Navi exibe filmes premiados em Festival
O Núcleo de Antropologia Visual (Navi) retoma suas sessões semanais, às quintas-feiras, no auditório Rio Negro (IFCHS), das 12h30 às 14h, com debates ao final de cada sessão, exibindo os filmes premiados do 1º Festival do Filme Etnográfico do Pará, ocorrido em novembro de 2017.
Nesta quinta-feira, dia 15 de março, serão exibidos os documentários ‘Las hojas que envuelven las plazas’ (legendado) e ‘O caminho das pedras’, com a participação nos debates da antropóloga da Ufam, professora Maria Helena Ortolan.
No dia 22 de março, será a vez do filme longa-metragem ‘Ama-San’, falado em japonês, com legendas em português. Trata-se de uma prática milenar no Japão, mergulhos no mar, para a busca de pérolas e moluscos, pelas Ama-San. No final da sessão, debate com representante do curso de Língua Japonesa.
Dia 05 de abril será exibido o documentário ‘A terceira margem’. Um trânsito atribulado entre dois mundos, Kaiapó e Funi-ô, põe em cheque a ruptura da cultura indígena dianteda invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.
São filmes que tratam de figuras/personagens, povos, comunidades, captados por realizadores da Amazônia e do estrangeiro, com olhares buscando estabelecer diálogo entre culturas e que mereceram os prêmios: Melhor Filme Etnográfico de Curta-Metragem ‘Las hojas que envuelven las plazas’, de Liliana Sayuri Matsuyama Hoyos (Colômbia, 2014, 10 minutos); Melhor Filme Etnográfico de Media-Metragem ‘O caminho das pedras’, de Alexandre Nogueira e Fernando Segtowick (Pará, 2016, 22 minutos); Melhor Filme Etnográfico de Longa-Metragem ‘Ama-San’, de Claudia Varejão (Portugal/Suíça/Japão, 2016, 112 minutos); e, como Menção Honrosa do Júri, o prêmio ao documentário ‘A terceira margem’, de Fabian Remy (Brasil, 2016, 57 minutos).
‘Las hojas que envuelven las plazas’ descreve o processo de cultivo, preparação e transporte de folhas de bananeiras cultivadas por famílias camponesas e indígenas do sul do Tolima, Colômbia e levadas aos mercados locais e municipais. Este é um mercado que teria desaparecido, se não fosse pela persistência das famílias que o fazem possível. Os mercados públicos e a compra e venda das folhas de bananeira tecem uma rede que pode ser considerado um patrimônio cultural da cidade.
‘O caminho das pedras' lança seu olhar sobre a comunidade quilombola do Acabatal, um retrato de 300 anos de luta pelo direito à terra na Amazônia. Situada em Ananindeua (PA), os descendentes de escravos tentam sobreviver, ao mesmo tempo, que a comunidade sofre com ameaças da expansão imobiliária, violência e falta de infraestrutura.
Cine & Vídeo Tarumã retorna após recesso letivo com filmes de temática feminina
De volta do recesso letivo, o Cine & Vídeo Tarumã homenageia o dia internacional da mulher com uma seleção de filmes voltados a temática feminina. As obras tratam de temas diversos, desde o direito ao voto na década de 70 até protestos em 2012 contra o estupro e feminicídio. Todas as sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, no setor Norte do Campus, na Universidade Federal do Amazonas.
Nesta segunda-feira, 12, o filme exibido é ‘Mulheres Divinas’, da diretora sueca Petra Volpe. O longa-metragem narra a vida da jovem dona de casa ‘Nora’ (Marie Leuenberger), a qual vive com seu marido e seus dois filhos numa pequena aldeia. Até então, sua vida era tranquila, uma pessoa pacata, de quem todos gostam e não parecia afetada pelos ventos dos grandes movimentos sociais surgidos a partir da revolução de 1968. Até começar a lutar publicamente pelo direito de voto das mulheres, que os homens devem decidir nas urnas em fevereiro de 1971.
Na quarta-feira, 14, o filme é ‘Mulheres sem Homens’. A produção se passa em 1953, no Irã, quando um golpe de estado apoiado pelos norte-americanos e ingleses derrubou o primeiro-ministro democraticamente eleito, Mohammad Mossadegh, e reinstalou o Xá no poder. Ao longo de vários dias quatro mulheres diferentes da sociedade iraniana estão reunidas nesse contexto de turbulência política e social. Fakhri (Arita Shahrzad), uma mulher de meia-idade presa a casamento sem amor e que deve lidar com seus sentimentos por uma antiga paixão que acaba de retornar da América. Zarin (Orsi Toth), uma jovem prostituta, que tenta escapar à devastadora situação de não poder mais ver os rostos dos homens. Munis (Shabnam Toloui), uma mulher politicamente consciente, que procura resistir à reclusão imposta a ela por seu irmão religioso fanático. Faezeh (Pegah Ferydoni), amiga de Munis, que permanece alheia ao tumulto nas ruas e anseia apenas em se casar com o irmão dela.
Na sexta-feira, é a vez do documentário ‘Filha da Índia’, da diretora Leslee Udwin. Um grupo de seis homens estupra uma mulher de 23 anos em um ônibus, em dezembro de 2012, em Nova Délhi, e dias depois ela morre no hospital por graves ferimentos internos. Indignadas pela violência, mulheres do país inteiro vão às ruas protestar, mobilizando uma onda mundial de aversão a tal ato. Entrelaçada com a história, as vidas, valores e mentalidades dos estupradores com quem a cineasta teve acesso. Uma reflexão sobre a sociedade e seus valores que geram tais atos violentos e um apelo otimista para uma possível mudança.
Progesp oferece curso de Gestão para Aposentadoria para Servidores Públicos
A Coordenação de Desenvolvimento Social (CDS/DSQV/Progesp), em parceria com Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD/Dapes/Progesp), oferecem o Curso de Gestão para Aposentadoria para Servidores Públicos, que acontece de 23 a 27 de abril, de 8h às 12h, na sala de treinamento da Progesp, localizada no prédio da Reitoria, setor norte do campus Manaus.
O objetivo é auxiliar na preparação do servidor para a aposentadoria, num processo que abrange atividades iniciadas ainda no tempo de serviço ativo até o momento posterior à aposentadoria.
O curso tem a carga de 20 horas e os participantes que tiverem 75% ou mais de presença receberão o certificado. Para participar, é necessário estar em Abono Permanência e/ou possuir os parâmetros necessários para aposentadoria voluntária até dezembro de 2018.
Serão disponibilizadas 40 vagas e a inscrição deverá ser realizada com o preenchimento do formulário disponível aqui, entregue na recepção da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e encaminhado à Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento até o dia 20 de abril.
NEPPD promove palestra sobre Educação Inclusiva
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), da Faculdade de Educação (Faced) promove mais uma edição do Ciclo de Palestras e Debates sobre Inclusão no Contexto Amazônico, ação do Programa de Apoio Educacional Especializado (PAEE), em parceria com a Linha de Pesquisa 4 ‘Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico’, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufam).
Com a temática "Um olhar sobre a formação inicial de professores para a Educação Inclusiva”, a palestra será proferida pela professora Osmarina Guimarães Lima, doutoranda em Educação, do PPGE e Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O evento acontece dia 23 de março (sexta-feira), em dois horários: das 09 às 11h ou das 14h às 16h, no Auditório Rio Jatapú, da Faculdade de Educação, setor norte do campus. A palestra é voltada para acadêmicos, professores da Educação Básica ou quem tem interesse pela temática. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento (1h antes do início da palestra), com certificação de 4 horas.
Informações pelo e-mail:
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Olimpíada Brasileira de Matemática: Ufam oferece curso para professores da educação básica
Com as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) abertas até o dia 2 de abril de 2018, o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizará um curso de formação para professores interessados em treinar seus alunos para a competição. Os professores do ensino básico receberão formação sobre ‘Métodos de contagem e probabilidade’.
As inscrições para o curso podem ser realizadas até o dia 23 de março de 2018 pelo preenchimento de formulário online. As informações necessárias para se candidatar a uma das 50 vagas são: nome completo, e-mail, telefone, escola em que trabalha e séries nas quais leciona.
O treinamento, direcionado aos docentes de Matemática de escolas públicas ou particulares, será ministrado no dia 6 de abril de 2018. Para esta formação, a carga horária de 8 horas será dividida nos turnos matutino e vespertino.
Conforme explica o professor Disney Douglas, coordenador da OBMEP no interior, o Departamento já realizou formações de professores anteriormente, mas esta é a primeira vez que o curso é destinado especificamente à Olimpíada de Matemática. “Esperamos melhorar o quantitativo de medalhas no Amazonas, além de contribuir com a qualidade de ensino e com o aumento do interesse pela Matemática”, aponta.
A participação e o nível de desempenho dos estudantes do Amazonas vêm crescendo a cada OBMEP. Na edição anterior, por exemplo, 108 estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze, além de menções honrosas, número que foi superior ao de 2016.
O professor Nilomar Oliveira também coordena a realização da Olimpíada, sendo que ele atua na capital, enquanto o professor Douglas coordena as atividades nos demais municípios. Outros professores do Departamento de Matemática participam na aplicação e correção das provas.
Sobre a OBMEP
Em sua 14ª edição, essa é mais uma oportunidade para os estudantes mostrarem seus conhecimentos na maior competição científica do Brasil, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Alunos do 6° ao 9° ano dos ensinos Fundamental e Médio podem participar. As inscrições devem ser realizadas pelas escolas, no endereço www.obmep.org.br, até o dia 2 de abril.
As provas da OBMEP serão aplicadas nos dias 5 de junho e 15 de setembro. A divulgação dos vencedores ocorre no dia 21 de novembro deste ano.
Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e (92) 3305-1181 ramal 2818 (Secretaria do Instituto de Ciências Exatas).
Com informações: Departamento de Matemática da Ufam
Professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas realiza defesa pública de Memorial no dia 8 de março
A professora Lenise Socorro Benarrós de Mesquita, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam, defende na próxima quinta-feira, 8, seu Memorial para a promoção à classe de Professor Titular na carreira do magistério superior. A defesa pública será às 14h30 no auditório da faculdade.
Essa será a segunda defesa de Memorial em menos de três meses na faculdade. A primeira foi no dia 14 de dezembro de 2017, da professora Ana Cyra dos Santos Lucas, que foi aprovada pela Comissão Especial de Avaliação e passou a ocupar o grau de Professor Titular na unidade acadêmica.
Para a diretora da FCF, professora Débora Ohana, o atual momento é histórico não só para a faculdade, como também para a Ufam. “Este é um momento histórico, de grande importância, pois essa conquista é de toda a comunidade acadêmica, que ganha com a dedicação do professor nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Esperamos que nosso corpo docente possa se qualificar cada vez mais e alcançar o auge da carreira, chegando à Titular”.
Professora Lenise de Mesquita possui graduação em Farmácia pela Ufam (1989), especialização em Pharmaceutical Technology pela Universidade de Ghent – Bélgica (1989), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Ufam (1993) e doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Inpa (2001). Atualmente ocupa o cargo de professor, Classe D, Associado - Nível 4 da Ufam.
Sobre a Defesa Pública de Memorial
Na universidade o docente pode progredir na carreira em cinco classes, sendo a de Professor Titular a última a ser alcançada, conforme apresenta a Resolução n° 013/2017, do Conselho Universitário (Consuni), de 25 de maio de 2017. Para isto, o professor deve apresentar a defesa de um Memorial, o qual é um documento que destaca fatos marcantes e méritos acadêmicos tanto dos aspectos profissionais quanto da história de vida do docente.
A defesa é avaliada por uma banca, que conforme determina a resolução do Consuni, deve ser composta por quatro membros, sendo que três devem ser de órgãos externos a universidade. Para se chegar ao último estágio de progressão o professor deve ser Doutor e ter uma contribuição efetiva junto a comunidade acadêmica.
Em vista disso para que o professor tenha êxito em sua defesa, deve apresentar sua trajetória de modo a demonstrar aos avaliadores que ao longo do seu período acadêmico obteve reconhecimento e liderança, o que gerou novos conhecimentos e recursos humanos que o ajudaram a formar sua participação em atividades de gestão.
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