Mestrado em Enfermagem realiza aula inaugural com Pró-reitora de Inovação Tecnológica

Professora Socorro Chaves ministrou aula inaugural do mestradoProfessora Socorro Chaves ministrou aula inaugural do mestrado

A pró-reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, professora Socorro Chaves, ministrou na manhã desta quinta-feira (22) a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF), mestrado associado entre a Ufam e a Universidade do Estado do Pará (UEPA).  Ela destacou questões ético-profissionais, a importância do conhecimento na formação e na inserção profissional na nova economia.

Realizada na sala 25 da Escola de Enfermagem de Manaus, a aula abordou a questão do conhecimento na formação profissional do enfermeiro mediante os desafios da nova conjuntura social, bem como o compromisso necessário no processo de formação, de modo que o profissional se torne crítico, dinâmico, propositivo e ativo para responder efetivamente às demandas sociais e propiciar atendimento qualificado, com produção de inovação na área de enfermagem.

Sandra Becker, coordenadora do PPGENF, agradecendo professora Socorro ChavesSandra Becker, coordenadora do PPGENF, agradecendo professora Socorro Chaves

Questões éticas também foram destacadas pela palestrante como fundamentais para um bom desempenho profissional. A dedicação ao estudo é, segundo Chaves, um compromisso que envolve uma melhor formação do profissional de enfermagem e reflete no comportamento ético. “Construir sonhos é se dedicar ao estudo. Existem desafios teórico-práticos na formação profissional que devem ser encarados como compromisso do discente”, disse a Pró-reitora.

A coordenadora local do mestrado associado de Enfermagem, professora Sandra Greice Becker, destaca que esse é o primeiro mestrado em Enfermagem da Região Norte do Brasil. Essa é a quarta turma (são quatro anos do mestrado) composta por seis mestrandos. O curso proporciona o desenvolvimento de habilidades para formar o enfermeiro pesquisar, ele vai pesquisar a sua prática e esse conhecimento vai servir para ensinar e mudar a realidade social. É um mestrado acadêmico que vai gerar novos conhecimentos e disponibilizá-los.

Mestranda Eurídes LimaMestranda Eurídes Lima

Atual diretora da Biblioteca Central/setorial da Enfermagem, Rosana Gurgel do Amaral distribuiu folder informativo aos mestrandos e explicou a parceria entre o mestrado em Enfermagem e a Biblioteca. Falou sobre os serviços e produtos da Biblioteca que estarão disponíveis para os alunos do mestrado por meio do Sistema de Bibliotecas da Ufam.

A mestranda Eurídice Lima diz se sentir muito entusiasmada com o início da aula do mestrado. Ela é graduada em Enfermagem pela Universidade Nilton Lins e agora participa do mestrado da Escola de Enfermagem de Manaus. Espera ampliar as oportunidades profissionais e, consequentemente, adquirir novos conhecimentos. “A qualificação de todo profissional é muito importante no momento atual. Vou me dedicar muito para conclusão do mestrado”.

 

 

Práticas e pesquisas em Psicologia no contexto Amazônico são abordadas em Seminário

A palestra “Contribuições da Psicologia Social em estudos no contexto Amazônico”, proferida pelo professor do Departamento de Psicologia, Marcelo Gustavo Aguilar Calegare, coloca em questão a construção de uma nova epistemologia, a partir da interação entre o conhecimento popular com o cientifico. O evento faz parte da programação do Seminário Práticas e Pesquisa em Psicologia no Amazonas que ocorre somente nesta sexta-feira, 23, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Ciências Sociais (FES).   

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Abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional do INEP

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Os gestores municipais de educação terão até às 18 horas do dia 30 de setembro de 2013 para inscrever até quatro experiências e ter a chance de seu projeto ser selecionado e publicado como inovador.


o objetivo do prêmio é incentivar os Dirigentes Municipais de Educação a tornar públicas as experiências da gestão educacional de seu município que tenham alcançado resultados concretos, e que contribuam com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei nº 10.172, de 09/01/2001) e do Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094, de 24/04/2007), para assim divulgá-las para a sociedade.

Anexos:
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