5ª Semana de Ciência e Tecnologia do ICE tem projeto aprovado pelo CNPq. Evento é em outubro
Atividades no interior ocorrem nos dias 23 e 24 de outubro; na capital, entre os dias 25 e 27
Conhecida pelos estudiosos como a “ciência da ciência”, a Matemática é a ferramenta básica para a exploração do raciocínio lógico e abstrato desde a Física e a Química até a compreensão do Mercado Financeiro, da Robótica Educacional e da Medicina. Suas aplicações no dia a dia são incontáveis, e é por esse motivo que o projeto ‘A Matemática está em tudo; Integrar para construir’, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no edital nº 02/2017, tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre a Universidade e a sociedade.
Coordenação da V Sect-ICE distribui tarefas
Tema da 14ª edição a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da V Semana de Ciência e Tecnologia do ICE (Sect-ICE), o projeto é coordenado pelos professores Marisa Cavalcante e Elio Molisani, ambos do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas. Um dos objetivos é motivar a comunidade a discutir as implicações sociais da Ciência, em especial os professores e estudantes da educação básica.
A coordenadora destaca a importância do apoio das Pró-Reitorias de Inovação Tecnológica (Protec) e de Planejamento (Proplan). Ainda na Ufam, a Semana ultrapassa os cursos do ICE, e tem a participação da Faculdade de Estudos Sociais (FES); da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), por meio do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde); da Faculdade de Artes (Faartes); do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari; entre outros.
“As Secretarias Municipal e Estadual de Educação (Semed e Seduc) também têm participações na Semana, em especial aquelas onde os estudantes das licenciaturas desenvolvem atividades do Programa Institucional de Iniciação a Docência (Pibid). Outros parceiros são o Coletivo ‘Escola Família do Amazonas’ (Cefa), associação que será responsável pelas atividades junto às escolas de tempo integral e pela apresentação de outras ações; e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), com atividades conjuntas no município de Maués”, acrescenta o professor Elio Molisani, vice-coordenador do projeto.
Professor Elio Molisani comemora a aprovação do projeto pelo CNPq
Ações no interior
Participam do projeto escolas de 17 municípios do Amazonas, além de cinco instituições localizadas na capital: Santa Isabel do Rio Negro, Manacapuru, Itacoatiara, Autazes, Coari, Barreirinha, Iranduba, Maués, Codajás, Parintins, Beruri, Borba, Humaitá, Manicoré, Presidente Figueiredo, Nhamundá e Novo Airão. Dentre as principais atividades estão o ‘Ônibus da Ciência’, com treinamentos para professores da rede básica; palestras itinerantes; o 1º Encontro entre Escolas de Tempo Integral e oficinas.
Para os encontros escolares, são esperados 2.195 estudantes de seis instituições integrais localizadas nas cidades de Maués, Parintins, Beruri, Borba, Humaitá e Manicoré. Além disso, os coordenadores do projeto, professores Marisa Cavalcante e Elio Molisani, ministrarão, em Maués, o curso de ‘Física Geral A’ para os discentes da Licenciatura em Química do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). Já em Autazes, o destaque é para o curso ‘A Matemática da Física’, a ser ministrado pelo professor Lúcio Fábio da Silva.
Temas norteadores
- Escola Básica (atividades) e Escolas de Tempo Integral (discussões);
- Educação Científica Inclusiva;
- Educação Indígena;
- Sociologia e Tecnologias;
- Astronomia, Etnoastronomia e a Matemática;
- Estatística, Crise Econômica e a Matemática Financeira;
- A Matemática nas Ciências Forenses;
- Cultura Maker e Aprendizagem Criativa;
- Programação e o Raciocínio Lógico;
- EAD e a Experimentação Remota;
- Divulgação das Pesquisas Científicas na Ufam.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia abre inscrições para Alunos Especiais
O programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas – PPGS – abre inscrições na segunda-feira, dia 7, para a modalidade de Aluno Especial para cursarem as disciplinas: Tópicos em Sociologia I (Análise de redes sociais e Sociologia relacional); Tópicos em Sociologia II (Capitalismo e Tragédia na Sociologia Clássica Alemã); e Tópicos em Sociologia III (Michel Foucault), com início no segundo semestre, próxima terça-feira, 8 de agosto.
Os interessados devem procurar a secretaria do PPGS, das 9 às 12h, na sala 9, do bloco Mário Ypiranga, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais.
Documentos necessários para concluir a inscrição são: Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) – uma cópia autenticada ou acompanhada do original; Curriculum Lattes atualizado; diploma de graduação e histórico – uma cópia autenticada ou acompanhada do original; formulário de inscrição .
Alunos Especiais
De acordo com o Regimento Interno do PPGS, Alunos Especiais são os alunos que se matriculam em disciplinas isoladas do curso, condicionados à existência de vagas, à aprovação do professor responsável pela disciplina e ao atendimento dos requisitos estabelecidos no regimento, com direito a aproveitamento dos créditos cursados. O resultado da seleção estará disponível no dia 8 de agostono site e no mural da secretaria do programa.
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Conferência sobre riqueza e desigualdade inaugura semestre letivo do PPG em Sociologia
O palestrante, professor Antonio Cattani, e o coordenador do PPGS, professor Marcelo SeráficoA palestra com o professor Antonio Cattani marcou a abertura do semestre do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGS/Ufam). Com o tema “A riqueza desmedida: ameaça para a economia e o bem comum”, a conferência trouxe uma reflexão sobre como a riqueza se relaciona com a desigualdade e a perpetuação da pobreza no País.
Durante o encontro, o palestrante discorreu sobre o cenário de desigualdade brasileiro, caracterizado por uma economia frágil, cidadania e democracia limitadas e com insegurança e violência crescentes. Para Cattani, o papel da riqueza na construção dessa realidade deve ser explorado.
“É necessário questionar: como se constituíram essas fortunas? Por mérito, por esforço? Ou existem outros mecanismos? Há um mundo de pessoas com fortunas incalculáveis, do qual temos uma ideia muito vaga, marcado por golpes, fraudes, sonegação, corrupção”, declarou o docente. “Do morador de rua ao multimilionário, há uma cadeia de extração articulada, brilhante e eficiente, que perpetua a pobreza”.
O professor espera que o público acadêmico faça novos questionamentos sobre o lado dos ‘donos do capital’. “Os estudos sobre a pobreza são legítimos e necessários, mas só estudar essa parte não adianta. Precisamos estudar os perpetradores, as pessoas que produzem a pobreza, juntar esses polos aparentemente independentes numa análise estrutural”, disse.
Durante o evento, houve o lançamento da obra inédita do palestrante, “Ricos, Podres de Ricos”, uma síntese das produções acadêmicas do docente sobre a temática.
Incentivo ao debate e reflexão
Público acadêmico prestigiou a palestra
Segundo o coordenador do PPGS, professor Marcelo Seráfico, a conferência com o professor Antônio Cattani é mais um dos esforços do Programa para promover o debate e a reflexão entre os estudantes.
“Cattani traz uma série de abordagens críticas sobre como se reproduzem as estruturas de dominação política, econômica e cultural que mantém a situação de desigualdade no País”, afirmou Seráfico. “Considero que este foi um excelente começo para o semestre”.
“Por meio de eventos, publicações e atividades como essa, esperamos estimular a vida acadêmica para além da sala de aula, com temas de interesse público e relevantes do ponto de vista político e, consequentemente, manter e melhorar a qualidade do nosso Programa”, pontuou o professor.