Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas recomenda atenção com casos de sarampo registrados no Nordeste

Considerando a notificação de 132 casos confirmados no Brasil em 2013, sendo que 114 casos foram de Pernambuco e a notificação de casos suspeitos no Ceará, em 2014, a Fundação de Vigilância em Saúde/AM, recomendo que as Vigilâncias Municipais de Saúde permaneçam em alerta para casos suspeitos. 
 
Como suspeito, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas considera todo indivíduo, que independente da idade ou situação vacinal, apresentar febre acompanhada de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse, coriza, conjuntivite e que tenham viajado ou tenha tido contato com quem tenha viajado para o Nordeste nos últimos 30 dias.    
 
Na detecção de casos suspeitos, as vigilâncias municipais de saúde devem: realizar a notificação imediata, em até 24h, ao Departamento de Vigilância, Epidemiológica/FVS e notificar no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
 
É preciso também realizar coleta de amostras para diagnóstico laboratorial; coletar sangue para sorologia nos primeiros 28 dias e encaminhar ao Lacen, laboratório de referência no Amazonas. 
 
O paciente vai precisar ser orientado a permanecer em isolamento social, entre outras medidas, conforme emitiu em notificação a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). 
 
Segundo o diretor-presidente da FVS/AM, Bernardino Albuquerque, o sarampo é uma doença altamente contagiosa que ocorre principalmente na infância e que se propaga por contato direto. O período de incubação é normalmente de 12 dias, mas pode ocorrer até 15 dias. 
 
“A vacinação constitui a melhor proteção e é eficaz em 95% dos casos, Os médicos, na sua maioria, recomendam a vacinação quando as crianças completam ano, uma vez que até esta idade elas possuem uma imunidade natural à doença”, disse. 
 
Os primeiros sintomas são uma subida de temperatura, tosse seca e irritante, pequenos pontos brancos no interior das bochechas e olhos vermelhos e doloridos, podendo surgir 1 a 4 dias antes do aparecimento do exantema, que se caracteriza por manchas avermelhadas e ligeiramente salientes que começam atrás das orelhas e se espalham por todo o corpo por volta do quarto dia de doença.
 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable