Professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas realiza defesa pública de Memorial no dia 8 de março

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

A professora Lenise Socorro Benarrós de Mesquita, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam, defende na próxima quinta-feira, 8, seu Memorial para a promoção à classe de Professor Titular na carreira do magistério superior. A defesa pública será às 14h30 no auditório da faculdade.

Essa será a segunda defesa de Memorial em menos de três meses na faculdade. A primeira foi no dia 14 de dezembro de 2017, da professora Ana Cyra dos Santos Lucas, que foi aprovada pela Comissão Especial de Avaliação e passou a ocupar o grau de Professor Titular na unidade acadêmica.

Para a diretora da FCF, professora Débora Ohana, o atual momento é histórico não só para a faculdade, como também para a Ufam. “Este é um momento histórico, de grande importância, pois essa conquista é de toda a comunidade acadêmica, que ganha com a dedicação do professor nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Esperamos que nosso corpo docente possa se qualificar cada vez mais e alcançar o auge da carreira, chegando à Titular”.

Professora Lenise de Mesquita possui graduação em Farmácia pela Ufam (1989), especialização em Pharmaceutical Technology pela Universidade de Ghent – Bélgica (1989), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Ufam (1993) e doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Inpa (2001). Atualmente ocupa o cargo de professor, Classe D, Associado - Nível 4 da Ufam.

Sobre a Defesa Pública de Memorial

Na universidade o docente pode progredir na carreira em cinco classes, sendo a de Professor Titular a última a ser alcançada, conforme apresenta a Resolução n° 013/2017, do Conselho Universitário (Consuni), de 25 de maio de 2017. Para isto, o professor deve apresentar a defesa de um Memorial, o qual é um documento que destaca fatos marcantes e méritos acadêmicos tanto dos aspectos profissionais quanto da história de vida do docente.

A defesa é avaliada por uma banca, que conforme determina a resolução do Consuni, deve ser composta por quatro membros, sendo que três devem ser de órgãos externos a universidade. Para se chegar ao último estágio de progressão o professor deve ser Doutor e ter uma contribuição efetiva junto a comunidade acadêmica.

Em vista disso para que o professor tenha êxito em sua defesa, deve apresentar sua trajetória de modo a demonstrar aos avaliadores que ao longo do seu período acadêmico obteve reconhecimento e liderança, o que gerou novos conhecimentos e recursos humanos que o ajudaram a formar sua participação em atividades de gestão.