Desenvolvimento regional através da educação científica é a proposta do PPGECIM. Aula inaugural marca o início da primeira turma

O Programa resulta de um trabalho conjunto do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto da Computação (Icomp) e da Faculdade da Educação (Faced) da UFAM com a proposta de construir novas abordagens, linguagens, projetos, redes e plataformas para melhorar a qualidade do ensino de física, química, biologia e matemática, objetivando impactar diretamente na formação científica dos professores de ciências e matemática, em todos os níveis. Em aula inaugural que ocorreu na última terça (22), marcando o início da primeira turma, o programa cria, também, novas articulações e possibilidades de desenvolvimento de projetos educacionais nas áreas de computação, geociências, filosofia das ciências, educação científica, história e sociologia das ciências.

“Este programa integrará a política pública de educação científica na Amazônia aos programas de pós-graduação em âmbito federal, fortalecendo o desenvolvimento regional e seus Índices de Desenvolvimento Humano. Também desenvolverá novos processos de difusão e popularização das ciências e matemática, possibilitando melhor compreensão dos problemas científicos e tecnológicos complexos da humanidade, e uma interlocução científica mais qualificada com a sociedade” destaca o professor Marcílio de Freitas, presidente e relator da comissão de implantação do programa.

O PPG em Ensino de Ciências e Matemática encontra-se apoiado, institucionalmente, pelos Departamentos de Física (DF), Química (DQ) e Matemática (DM) do Instituto de Ciências Exatas (ICE), pela Faculdade de Educação (Faced), pelo Departamento de Biologia (DB) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e pelo Instituto de Computação (Icomp) com as estruturas e logísticas de seus respectivos programas de pós-graduação, que já se encontram em funcionamento.

Histórico

Em 25 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes/MEC) aprovou a implantação e funcionamento do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a partir de junho de 2013. De natureza interdisciplinar, o programa de pós-graduação amplia a inserção do Estado do Amazonas no Sistema Nacional de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, e confere aos cidadãos amazonenses, o direito constitucional de terem acesso às políticas de educação científica e de formação avançada de recursos humanos que trabalham com educação.

O projeto foi construído por uma comissão composta pelos professores Marcílio de Freitas (Presidente/relator), Marta Silva dos Santos Gusmão, Sidilene Aquino de Farias, Disney Douglas de Lima Oliveira, Zeina Rebouças Corrêa Thomé, José Francisco de Magalhães Netto, José Luiz de Souza Pio e Thierry Ray Jethlen Gasnier, aprovado em todas as instâncias deliberativas da UFAM, e encaminhado à CAPES em junho de 2012 por meio da Pró-reitoria para Pesquisa e Pós-graduação da UFAM.