Olimpíada Brasileira de Matemática: Ufam oferece curso para professores da educação básica

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Com as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) abertas até o dia 2 de abril de 2018, o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizará um curso de formação para professores interessados em treinar seus alunos para a competição. Os professores do ensino básico receberão formação sobre ‘Métodos de contagem e probabilidade’.

As inscrições para o curso podem ser realizadas até o dia 23 de março de 2018 pelo preenchimento de formulário online. As informações necessárias para se candidatar a uma das 50 vagas são: nome completo, e-mail, telefone, escola em que trabalha e séries nas quais leciona.

O treinamento, direcionado aos docentes de Matemática de escolas públicas ou particulares, será ministrado no dia 6 de abril de 2018. Para esta formação, a carga horária de 8 horas será dividida nos turnos matutino e vespertino.

Conforme explica o professor Disney Douglas, coordenador da OBMEP no interior, o Departamento já realizou formações de professores anteriormente, mas esta é a primeira vez que o curso é destinado especificamente à Olimpíada de Matemática. “Esperamos melhorar o quantitativo de medalhas no Amazonas, além de contribuir com a qualidade de ensino e com o aumento do interesse pela Matemática”, aponta.

A participação e o nível de desempenho dos estudantes do Amazonas vêm crescendo a cada OBMEP. Na edição anterior, por exemplo, 108 estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze, além de menções honrosas, número que foi superior ao de 2016.

O professor Nilomar Oliveira também coordena a realização da Olimpíada, sendo que ele atua na capital, enquanto o professor Douglas coordena as atividades nos demais municípios. Outros professores do Departamento de Matemática participam na aplicação e correção das provas.

Sobre a OBMEP

Em sua 14ª edição, essa é mais uma oportunidade para os estudantes mostrarem seus conhecimentos na maior competição científica do Brasil, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Alunos do 6° ao 9° ano dos ensinos Fundamental e Médio podem participar. As inscrições devem ser realizadas pelas escolas, no endereço www.obmep.org.br, até o dia 2 de abril.

As provas da OBMEP serão aplicadas nos dias 5 de junho e 15 de setembro. A divulgação dos vencedores ocorre no dia 21 de novembro deste ano.

Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e (92) 3305-1181 ramal 2818 (Secretaria do Instituto de Ciências Exatas).

Com informações: Departamento de Matemática da Ufam