Em Cuba, Ufam participa do 11º Congresso Internacional de Educação Superior
Delegação da Ufam apresentou os Programas de Estágio Social Curricular (PESC), Centro de Estudos de Línguas (CEL) e Idiomas sem Fronteiras (IsF)
Pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, durante apresentação do Programa de Estágio Social Curricular (PESC)
Realizado de 12 a 16 de fevereiro, no Palácio de Convenções de Havana, o 11º Congresso Internacional de Educação Superior teve como lema "A Universidade e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".
Durante o encontro, os congressistas debateram sobre temas como “Perspectivas da Educação Superior ante as metas da Agenda 2030”; “A pós-graduação para um desenvolvimento sustentável; "A pedagogia e os fundamentos de uma educação superior inclusiva”, “A virtualização da Educação Superior”, entre outros.
Delegação da Ufam
Representaram a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) o pró-reitor de Extensão, professor João Ricardo Bessa Freire; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal; o diretor da Faculdade de Letras (FLet), professor Wagner Barros Teixeira; a coordenadora do Programa CEL na Ufam, professora Maria Perpétua Pessoa; a coordenadora do curso de LIBRAS no CEL e do Programa Libras e Trilhas, professora Joana Angélica Monteiroe o intérprete de Libras, Joabe Barbosa.
Apresentação do PESC
Para a professora Joana Angélica Monteiro, o Congresso promoveu reflexão sobre a diversidade inclusiva em relação ao surdoO Congresso também abrigou o Encontro Internacional de Extensão, oportunidade em que o pró-reitor de Extensão, professor João Ricardo Bessa Freire, apresentou o Programa de Estágio Social Curricular (PESC).“Apresentamos o PESC, que consiste na reedição do Projeto Rondon, mas de uma forma mais regionalizada. Nossa proposta é que todo graduando da Ufam, a partir de regulamentação pelo Consuni, possa realizar o Estágio Social Curricular com as habilidades que foram cultivadas na graduação, seja aplicando questionários socioeconômicos nos municípios onde a Ufam tem sede, na periferia de Manaus ou atuando de acordo com a missão para a qual for designado. Pretendemos articular todas as áreas de pesquisa da Ufam para atuar nesses municípios e em áreas periféricas de Manaus, trabalhando em cima da realidade, conhecendo as reais demandas da sociedade. Queremos, como Universidade, dar respostas concretas aos problemas dos municípios”, declarou o pró-reitor.
Programas CEL e IsF
A Faculdade de Letras (FLet) apresentou dois trabalhos durante o Congresso, baseados em ações desenvolvidas no âmbito da Ufam na área de Internacionalização e na área de Extensão. “Na área de internacionalização, o trabalho que foi apresentado pela professora Maria Perpétua Pessoa e por mim abordou ações de Extensão que desenvolvemos na Ufam, apoiando o processo de internacionalização da/na Universidade, principalmente por meio dos Programas Centro de Estudos de Línguas (CEL) e Idiomas sem Fronteiras (IsF). O outro trabalho, apresentado pela professora Joana Angélica Monteiro e por mim, marcou de forma singular o Congresso. Foi a primeira vez em que um docente surdo utilizou a Língua de Sinais para a apresentação de um trabalho durante o Congresso. Abordamos a relação entre Extensão e Ensino na Ufam e, de forma específica, como o Programa CEL tem apoiado na formação dos acadêmicos de Letras - LIBRAS. Também tivemos a oportunidade de conhecer as experiências universitárias desenvolvidas em instituições do Caribe, da América Latina e de demais parte do mundo e, pelo que conhecemos, ficou muito evidente que as ações de extensão na Ufam são desenvolvidas de maneira exitosa”, ressaltou o diretor da FLet, professor Wagner Teixeira.
Pioneirismo
A coordenadora do Programa CEL na Ufam, professora Maria Perpétua Pessoa, que apresentou trabalho na área da Internacionalização, ressaltou que o CEL está na vanguarda das ações que proporcionam a internacionalização do Ensino Superior na Ufam. “Ao participar desse Congresso Internacional, percebemos que a internacionalização do Ensino Superior é o tema de destaque e que, olhando para a Ufam, através do Programa CEL, estamos há quase três décadas promovendo essa internacionalização”, observou a professora.
Compromisso Social e Inclusão
A participação no 11º Congresso Internacional de Educação Superior proporcionou apresentar a comunidade acadêmica local e internacional o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, da Lei 10.436 e do Decreto 5.626, que garante o ensino de Libras nas Universidades Brasileiras, em especial na Universidade Federal do Amazonas, a qual, ampliando seu compromisso com o Ensino Superior, criou o Curso de Letras - Libras, com o objetivo de formar professores bilíngues, surdos e ouvintes, para atender a educação básica em ensino regular e inclusivo com alunos surdos.
“Tendo acadêmicos do Curso de Letras Libras a oportunidade de participar de atividades extensivas, principalmente as desenvolvidas no âmbito do Programa CEL, percebo as contribuições para as habilidades e competências necessárias à formação de professor em Língua Brasileira de Sinais e essa realidade foi exposta e compartilhada com a comunidade acadêmica presente no 11º Congresso Internacional de Educação Superior.Como docente surda da Universidade Federal do Amazonas, foi surpreendente presenciar que, pela primeira vez na história do Congresso Internacional de Educação Superior, houve uma representação surda, inclusive com apresentação em Língua de Sinais, o que, certamente, para o público presente, proporcionou reflexão sobre a diversidade inclusiva em relação ao surdo, o conhecimento sobre a Língua de Sinais e a perspectiva sobre o sujeito surdo, que, muitas vezes, de maneira equivocada, é visto como sujeito incapacitado”, destacou a professora Joana Angélica Monteiro.