UFAM forma primeira turma de servidores especialistas em Administração Pública

FES formou os 35 novos especialistasFES formou os 35 novos especialistas

A Universidade Federal do Amazonas formou, na noite da última sexta-feira, 8, a primeira turma de técnicos especialistas em Administração Pública, com foco na qualidade da prestação de serviços.

A turma, composta, por 35 profissionais, recebeu o diploma durante solenidade promovida no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul, da Instituição.

O pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Gilson Monteiro, representou a reitora, professora Márcia Perales, na ocasião. À mesa também estiveram o diretor da Faculdade de Estudos Sociais, professor Sylvio Puga e os professores que ministraram aulas durante o curso, Maria Emília Abud, do Departamento de Comunicação do Instituto de Ciências Humanas e Letras e os professores da FES, Ana Flávia de Moraes e Moraes e Ricardo Nogueira.

A abertura da solenidade de formatura dos especialistas foi iniciada com o Hino Nacional, tocado em violão e sax pelos acadêmicos de Música da UFAM, Elizeu Castro e Madson Teixeira, também integrantes do Grupo Câmara Puxirum Musical, que apresentariam, ao fim do evento, canções brasileiras.

Mesa composta por pró-reitor, diretor da FES e professoresMesa composta por pró-reitor, diretor da FES e professores

Com a solenidade declarada aberta, o pró-reitor Gilson Monteiro cedeu a palavra a Luiz Carlos Sena, o orador da turma.

Sena destacou que o primeiro desafio imposto ao grupo foi a implementação do curso aos técnicos, uma demanda existente há alguns anos, segundo afirmou. “Depois vieram os desafios pessoais, que eram o de trabalhar e ainda termos a de permanecer na Instituição para estar à noite, mas quando chegamos aonde estamos, o que passamos a buscar é cada vez mais aprimoramento: agora, o que queremos é o mestrado e o doutorado”, finalizou, em meio a aplausos da mesa e da platéia.

O diretor da FES, Sylvio Puga, ratificou o compromisso que cada servidor, seja ele docente ou técnico, tem com a Universidade e a Universidade com o seu servidor. “Não podemos pensar em alimentar o preconceito contra o técnico, estabelecendo apenas a professores o direito de se qualificarem. Certamente, eu vislumbro um horizonte muito melhor para vocês, uma vez que o desejo de vocês por conhecimento não se limita a querer e sim a buscar”, disse.

O pró-reitor da Propesp, Gilson Monteiro, representando a reitora Márcia Perales, afirmou que a Universidade está cada vez mais comprometida com sociedade e com a busca da excelência, principalmente junto ao seu público interno.

“Vocês verão cada vez mais iniciativas como essas, da qual vocês fazem parte historicamente. Transmito a vocês a alegria da reitora em vê-los alcançando mais um importante patamar de suas carreiras profissionais. A UFAM conta com sua contribuição para fazê-la mais preparada para atender aos anseios da sociedade”, salientou.

Durante a solenidade, os novos especialistas homenagearam com rosas vermelhas, as professoras Ana Flávia de Moraes e Moraes, da FES e Maria Emília Abud, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). 

Rematrícula do Projeto CEL para 2014-1

A Coordenação do Centro de Estudo de Línguas - Projeto CEL informa aos alunos dos cursos EXTENSIVO e INTENSIVO que o período para rematrícula do primeiro semestre de 2014 inicia dia 13 de novembro de 2013 e segue até o dia 08 de janeiro de 2014.

A rematrícula deverá ser feita em três etapas, descritas a seguir:

1.    O período para retirada da Guia de Recolhimento da União (GRU) na secretaria do Projeto CEL no período de 13 de novembro a 20 de dezembro de 2013.

2.    O período para pagamento da Guia de Recolhimento da União inicia dia 13 de novembro até o dia 30 de dezembro de 2013.

3.    O preenchimento do Termo de Rematrícula na secretaria do Projeto CEL, mediante comprovação do pagamento da taxa de rematrícula, deverá ser feito no período de 13 de novembro de 2013 a 08 de janeiro de 2014.

Para efetivar a rematrícula, o aluno precisa estar adimplente com as parcelas regulares dos semestres anteriores.

INÍCIO DAS AULAS NO CURSO EXTENSIVO (AOS SÁBASOS): 18/01/2014

INÍCIO DAS AULAS NO CURSO INTENSIVO (À NOITE): 27/01/2014

 

Informamos ainda que, conforme calendário acadêmico da Ufam, o Projeto CEL estará em recesso no período de 23 de dezembro de 2013 a 04 de janeiro de 2014.

