Reitor recebe proposta da criação do Programa de Apoio aos Periódicos Científicos da Ufam (PAPC/Ufam)

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta quinta-feira, 7, o reitor da Universidade Federal do Amazonas ( Ufam),  professor Sylvio Puga, recebeu o Grupo de Trabalho responsável por elaborar diretrizes com vistas à implementação de uma política institucional para a qualificação dos periódicos da Ufam.

Necessidade de Política Editorial

Ao entregar ao reitor a proposta da criação do Programa de Apoio aos periódicos Científicos da Ufam (PAPC/Ufam), o presidente do Grupo de trabalho, professor César Queirós, destacou a importância dos periódicos científicos como ferramentas de divulgação da produção científica da Universidade e o papel determinante dos periódicos no que se relaciona à avaliação dos Programas de Pós-Graduação. “Em maio de 2018 foi realizado um evento aqui na Ufam organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) com o objetivo de discutir o papel dos periódicos científicos da Universidade Federal do Amazonas. Em maio de 2018, o reitor designou um grupo de trabalho para elaborar as diretrizes para a implementação de uma política institucional para a qualificação dos periódicos da nossa Universidade e hoje esse grupo está entregando essas diretrizes à reitoria, o que é um grande passo na construção de uma estratégia que, aliada a outras políticas de estímulo às publicações, possa impulsionar a divulgação da produção científica qualificada”, destacou o presidente do Grupo de Trabalho.

Propostas do Grupo de Trabalho

Entre as propostas apresentadas ao reitor pelo grupo de Trabalho está a formação de um Comitê Executivo, formado, inicialmente, por três membros; um Comitê Científico, composto por sete membros e a criação de um espaço no Centro de Convivência da Universidade para concentrar as atividades do Plano de Apoio aos Periódicos Científicos (PAPC).

Soluções possíveis

O reitor, professor Sylvio Puga, ressaltou que a demanda não é difícil de encaminhar. “Desejo, primeiramente, parabenizá-los pelo trabalho desenvolvido. Isso demonstra que todos colaboram para os avanços da nossa Universidade. Até o meio do ano teremos uma solução, que não será a perfeita, mas que será a possível”, ressaltou reitor.

Demais integrantes do Grupo de Trabalho

Também integram o Grupo de Trabalho o diretor da Editora da Universidade (Edua/Ufam), professor Sérgio Freire; a diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufam (Sistebib), bibliotecária Célia Lira; o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Carlos Magno; a professora titular da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), doutora Célia Simonetti e o bibliotecário Thiago Giordano Siqueira.