Tecnologias Sociais e Extensão Universitária são debatidas na Ufam

A Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) – Núcleo Manaus promoveu, nesta quarta-feira (16), o III Seminário sobre “Tecnologias Sociais e Extensão Universitária – Diálogos Interdisciplinares”. A Psicologia Social, de acordo com o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e membro da Abrapso, Marcelo Calegare, é desenvolvida a partir do compromisso ético e profissional cujo objetivo é melhorar a sociedade, propondo soluções para seus problemas.

Com a proposta de promover o desenvolvimento social, a Abrapso tem desenvolvido seminários interdisciplinares entre profissionais e estudantes de Psicologia e de outras áreas de formação. Para 2014, as responsáveis pelas palestras são uma psicóloga e uma assistente social. “Este é também – e principalmente – um espaço de intercâmbio acadêmico”, ressaltou o professor Marcelo, ao reforçar a importância do encontro.

A professora doutora Denise Guitierrez, que do quadro da Faculdade de Psicologia (Fapsi) e também coordenadora de Tecnologia Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, fala da experiência à frente dessa coordenação iniciada em 2011. “É preciso que a ciência seja vista como instrumento de produção de riqueza, ou seja, de transformação social”. De acordo com a professora, a partir da iniciativa o INPA se abre para a perspectiva de entender a ciência como produção humana para os homens.

Entre as atividades estão o rastreamento dos projetos que já utilizavam tecnologias sociais, ou melhor, desenvolviam atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Um exemplo é o de uso do cravinho da índia como larvicida e repelente, de fácil manipulação e utilização. O projeto já tem parceria da Fundação e Vigilância em Saúde do Amazonas (FVA).

Para tratar dos projetos de extensão da Ufam que desenvolvem e utilizam tecnologias sociais, a professora mestre Anny Letícia Coelho (Faculdades Literatus e Salesiana Dom Bosco) apresentou um resumo da sua dissertação. Ela entrevistou os coordenadores dos principais programas extensionistas, como Atividades Motoras para Deficientes, Estação Casa da Física, Tupé e Interação. Aprofundou-se no Programa Unitrabalho, coordenado pela professora Antonieta do Lago, cujo foco é a aplicação de tecnologia social de incubação de empreendedores para a autogestão. "A autogestão gera resultados para todos, esclareceu.

Escola de Enfermagem de Manaus oferece curso gratuito de especialização

A Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) iniciou nesta segunda-feira, 14 de abril, o curso de especialização em Urgência e Emergência.  A turma é composta por 23 alunos, egressos da EEM que, por terem obtido o melhor desempenho durante sua formação acadêmica, fazem jus a uma bolsa de estudos 100% gratuita. O curso tem carga horária de 500 horas, distribuídas em aulas teórico-práticas, estágio e atividades complementares. Ministrado pelos professores da EEM, o curso é ofertado em módulos e as aulas ocorrerão das 14 às 18h. O término do curso será em dezembro de 2014. 

A abertura do curso foi feita pela professora doutora Nair Chase da Silva, diretora da EEM, a qual destacou que a oferta de bolsa para acadêmicos com o melhor desempenho é uma política já consolidada na âmbito da EEM. A aula inaugural foi proferida pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFAM, doutor Gilson Vieira Monteiro, que expôs o tema “O impacto dos cursos de especialização para a educação permanente dos profissionais”.   Presente também esteve o professor doutor Lucídio Rocha, Pró-Reitor de Ensino de Graduação.  A coordenadora do curso Profa. MSc. Hadelândia Millon falou da alegria em poder coordenar um curso que irá contribuir para capacitar melhor os enfermeiros e melhorar a assistência à população.

Professor do campus de Humaitá defende tese em Portugal

 

O professor Valmir Flores Pinto, do campus Vale do Rio Madeira, no município de Humaitá, defendeu, nesta terça-feira (15), a tese de doutoramento intitulada “Ensino Superior como Princípio Hegemónico de Cidadania: um diálogo com Antonio Gramsci no Sul da Amazônia Brasileira”. O doutoramento foi realizado na Universidade de Aveiro, Portugal, na área de concentração Estudos em Ensino Superior.

A tese trata, numa abordagem qualitativa, da interiorização do ensino superior público no Sul do Amazonas (IEAA/UFAM) analisada a partir das categorias de Antonio Gramsci: sociedade civil, educação, cidadania, Estado e Hegemonia. Para este trabalho foram realizadas entrevistas com atores no campus Vale do Rio Madeira, distribuídos entre professores, estudantes, funcionários e pessoas fora do espaço acadêmico.

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