Estudante de Medicina da Ufam realiza intercâmbio no Egito para aperfeiçoar formação

Viviane Ferreira realiza estágio no Specialized Hospital Ain Shams University.Viviane Ferreira realiza estágio no Specialized Hospital Ain Shams University.Quem nunca desejou se aperfeiçoar na profissão e ainda mais fora do Brasil, dentro de outra cultura?

Pois essa experiência deixou de ser desejo na vida da estudante de medicina da Ufam, Viviane Ferreira. Há uma semana no Cairo (Egito) para realizar estágio em cirurgia geral na Ain Shams University, a intercambista vivencia o crescimento profissional aliado à realização de um sonho de infância.

A terra dos faraós, das pirâmides e do Rio Nilo, o Egito foi o lugar escolhido por Viviane durante a seleção do edital da International Federation of American Students Assoaciation (IFMSA), organização internacional que promove intercâmbios a estudantes de medicina em mais de 120 países do mundo, representada no Brasil pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, que possui unidades locais em diversas faculdades de medicina, as Coordenações Locais de Estágios e Vivências (CLEV). “Estou representando a Ufam aqui. Estou muito feliz em poder compartilhar as experiências vividas em nossa Universidade e poder receber novos ensinamentos de uma cultura tão rica”, declarou.

Cursando o sexto período, Viviane se interessou pelo país africano na escola ao conhecer a história do Egito Antigo. Desde então, alimentou o sonho de conhecê-lo de perto. “Quando estava no quarto período, tomei conhecimento sobre o edital vigente 2018-2019 e decidi me inscrever. Minha única opção pretendida era o Egito, pois eu poderia unir o sonho de conhecer o país e ainda praticar as habilidades do curso em outra cultura e realidade”, explica a aluna sobre sua conquista. “O estágio ocorre cinco dias na semana, sob a supervisão de um preceptor que é Cirurgião Geral. Minhas expectativas foram superadas. Pude observar que, surpreendentemente, nossa cultura médico-hospitalar muito se assemelha com a praticada na universidade que estou estagiando (Ain Shams), com ligeiras mudanças em técnicas específicas nos procedimentos”, explica.

Intercâmbio permite o aprendizado de técnicas cirúrgicas distintas das brasileiras. Intercâmbio permite o aprendizado de técnicas cirúrgicas distintas das brasileiras. A fluência no inglês foi fundamental para classificar a estudante na seleção, já que é o segundo idioma mais falado no Egito, depois do árabe. “No hospital me comunico com os profissionais por meio do inglês. Não tive nenhuma dificuldade na comunicação e ainda tenho aprendido muitas expressões em árabe”, conta Viviane. “As expectativas seguem grandes mesmo após uma semana de estágio concluído, ainda faltam três. A cada dia aprendo conteúdos diversos e técnicas que não são aplicadas no Brasil e que possuem grandes resultados. Então sempre há grande expectativa para as próximas cirurgias e procedimentos”, revela.

A vivência em outra realidade tão distinta da brasileira permitiu à futura anestesista ou cirurgiã crescer, também, como pessoa já que precisou se adaptar à alimentação e aos costumes locais para melhor realizar o estágio. “Tem sido muito interessante, sobretudo em relação à alimentação e peças de vestuário. Por ter maioria expressiva de islâmicos, sobretudo no ambiente hospitalar, devemos sempre cobrir todo o corpo e é opcional o uso do Hiyab. Alguns momentos eu uso por me sentir mais confortável e em respeito à população que está sendo atendida”, explica. “Estou muito feliz e realizada em poder vivenciar essa experiência tão enriquecedora”, finaliza.

 

Programa de Atividades Motoras para Deficientes divulga abertura de inscrições para novas turmas

Entre os dias 11 e 15 de fevereiro o Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde), da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da Ufam, abre o período de inscrições de novas turmas para as aulas de Educação Física para crianças, adolescentes, adultos ou idosos com deficiência, Adaptação ao Meio Aquático (Halliwick), Natação e Futsal.

O programa atende pessoas com deficiência (física, intelectual, auditiva e visual) a partir de 2 anos de idade até a fase adulta, e idosos.

As inscrições irão ocorrer somente no período da tarde, de 14h as 17h, no Auditório da Feff, Bloco C, setor Sul do Campus Universitário. Documentos necessários: cópias do comprovante de residência, carteira de identidade ou certidão de nascimento, laudo da deficiência e uma foto 3x4. É obrigatória a presença do aluno no ato da matrícula.

Início das aulas

As atividades terão início no dia 12 de março, nas dependências da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, e serão sempre às terças e quintas nos seguintes horários:

14h – 15h15: Atividades motoras;

16h – 17h30: Atividades de Adaptação ao Meio Aquático (Halliwick) e Iniciação à Natação.

Em todas as aulas é obrigatória a presença de um acompanhante.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramais 4086 – 2290 / 98415-2626 / 98171-4482 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Saiba mais sobre o Proamde na notícia relacionada:

Programa de extensão da Ufam promove o bem estar das pessoas com deficiência

 

Reitor recebe proposta da criação do Programa de Apoio aos Periódicos Científicos da Ufam (PAPC/Ufam)

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta quinta-feira, 7, o reitor da Universidade Federal do Amazonas ( Ufam),  professor Sylvio Puga, recebeu o Grupo de Trabalho responsável por elaborar diretrizes com vistas à implementação de uma política institucional para a qualificação dos periódicos da Ufam.

Necessidade de Política Editorial

Ao entregar ao reitor a proposta da criação do Programa de Apoio aos periódicos Científicos da Ufam (PAPC/Ufam), o presidente do Grupo de trabalho, professor César Queirós, destacou a importância dos periódicos científicos como ferramentas de divulgação da produção científica da Universidade e o papel determinante dos periódicos no que se relaciona à avaliação dos Programas de Pós-Graduação. “Em maio de 2018 foi realizado um evento aqui na Ufam organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) com o objetivo de discutir o papel dos periódicos científicos da Universidade Federal do Amazonas. Em maio de 2018, o reitor designou um grupo de trabalho para elaborar as diretrizes para a implementação de uma política institucional para a qualificação dos periódicos da nossa Universidade e hoje esse grupo está entregando essas diretrizes à reitoria, o que é um grande passo na construção de uma estratégia que, aliada a outras políticas de estímulo às publicações, possa impulsionar a divulgação da produção científica qualificada”, destacou o presidente do Grupo de Trabalho.

Propostas do Grupo de Trabalho

Entre as propostas apresentadas ao reitor pelo grupo de Trabalho está a formação de um Comitê Executivo, formado, inicialmente, por três membros; um Comitê Científico, composto por sete membros e a criação de um espaço no Centro de Convivência da Universidade para concentrar as atividades do Plano de Apoio aos Periódicos Científicos (PAPC).

Soluções possíveis

 O reitor, professor Sylvio Puga, ressaltou que a demanda não é difícil de encaminhar. “Desejo, primeiramente, parabenizá-los pelo trabalho desenvolvido. Isso demonstra que todos colaboram para os avanços da nossa Universidade. Até o meio do ano teremos uma solução, que não será a perfeita, mas que será a possível”, ressaltou reitor.

Demais integrantes do Grupo de Trabalho

Também integram o Grupo de Trabalho o diretor da Editora da Universidade (Edua/Ufam), professor Sérgio Freire; a diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufam (Sistebib), bibliotecária Célia Lira; o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Carlos Magno; a professora titular da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), doutora Célia Simonetti e o bibliotecário Thiago Giordano Siqueira.

 

 

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable