Vaga de pós-doutorado em métodos alternativos ao uso de animais

O Laboratório de Bioinformática (LBI) do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) está selecionando candidatos de pós-doutorado para atender a propostas de testes in silico voltados à predição de propriedades farmacológicas de pequenas moléculas naturais ou sintéticas, candidatas a fármacos e cosméticos. 
 
É preciso que os candidatos tenham bons conhecimentos sobre toxicologia e farmacocinética, habilidades para elaborar relatórios técnicos e apresentações orais, além de disposição para aprender a trabalhar com os mais modernos programas computacionais de predição de propriedades químicas e biológicas. 
 
O candidato selecionado será beneficiado com um bolsa de pós doutorado, vigente por 12 meses, financiada pela Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA). O pós-doc será responsável pela análise das predições previstas no Edital N.1 RENAMA e pela elaboração de relatórios para as empresas e instituições selecionadas nesta chamada. O projeto será desenvolvido no Laboratório de Bioinformática (LBI) do LNBio e as atividades serão realizadas com o auxílio de um técnico em informática. 

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Workshop de Uso e Cobertura do Solo discute importância de tecnologias para monitoramento de espaços territoriais

Como forma de disseminar a importância de se discutir o monitoramento dos solos na Amazônia e no restante do País, a Universidade Federal do Amazonas, por meio da Faculdade de Ciências, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o “Workshop Internacional de Pesquisa sobre a Caracterização de Feições de Uso e Cobertura da Terra na Amazônia Usando Dados Óticos e de Radar”. O evento acontece no auditório da Faculdade de Educação Física (FEFF), no mini campus da Universidade, até esta quinta-feira, 24.

Financiada pelo PROCAD UFAM-INPE/CAPES e pelo Programa Ciência sem Fronteiras, programa Professor Visitante do Exterior (PVE) do CNPq, a iniciativa é patrocinada pela Michigan Universidade Estadual (MSU) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

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Desenvolvimento regional através da educação científica é a proposta do PPGECIM. Aula inaugural marca o início da primeira turma

O Programa resulta de um trabalho conjunto do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto da Computação (Icomp) e da Faculdade da Educação (Faced) da UFAM com a proposta de construir novas abordagens, linguagens, projetos, redes e plataformas para melhorar a qualidade do ensino de física, química, biologia e matemática, objetivando impactar diretamente na formação científica dos professores de ciências e matemática, em todos os níveis. Em aula inaugural que ocorreu na última terça (22), marcando o início da primeira turma, o programa cria, também, novas articulações e possibilidades de desenvolvimento de projetos educacionais nas áreas de computação, geociências, filosofia das ciências, educação científica, história e sociologia das ciências.

“Este programa integrará a política pública de educação científica na Amazônia aos programas de pós-graduação em âmbito federal, fortalecendo o desenvolvimento regional e seus Índices de Desenvolvimento Humano. Também desenvolverá novos processos de difusão e popularização das ciências e matemática, possibilitando melhor compreensão dos problemas científicos e tecnológicos complexos da humanidade, e uma interlocução científica mais qualificada com a sociedade” destaca o professor Marcílio de Freitas, presidente e relator da comissão de implantação do programa.

O PPG em Ensino de Ciências e Matemática encontra-se apoiado, institucionalmente, pelos Departamentos de Física (DF), Química (DQ) e Matemática (DM) do Instituto de Ciências Exatas (ICE), pela Faculdade de Educação (Faced), pelo Departamento de Biologia (DB) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e pelo Instituto de Computação (Icomp) com as estruturas e logísticas de seus respectivos programas de pós-graduação, que já se encontram em funcionamento.

Histórico

Em 25 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes/MEC) aprovou a implantação e funcionamento do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a partir de junho de 2013. De natureza interdisciplinar, o programa de pós-graduação amplia a inserção do Estado do Amazonas no Sistema Nacional de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, e confere aos cidadãos amazonenses, o direito constitucional de terem acesso às políticas de educação científica e de formação avançada de recursos humanos que trabalham com educação.

O projeto foi construído por uma comissão composta pelos professores Marcílio de Freitas (Presidente/relator), Marta Silva dos Santos Gusmão, Sidilene Aquino de Farias, Disney Douglas de Lima Oliveira, Zeina Rebouças Corrêa Thomé, José Francisco de Magalhães Netto, José Luiz de Souza Pio e Thierry Ray Jethlen Gasnier, aprovado em todas as instâncias deliberativas da UFAM, e encaminhado à CAPES em junho de 2012 por meio da Pró-reitoria para Pesquisa e Pós-graduação da UFAM.

 

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