Programa Vida Ativa da Ufam comemora Dia das Mães com programação especial

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Café da manhã e música ao vivo foram as atrações do Programa Vida Ativa da Universidade Federal do Amazoans na manhã desta sexta-feira, 25, em comemoração ao Dia das Mães. Servidoras aposentadas ou em processo de aposentadoria, vinculadas ao programa, participaram da confraternização, que também contou com a distribuição de lembranças, sorteio e homenagens às mães.

O Vida Ativa é coordenado pelo Departamento de Saúde e Qualidade Vida (DSQV), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), que desenvolve há 12 anos diversas ações de acolhida aos servidores aposentados da Universidade, promovendo melhor qualidade de vida (física e mental) com atividades de desporto e lazer.  

De acordo com a psicóloga e coordenadora do Programa, Marlúcia Sousa, a organização e concretização do evento teve a participação de todos, indo desde a contribuição financeira, decoração até a participação em banda de música. Na abertura do evento, houve a realização de uma prece inicial dando as boas vindas e, em seguida, distribuição de presentes, sorteio e, finalizando, música ao vivo.

A psicóloga disse que as mães aposentadas da Universidade têm seus laços de parentescos em diversos níveis e não se sabe como ocorre a celebração do Dia das Mães em seu ambiente familiar. Portanto, o Vida Ativa tem seu momento especial de homenagem, criando um ambiente que a aposentada possa sente-se bem acolhida, mas, principalmente, que se sinta mãe. 

Mães aposentadas

A aposentada Lindalva da Costa, 84, lembra que quando ingressou na Faculdade de Estudos Sociais (FES), a sede ficava no antigo Seminário São José, na Rua Emílio Moreira, e acompanhou as grandes transformações na Instituição, como por exemplo, a transferência da Faculdade para o Campus Universitário, assim como, a criação do Programa Vida Ativa.

Segundo ela, sempre participou das atividades que são desenvolvidas no Programa e acredita que ficar em casa não dá muito certo. Por isso, Costa frequenta todos os dias atividades do Vida Ativa e recebe ajuda de seu filho na condução de levá-la no horário estabelecido. Apesar do atraso na comemoração, ela acredita que há um enorme incentivo para participação dos eventos que ocorrem no Programa. "O 'Vida Ativa' desempenha com muita dedicação aos servidores aposentados", comenta Costa.

Para Ercília de Araújo, aposentada pela Faculdade de Direito (FD), que também passou por outros departamentos da Universidade, superou momentos difíceis da vida, como quando teve que acompanhar o filho no tratamento médico, em Brasília, no Hospital Sarah Kubitschek. Ela conta que não retornaria para Manaus, mas po insistência da mãe resolveu voltar para sua cidade natal.

Ela afirma a importância do Vida Ativa, considerando-o maravilhoso. "Agradeço ao seu fundador, o psicólogo Mario Belém, pelo incentivo no ingresso ao programa. Digo sempre às pessoas que não percam o trem da história, pois, o Vida Ativa valoriza os idosos e nos repassam que a vida não termina quando se sai da Instituição. Isso aqui é a minha segunda casa”, finaliza Araújo.  

 

  

 

          

  

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable