Professora de Pedagogia do campus de Humaitá lança livro
A docente Vera Lúcia Reis da Silva, professora do Curso de Pedagogia do campus de Humaitá, publicou o livro ‘Docentes Universitários em início da profissão: movimentos e experiências no cotidiano da docência universitária’, pela Editora CRV. A obra tem o objetivo compreender o processo de construção de professores iniciantes na docência universitária.
Essa é uma investigação qualitativa feita por meio das narrativas dos docentes que atenderam aos critérios definidos pelo estudo. Nessa perspectiva, algumas questões foram norteadoras, em especial, as relacionadas aos percursos de formação dos professores; estímulos que tiveram para a escolha profissional e influências de sua condição de estudantes, a partir das aprendizagens feitas com seus ex-professores, bem como compreender o impacto da formação acadêmica na sua profissionalidade.
De acordo com a docente, Vera Lúcia Reis da Silva, é relevante trazer à superfície o encontro do eu professor com o sentido, o vivido e o experienciado. “A publicação foi uma possibilidade de compreender com mais clareza como professores iniciantes se constroem na docência universitária. Ampliando ainda mais os estudos, provocamos as narrativas sobre as principais experiências que marcaram a trajetória inicial da docência e o que significaram para as suas práticas pedagógicas. Interessou, também, ao estudo, compreender o valor que atribuem à didática universitária e como as estratégias de formação e de desenvolvimento profissional podem ser mobilizadas para fortalecer a docência”, finaliza.
Vera Lúcia Reis da Silva
É doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) 2015, com Bolsa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha, com Bolsa Capes. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 2010. Graduada em Pedagogia pela Ufam, 1995. É professora da Ufam, no Campus do Vale do Rio Madeira em Humaitá/AM, atuando como professora nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Tem experiência com temas na área da educação como: Formação de professores; Práticas pedagógicas; Professores iniciantes; Docência universitária.