HUGV/Ebserh recebe 86 novos residentes médicos e multiprofissionais

Alberto Jean Fermin
Ascom HUGV/Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ebserh) realizou, no último dia 1º março, a cerimônia de acolhimento dos 86 novos residentes que iniciam suas especializações na HU, sendo 60 residentes de programas de residência médica e 26 dos programas de residência multiprofissionais e uniprofissionais da área de saúde. O evento ocorreu no Auditório Dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina da Ufam.

Participaram da mesa de honra do evento a Pró-Reitora de pesquisa e Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, representando na ocasião o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga; o superintendente em exercício do HUGV/Ebserh, Luiz Carlos de Lima; o gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital, Juscimar Carneiro Nunes; a Coordenadora da Comissão de Residência Médica do HUGV/Ebserh,  Gleide Elane Ferreira e a representante da Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde, professora Patrícia Danielle de Almeida.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, representou o reitor da Ufam, professor Sylvio PugaA pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, representou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, reiterou a importância pra Ufam de receber estes novos residentes em saúde no HUGV/Ebserh. “É um motivo de alegria muito grande recebermos estes residentes nos programas de residência do Hospital. Nosso objetivo é formar estes profissionais com a melhor qualidade possível, e nos orgulha ver que recebemos cada vez mais candidatos em busca dos programas de residência médica e multiprofissional para ter esta formação. Quero parabenizar a todos os ingressantes nos programas de residência em saúde na unidade universitária e ressaltar a nossa alegria em mais uma ver como são recebidos”, afirmou.

O superintendente em exercício do HUGV/Ebserh, o gerente de Atenção à Saúde do hospital, Luiz Carlos de Lima, também ressalta a importância deste acolhimento para os residentes. Segundo ele, “Esse momento é extremamente importante porque este é o primeiro contato de muitos dos ingressantes em nossos programas de residência com o hospital onde eles viverão uma importante fase de aprendizado em suas vidas profissionais, portanto é essencial que eles se sintam acolhidos por toda a comunidade do HUGV/Ebserh. Eles deverão aprender aqui, cada um em sua área específica, como é nosso trabalho, como é o dia-a-dia de um hospital lidando com pessoas que precisam de nós, para que possamos desenvolver profissionais com habilidade técnica, ética e responsabilidade com o atendimento humanizado ao paciente”.

O superintendente em exercício do HUGV/Ebserh, Luiz Carlos de Lima, dá boas-vindas aos profissionaisO superintendente em exercício do HUGV/Ebserh, Luiz Carlos de Lima, dá boas-vindas aos profissionais

O gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Juscimar Carneiro Nunes, ao parabenizar e dar boas vindas aos novos residentes, ressaltou o absoluto compromisso do HUGV/Ebserh com o aluno, "com o criação de constantes oportunidades de desenvolvimento dos discentes, pois o HUGV/Ebserh é, antes de tudo, um hospital escola, essencial para a formação de profissionais cada vez mais capacitados pra saúde de nosso Estado".

Após a abertura oficial do evento, os novos residentes passam por um ciclo de apresentações da governança do hospital e das comissões de residência do HUGV/Ebserh, além de palestras sobre vigilância em saúde e segurança do paciente e um curso sobre infecção hospitalar coordenado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital.

O HUGV/Ebserh possui atualmente 25 programas de residência médica e cinco outros programas em área de saúde (dois programas multiprofissionais, três em área uniprofissional de saúde), voltados a profissionais de Educação Física, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Fisioterapia.