 

Endereço do Projeto CEL 

Av. Rodrigo Octavio Jordão Ramos, 6.200 – Coroado, Campus Universitário – Bloco Administrativo nº 02 – Pavilhão André Vidal de Araújo – Setor Norte. ICHL/UFAM

Mais informações:

Telefone: 3305-4591

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Lançadas mais três obras publicadas pela Editora da Universidade Federal do Amazonas

O contexto da realidade amazônica a partir de diferentes perspectivas do conhecimento científico foi celebrado com o lançamento de mais três obras publicadas pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) na última sexta (8), no Espaço Cultural da loja Bemol, no Manauara Shopping.

Os aspectos da educação profissional na região Norte, uma nova configuração para o debate acerca da floresta amazônica e os motivos para a evasão de homens amazonenses no Serviço Social foram os temas que fundamentaram mais três publicações da Edua em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e lojas Bemol. O lançamento dos livros reflete a preocupação da Ufam em incentivar e divulgar a produção acadêmica nas diferentes faculdades da Universidade.

Resultado das inquietações de Carlos Costa sobre a baixa quantidade de homens cursando Serviço Social ou que migraram para outros cursos de graduação e diante da alta quantidade de impostos que o Amazonas teve que pagar no período áureo da borracha, onde o movimento separatista do sul do País usava a justificativa de que o Estado era um apêndice econômico para o Brasil o livro “O caminho não percorrido” desmitifica a ideia de que a carreira historicamente construída para mulheres não é predileção do sexo masculino por questões econômicas e não por unicamente por preconceito como se pensa até os dias de hoje. “Com a implantação da Zona Franca, os homens abandonaram o curso e a carreira na assistência social para ir às fábricas e manter o sustento da família. Temos outros fatores como baixos salários, jornada de trabalho indefinida que também influenciaram negativamente na situação. É importante desconstruir essa imagem de que é uma profissão para mulheres e que os homens não a exercem por preconceito, inclusive porque podemos apontar, por exemplo, o desembargador Paulo Feitosa como um dos nomes masculinos em Serviço Social”, comenta Carlos Costa. Ao longo da obra, o autor destaca dados da profissão de outros países como Inglaterra e Estados Unidos.


Organizadores e autores das obras Organizadores e autores das obras Organizado por professores da Faculdade de Educação com objetivo de incentivar a pesquisa científica na academia desde a graduação, o livro “A Educação Profissional na Região Norte: reflexões e críticas” é dividido em quatro partes. A primeira versa sobre a educação profissional sob os aspectos legislativos e sobre o plano de desenvolvimento da Educação ainda no governo Lula. A nível local, as segunda e quarta partes trazem artigos que analisam programas, reformas e políticas de formação de professores no Ensino Médio e Profissional em Manaus e no Amazonas. Contemplando outro Estado da região Norte, a terceira parte reflete sobre a política educacional em Roraima. A obra foi resultado do apoio dado pela Fapeam à pesquisa através do financiamento do projeto e da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) que possibilitou o trabalho coletivo junto aos pesquisadores da Ufam.

“Considero uma ótima proposta para tornar ainda mais fértil a produção editorial sobre o tema. Esse livro é uma reflexão filosófica decorrente da investigação, da pesquisa. Foi um trabalho sutilmente elaborado que ajuda a esclarecer as relações que se estabelecem na construção do conhecimento, na identificação ideológica do que move o pensamento, nas perspectivas sociais, políticas e econômicas que efetivam decisões públicas, as quais influenciam diretamente o fazer pedagógico, a atividade educativa”, destaca o professor Arone Bentes, do Ifam.


Configurar um novo debate sobre a Amazônia é o que pretende o livro “Floresta Amazônica” organizados pelos professores Julio Cesar Rodrigues Tello, Selma Suely Baçal de Oliveira e João Rodrigo Leitão dos Reis. “Floresta Amazônica” compila artigos científicos produzidos no Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais que trabalham a questão socioambiental partindo de temáticas como o meio ambiente, o associativismo e a relação espaço-tempo na organização do currículo escolar na Amazônia. Segundo o professor Julio Tello, um dos organizadores da obra, congratular os pesquisadores com a publicação de suas produções científicas representa um incentivo para que continuem a tentar compreender esse espaço tão rico que é a Amazônia: “Compreender a Amazônia não é fácil, pois envolve múltiplas variáveis de cunho teórico, cientifico e também social e cultural que precisam estar bem concentrados para extrair importantes estudos e resultados para sociedade. É preciso conhecer a dimensão da Amazônia e entender que não se trata apenas de uma floresta, mas também de um espaço que agrega diferentes linguísticas de diferentes comunidades que a formam. Os pesquisadores ao entender esse aspecto e a importância para o meio acadêmico de pesquisar e estudar Amazônia contribuem para um novo gás, um incentivo para que outros pesquisadores a vejam assim e se interessem por ela”.

 

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