Faculdade de Psicologia promove seminário de Psicologia Social com o tema ‘Arte Comunitária’

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

A Faculdade de Psicologia da Ufam (Fapsi) promoverá, na próxima terça-feira, 06, o ‘I Seminário de Psicologia Social Comunitária: Arte Comunitária - Pesquisa e Intervenção’. O evento contará com a participação dos pesquisadores Rebecca Lawthom e Ornette Clennon, da Manchester Metropolitan University (MMU), no Reino Unido.

Lawthom, professora titular de Psicologia Comunitária e Metodologia Qualitativa e Clennon, pesquisador associado do Centro de Pesquisa de Saúde e Bem Estar, e líder Grupo de Pesquisa Crítica em Raça e Etnia, têm ampla produção científica e expertise em nível internacional e vêm atuado em parceria com o LABINS/PPGPSI/Ufam, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de pesquisa e intervenção em comunidades, promoção da saúde, fortalecimento, identidade cultural e sustentabilidade. A Arte como recurso de intervenção e potência comunitária tem sido objeto de estudo comum entre as duas instituições.

A atividade está sendo promovida pelo Laboratório de Intervenção Social e Desenvolvimento Comunitário (LABINS/Ufam), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI/Ufam), sob a coordenação da professora Cláudia Sampaio, através de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Com o evento, o LABINS pretende contribuir para a difusão do conhecimento em pesquisa e intervenção em Psicologia Comunitária na comunidade acadêmica, além de ampliar a parceria com os pesquisadores da MMU, desenvolvendo projetos de caráter interdisciplinar, no contexto das comunidades amazônicas.

O evento terá início às 14h30, no Auditório Sumaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias, localizado no setor sul do Campus Universitário. As inscrições serão gratuitas, realizadas no local do evento, a partir das 13h30. Os participantes receberão certificado.

Sobre os pesquisadores

Titular da Manchester Metropolitan University (MMU), a Professora Doutora Rebecca Lawthom ministra disciplinas relacionadas à Psicologia Comunitária e métodos qualitativos em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia. Tem interesse em Práticas Comunitárias, trabalhando no departamento de Psicologia e no Instituto de Pesquisa em Saúde e Desenvolvimento Social, no qual comanda o Centro de Mudanças Sociais, ambos na Universidade Metropolitana de Manchester. Seus interesses de pesquisa compreendem Psicologia Comunitária, pessoas com deficiência e feminismo. Também se interessa por métodos de pesquisa qualitativos, criativos e colaborativos, tendo publicações na área. Possui experiência de pesquisa envolvendo marginalização e trabalhos comunitários que visam mudanças sociais. Além disso, é membro do Critical Disability Studies (Estudos Críticos sobre Deficiência), no qual colaborou em projetos envolvendo resiliência e deficiência ao longo do curso de vida e experiência de trabalho escravo de trabalhadores migrantes chineses.

O Professor Doutor Ornette Clennon é um pesquisador crítico sobre raça no Research Centre for Social Change: Community Wellbeing, Manchester Metropolitan University (Centro de Pesquisa de Mudanças Sociais: Bem-estar Comunitário, Universidade Metropolitana de Manchester), onde ele lidera o Critical Race and Ethnicity Research Cluster (Grupo de Pesquisa Crítica de Raça e Etnia). Dr. Ornette tem colaborado com o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas, onde foi convidado para atuar como Professor Visitante.