Discentes do ICET-Itacoatiara utilizam técnica de bodypainting em aula de Anatomia

Na última semana, os estudantes do primeiro período do curso de Farmácia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), Unidade Acadêmica localizada em Itacoatiara, utilizaram a técnica bodypainting (pintura corporal) durante uma aula prática de anatomia. A atividade, que foi coordenada pelo professor Alan Mazzari, é uma forma didática de ministrar a disciplina, cujos estudos já são tradicionalmente realizados com peças cadavéricas, bonecos de resina e material bibliográfico (livros).

Essa técnica permite o ensino da anatomia, e cria um ambiente de alto envolvimento do estudante. Segundo o idealizador da atividade, a pintura corporal é uma possibilidade de didática, sendo mais uma forma de visualização do corpo e da musculatura, de modo a facilitar a compreensão do conteúdo que é ministrado na sala de aula.

Conforme o planejamento realizado desde o início do semestre, o professor dividiu a turma em grupos. Cada um ficou com a tarefa de pesquisar a melhor de formar de representar a anatomia do corpo humano. Por meio da escolha de um tema, os discentes realizaram a pintura de músculos, ossos, cartilagem e sistemas na pele de um dos integrantes do grupo.

Experiência acadêmica

A estudante Camila Leite, que participou da tarefa ajudando a pintar seus colegas, aprovou a inovação didática proposta pelo professor Mazzari. “Procurei saber sobre essa metodologia no decorrer da pesquisa e achei muito interessante, porque é possível ter uma boa noção do movimento. Foi uma aula dinâmica, bem diferente da manipulação das peças cadavéricas, do boneco de resina ou do livro, onde tudo é estático. Esse método de é bem mais didático. Achei interessante e mais fácil de aprender a matéria”, comparou a discente.

“Foi de parar o trânsito” conta Camila, “pintamos nossos colegas em casa e quando vínhamos ao ICET, o pessoal na rua ficava surpreso ao ver os corpos pintados teve gente até que parou a moto para tirar fotos, foi bem engraçado”, lembrou a acadêmica de Farmácia.

Bodypainting

A técnica de pintura corporal que surgiu nos Estudos Unidos, nos anos 2000, sendo uma forma diferente de ver aprender e praticar a Anatomia. “Eu conhecia essa técnica há uns quatro anos, entretanto, ainda não tinha tido a oportunidade de colocar em prática. Recentemente, fui a um congresso e vi muita coisa desse gênero e resolvi trazer aqui para o ICET, inserindo a proposta no plano de ensino da disciplina. Hoje vemos belos trabalhos”, analisou o docente.

Na avaliação do professor, a didática melhorou o desempenho dos alunos. “Chamou muita atenção o interesse dos acadêmicos, porque eu vi gente muito mais dedicada lendo livros, buscando imagens na internet, me procurando para tirar dúvida... tudo isso me deixou muito gratificado e percebi que o desempenho deles melhorou”, informou o professor Alan Mazzari.

Além da apresentação visual, essa também foi uma oportunidade para que os discentes demonstrem seu conhecimento ao explicar cada uma das pinturas. “Depois de realizadas as pesquisas bibiográficas das pinturas, cada grupo teve que explanar sobre as questões que pesquisou para a aula, com demonstrações pelo uso do modelo”, explicou o professor.