculo da densidade corporal. Esta técnica é considerada padrão ouro (melhor medida que existe) para estimar a porcentagem de gordura corporal.A medição é rápida, precisa e segura, e utiliza a superfície do corpo para determinar a densidade corporal e, por conseguinte, a composição corporal (gordura corporal e massa livre de gordura).
Esta avaliação dentro do Programa Manaus +Saudável é de extrema importância. A avaliação é feita por uma equipe profissional capacitada, em caráter inicial (antes do início do programa) e final (ao término do programa), possibilitando desta forma a maior exatidão e confiabilidade dos dados obtidos, uma vez que esses dados serão usados para definir os vencedores do programa.
Além disso, o projeto ainda oferece a comunidade os serviços de avaliação cardiorrespiratória (avaliação do consumo máximo de oxigênio) em esteira/bicicleta, avaliação do tipo de pisada (útil na escolha do calçado esportivo) e da força muscular (avalia desequilíbrios musculares e assimetrias) e também auxilia na prescrição de exercícios aeróbios e de força.
No ano de 2017, os recursos arrecadados com o projeto custearam a ida (passagens e diárias) de sete alunos a congressos científicos, além de ser utilizado os recursos para a aquisição de equipamentos e material de consumo.
Atualmente o LEDEHU é considerado o laboratório de estudos do movimento humano mais moderno da região Norte, capaz de agregar conhecimentos da biomecânica do esporte, desenvolvimento motor, pedagogia do esporte e da fisiologia do exercício em prol do desenvolvimento científico regional.
O Laboratório conta com a participação de doze professores e 35 alunos de graduação e pós-graduação além de uma estrutura que faz frente aos grandes centros de pesquisa do mundo.
O diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, João Libardoni, afirmou que o LEDEHU dispõe de equipamento de última geração apto a realizar avaliação de composição corporal com rapidez e precisão. “O LEDEHU é o mais completo laboratório da região Norte. Com o BOD POD realizamos avaliação de composição corporal com rapidez e precisão que nenhum outro laboratório da região faz. No momento estamos com uma parceria com o programa Manaus +Saudável para realizarmos avaliações com os participantes, mas também desenvolvemos ensino, pesquisas e extensão”, disse o diretor.
O LEDEHU possui uma página no facebook
https://www.facebook.com/Ledehu-Laborat%C3%B3rio-de-Estudos-do-Desempenho-Humano-244937769006264/
E um endereço para agendar avaliações via projeto autossustentável
https://ledehu.simplybook.me/v2/