Professora de Pedagogia do campus de Humaitá lança livro

A docente Vera Lúcia Reis da Silva, professora do Curso de Pedagogia do campus de Humaitá, publicou o livro ‘Docentes Universitários em início da profissão: movimentos e experiências no cotidiano da docência universitária’, pela Editora CRV. A obra tem o objetivo compreender o processo de construção de professores iniciantes na docência universitária. 

Essa é uma investigação qualitativa feita por meio das narrativas dos docentes que atenderam aos critérios definidos pelo estudo. Nessa perspectiva, algumas questões foram norteadoras, em especial, as relacionadas aos percursos de formação dos professores; estímulos que tiveram para a escolha profissional e influências de sua condição de estudantes, a partir das aprendizagens feitas com seus ex-professores, bem como compreender o impacto da formação acadêmica na sua profissionalidade.

De acordo com a docente, Vera Lúcia Reis da Silva, é relevante trazer à superfície o encontro do eu professor com o sentido, o vivido e o experienciado. “A publicação foi uma possibilidade de compreender com mais clareza como professores iniciantes se constroem na docência universitária. Ampliando ainda mais os estudos, provocamos as narrativas sobre as principais experiências que marcaram a trajetória inicial da docência e o que significaram para as suas práticas pedagógicas. Interessou, também, ao estudo, compreender o valor que atribuem à didática universitária e como as estratégias de formação e de desenvolvimento profissional podem ser mobilizadas para fortalecer a docência”, finaliza.

Vera Lúcia Reis da Silva

É doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) 2015, com Bolsa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha, com Bolsa Capes. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 2010. Graduada em Pedagogia pela Ufam, 1995. É professora da Ufam, no Campus do Vale do Rio Madeira em Humaitá/AM, atuando como professora nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Tem experiência com temas na área da educação como: Formação de professores; Práticas pedagógicas; Professores iniciantes; Docência universitária.

 

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) chega à Unidade Acadêmica do Interior

O Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, desde o dia 10 de junho, começou a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A execução foi feita pela Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e incluiu o curso presencial SEI USAR!, nos dias 05 e 06 de junho.  

A iniciativa faz parte do projeto piloto de implantação nas unidades acadêmicas do interior e deu início a diminuição de fronteiras na comunicação administrativa. Uma das vantagens é a agilidade aos tramites processuais, além do acesso remoto.

Na oportunidade, estavam presentes a presidente da Comissão, Hebe Ribeiro do Carmo, oservidor e multiplicador do INC, Raimundo Max Barbosa Graça, a coordenadora do Arquivo Central, Marcela Lins.

SEI

Foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que aumentam a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite que a gestão de documentos e de processos administrativos digitais seja transferida para um mesmo ambiente virtual.

 

Daest divulga resultado final e cronograma de implementação dos editais de Auxílios Estudantis

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest), da Pró-reitoria de gestão de Pessoas (Progesp), torna público o resultado final dos processos seletivos dos programas da assistência estudantil, assim como o cronograma de implementação dos mesmos.

Aqueles que não puderem comparecer em nenhum dos dias constantes no cronograma, e que não se enquadrem nos casos de impedimento, poderão entrar com justificativa nos dias 13 e 14 de junho para implementação especial no dia 24 de junho de 2019. As justificativas devem ser devidamente fundamentadas constando a comprovação do motivo da ausência.

Os discentes devem apresentar conta-corrente ativa. Contas que se encontrem inativas, contas conjuntas ou poupança, não serão válidas para a implementação.

Confira os resultados aqui.

Confira o cronograma aqui.

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