Workshop de Uso e Cobertura do Solo discute importância de tecnologias para monitoramento de espaços territoriais

Como forma de disseminar a importância de se discutir o monitoramento dos solos na Amazônia e no restante do País, a Universidade Federal do Amazonas, por meio da Faculdade de Ciências, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o “Workshop Internacional de Pesquisa sobre a Caracterização de Feições de Uso e Cobertura da Terra na Amazônia Usando Dados Óticos e de Radar”. O evento acontece no auditório da Faculdade de Educação Física (FEFF), no mini campus da Universidade, até esta quinta-feira, 24.

Financiada pelo PROCAD UFAM-INPE/CAPES e pelo Programa Ciência sem Fronteiras, programa Professor Visitante do Exterior (PVE) do CNPq, a iniciativa é patrocinada pela Michigan Universidade Estadual (MSU) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

No primeiro dia do Workshop, o co-presidente do evento, professor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) Lizit Alencar da Costa, fez uma apresentação das ações, atividades e produtos desenvolvidos pelo laboratório de Geotecnologias da Ufam.

Segundo ele, o País está no mesmo patamar de países como os Estados Unidos e demais países europeus que desenvolvem pesquisas e conhecimento sobre monitoramento.

“Eles desenvolvem as tecnologias e têm interesse em implementá-las aqui. Nós, de igual forma, produzimos bastante no que se refere à teoria”, explicou.

O professor titular da Divisão de Processamento de Imagens do Inpe, professor Luciano Dutra, disse que o workshop é uma ação de cooperação acadêmica e que, sendo realizada pela primeira vez na Ufam, tem atendido às expectativas.

“Temos visto o interesse dos estudantes e pesquisadores e para nós, é muito importante que, além de fazermos esses trabalhos com os nossos pares, façamos também junto à sociedade”, salientou.

Programação

No dia 24, cuja programação também terá às 09h, as temáticas levadas à discussão serão: “Um sistema integrado de filtragem, segmentação e classificação de imagens SAR polarimétricas”, com os representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Corina Freitas e Sidnei Sant'Anna; "Avaliação da exatidão local e global para as classificações de dados espaciais", com o representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Carlos Felgueiras; “"Métodos de estimativa de biomassa por meio de sensoriamento remoto”, Dengsheng Lu, da Universidade Estadual de Michigan, além do tema a "Importancia dos Dados de Satélites de Observação da Terra, Ópticos e de micro-Ondas, para a Proteção da Amazônia", com Rogério Guedes Soares , Diretor do Sistema de Proteção da Amazônia, “A influência da resolução na avaliação da exatidão”, com Eliana Pantaleão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e “ Visão Geral do Sistema de Informação Geográfica-SPRING”, com Carlos Felgueiras, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Há, ainda, uma oficina, que também é uma colaboração entre o programa de pós-graduação UFAM em Ciência Florestal e Meio Ambiente- PPGCIFA e do programa de pós-graduação Sensoriamento Remoto do INPE. É financiado pela CAPES através do projeto de extensão acadêmica PROCAD NF2009 "Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas-SIG Aplicados as Ciências Florestais e Ambientais".